Direitos Autorais – FAQ

Direitos Autorais – Perguntas Frequentes – Mamãe Tagarela

Oi gente, conversei com uma pessoa querida, dona de uma página no Facebook, e ela veio me dar um toque sobre algumas coisas. Gostei muito da conversa e por conta disso resolvi deixar algumas questões claras aqui no blog, respondendo perguntas frequentes sobre o que não podem e o que podem fazer em relação aos textos aqui publicados, para tirar qualquer dúvida  de uma vez por todas.

Andei tendo problemas com algumas pessoas que copiaram um dos textos sem autorização. Esse texto foi parar em diversas páginas do facebook, blogs etc. Um deles até dizia que era de autoria anônima. Tive que pedir para que o Facebook e o Google retirassem todos eles. Trabalho sujo feito pelo querido Papai Tagarela.

A partir desse episódio resolvi repensar sobre os direitos autorais aqui do blog e fiz essa lista de perguntas e respostas que vocês podem ver abaixo.

Muita gente pensa que iternet é terra de ninguém, mas existem leis específicas que protegem os direitos das pessoas quanto as suas obras e imagens, mesmo que elas sejam expostas online.

Eu também já errei um dia e busquei informação e tudo bem porque errar é humano, mas se informar é um dever, ainda mais se você tem um blog e/ou uma página no Facebook.

Vamos as perguntas e respostas:

1-Posso compartilhar alguma coisa que você postou na página do Facebook da Mamãe Tagarela?

Sim, fique à vontade para compartilhar qualquer coisa a partir da fonte, usando o botão de compartilhamento.

2-Posso copiar alguma imagem, link ou vídeo que você postou na página do Facebok da Mamãe Tagarela e postar direto na minha página do Facebook, sem usa o botão de compartilhar?

Sim, pode, desde que não altere a imagem. Só não pode caso esteja escrito na imagem “direito à imagem Mamãe Tagarela”. Isso significa que aquela imagem é de uma das escritoras do blog. Mas nesse caso pode compartilhar à vontade a partir da fonte.

3-Posso copiar algum texto que você postou na página do Facebok da Mamãe Tagarela e postar direto na minha página do Facebook?

Não, não pode. Se o texto for de autoria de uma de nós e estiver somente no facebook, peço para que compartilhe a partir da fonte somente.

4-Posso copiar algum texto que eu gostei do blog Mamãe Tagarela e postar na minha página do facebook?

Sim, pode. Desde que coloque a autoria do texto E TAMBÉM o link em local visível para o texto no blog Mamãe Tagarela.

5-Posso copiar algum texto que eu gostei do blog Mamãe Tagarela e postar no meu blog?

Não, não pode. A cópia por completo do texto em outro blog é expressamente proibida por questões atreladas ao Google. Você pode usar trechos pequenos do texto no seu blog, desde que sempre citando autoria E TAMBÉM colocando link em local visível para o texto no Blog Mamãe Tagarela.

6-Mas o texto original não é seu, mesmo assim não posso copiar?

Mesmo o texto original, sendo ele em inglês, espanhol ou francês, não sendo meu e nem de nenhuma das escritoras do blog, seguem as mesmas regras acima. Qualquer texto retirado do blog Mamãe Tagarela deverá conter o nome de uma de nós, ou da página, como autoria E TAMBÉM o link em local visível para o texto no blog Mamãe Tagarela. A tradução é um trabalho que levou tempo e teve um toque de uma das tradutoras, portanto pertence ao blog. Traduções também são protegidas por direitos autorais como trabalho original porque uma tradução envolve esforço, trabalho e habilidade criativa por parte do tradutor.

Quaisquer dúvidas, não hesite em entrar em contato com o e-mail contato@mamaetagarela.com

Dê a sua opinião: