Disneyland Paris – Atrações e Restaurantes

Esse post é a segunda parte das nossas dicas sobre a Disneyland Paris. Se você quiser ler sobre hotéis, opções de transporte, tipos de ticket e quanto tempo ficar, leia a parte 1!

Qual é a melhor idade para levar as crianças? Essa é outra pergunta universal. Levamos nosso filho com exatos 2 anos de idade e acho que ele aproveitou bastante. Acredito que se fosse um pouco mais velho iria aproveitar ainda mais. Há brinquedos que ele não pôde entrar por restrições de altura, por exemplo. Nessa idade ele ainda não entendia muito bem que tinha que esperar sua vez na fila antes de curtir uma atração, ficava bastante inquieto e irritado, especialmente quando a espera era longa. Mas ele ficava deslumbrado com tudo, olhando tudo à sua volta, super agitado, que não queria nem tirar o cochilo da tarde pra não perder um minuto sequer. Acho que crianças menores de 2 anos têm menos a aproveitar, mas já li relatos de muitas pessoas dizendo que foram com crianças mais novas e deu tudo certo. Enfim, acho que a melhor resposta é: em qualquer idade as crianças vão curtir, o importante é adaptar o passeio às necessidades dos filhotes. O Pititico ficou com medo de alguns personagens e ficou meio irritado de ter que ir sentado, preso no cinto em alguns brinquedos também, mas acho que isso é porque ele é inquieto mesmo.



Há muitas atrações para crianças pequenas. As preferidas do nosso filho foram:

O Labirinto da Alice (Parc Disneyland) – Ande à vontade por portas e túneis no labirinto da Alice no País das Maravilhas e visite o castelo da Dama de Copas.

disneyland paris mamae tagarela labirinto da alice

O Labirinto da Alice

Peter Pan’s Flight (Parc Disneyland) – Um passeio no galeão voador do Peter Pan, sobre os céus da noite de Londres e sobre a Terra do Nunca. Como é escuro e um pouco sombrio, as crianças podem ficar com medo.

Casey Jr. – le Petit Train du Cirque (Parc Disneyland) – A atração preferida do Pititico fica meio escondida lá no fundo da Fantasyland. É um passeio tranquilo no trem do Dumbo. Não é muito rápido e a paisagem ao redor é linda.

disneyland paris mamae tagarela casey jr petit train

Casey Jr. – le Petit Train du Cirque

Dumbo, The Flying Elephant (Parc Disneyland) – Um clássico passeio a bordo do elefante voador mais querido do mundo.

Mad Hatter’s Tea Cups (Parc Disneyland) – Um giro rápido e divertido em xícaras gigantes e coloridas.

disneyland paris mamae tagarela mad hatter tea cups

Mad Hatter’s Tea Cups

 

Le Pays des Contes de Fées (Parc Disneyland) – Um passeio de barco calmo e relaxante, com várias miniaturas de castelos e cenários da Disney.

Disneyland paris Mamae Tagarela Le Pays des Contes de Fees

Le Pays des Contes de Fées

La Cabane des Robinson (Parc Disneyland) – Uma casa na árvore muito divertida para os pequenos explorarem à vontade. O melhor de tudo é que não tem filas!

Autopia (Parc Disneyland) – Um passeio de carro muito legal em que as crianças podem ir no banco do motorista e dirigir!

disneyland paris mamae tagarela autopia

Autopia

Le Carrousel de Lancelot (Parc Disneyland) – Tome as rédeas de um cavalo ou embarque numa carruagem para um passeio encantador e divertido.

disneyland paris mamae tagarela le carrousel de lancelot

Le Carrousel de Lancelot

Ratatouille: The Adventure (Walt Disney Studios)  – Uma experiência em 3D em que você é “reduzido” ao tamanho do ratinho Remy numa perseguição emocionante dentro da cozinha do filme.

Orbitron (Parc Disneyland) – Mais uma daquelas atrações que as crianças adoram, “pilotando” uma nave espacial girando suavemente no céu.

disneyland paris mamae tagarela Orbitron

Orbitron

Cars Quatre Roues Rallye (Walt Disney Studios) – Dê uma volta bem agitada nos carros junto do Lightning McQueen. Segure bem as crianças, porque às vezes gira bem rápido!

disneyland paris mamae tagarela Cars quatre roues rallye

Cars Quatre Roues Rallye

Moteurs… Action! Stunt Show Spectacular (Walt Disney Studios) – Um show para adultos e crianças com motoristas muito habilidosos fazendo manobras e saltos inacreditáveis. O show conta também com a participação do Lightning McQueen no tamanho de um carro de verdade. As crianças ficam loucas!

disneyland paris mamae tagarela moteurs action stunt show

Moteurs Action Stunt Show

Há várias outras que nosso filhote curtiu, você pode ver todas no site da Disneyland Paris.

disneyland paris mamae tagarela outras atracoes

Diversas atrações no Walt Disney Studios e no Parc Disneyland

Um dos favoritos da criançada é o ‘It’s a Small World’ que infelizmente estava fechado para reformas quando visitamos. No site da Disneyland eles informam exatamente quais atrações estão temporariamente desativadas, sugiro que dêem uma olhada antes de marcar a viagem.

A melhor de todas as atrações que nós fomos foi o show do Frozen, que faz parte do “Frozen Summer”, um evento temporário que começou em 2015 na Disneyland Paris. Já há uma nova temporada programada para 2016, chamada Frozen Summer Fun – de 4/Junho a 18/Setembro. O Pititico ficou vidrado na performance ao vivo que encena a história do filme, tudo com muita música, flocos de neve, bolhas de sabão e interação dos atores com as crianças na plateia. Foi tão emocionante que trouxe lágrimas aos olhos desse pai babão.

disneyland paris mamae tagarela frozen summer

Frozen Summer

Ao final de cada dia, o espetáculo Disney Dreams que ocorre no Parc Disneyland é imperdível para adultos e crianças, um show de fogos, música e luzes projetadas no Castelo da Bela Adormecida. É cansativo esperar até o final do dia, então uma opção é voltar para o hotel no meio da tarde e depois retornar à noite para o espetáculo.

disneyland paris disney dreams

Espetáculo noturno Disney Dreams

Uma das coisas que os pequenos mais curtem nos parques da Disney são os encontros com personagens. Para nós, adultos, pode parecer bobo, mas as crianças acham que cada um dos personagens que elas vêem é real. Então ver o personagem do desenho animado ali ao vivo em “carne e osso” é emocionante. Não à toa, as filas para encontrar os personagens para tirar fotos e pegar autógrafos é gigantesca. Geralmente tão longa e demorada quanto as filas das melhores atrações. Com sorte, em um dia pouco movimentado e para personagens menos famosos, considere cerca de meia hora na fila. Já as filas dos personagens principais vão demorar entre 1h e 1h30m. Então, vale a pena encarar essas filas? A resposta vai depender da idade do seu filhote. Crianças muito pequenas podem ficar com medo dos personagens cabeçudos. Experimente mostrar os personagens para elas de longe, vá se aproximando pela lateral da fila para ver a reação. Se a criança se assustar e começar a chorar, não enfrente a fila. Tente procurar um dos personagens sem cabeção, como uma das princesas. Observe a reação do seu filho, ninguém conhece ele melhor do que você para saber se ele vai curtir ou não. Nosso filho curtiu muito o encontro com o Mickey e com o Pato Donald. As filas foram longas e cansativas, mas no final valeu a pena!

disneyland paris mamae tagarela mickey e donald

Encontro com Mickey e Donald

Uma dica para as crianças conhecerem os personagens sem ficar horas nas filas é fazer uma reserva de almoço no Café Mickey, que fica na Disney Village. A reserva tem que ser feita com bastante antecedência por telefone ou pelo site. Já vou avisando: é caro e a comida não é boa. O menu é fechado – entrada, prato principal e sobremesa e custa 50 euros por adulto e cerca de 40 euros por criança. O serviço também é fraco. A opção menos pior é a pizza. Mas a experiência de ter os personagens vindo até você na sua mesa para interagir com os pequenos e tirar fotos é única. São cerca de 5 personagens diferentes que vocês vão conhecer num intervalo de uma hora e meia. Em termos de economia de tempo é excelente e todas as crianças no restaurante simplesmente adoram!

Disneyland Paris Mamae Tagarela Cafe Mickey

Almoço com personagens no Cafe Mickey

Já que começamos a falar de comida, vamos falar sobre alimentação dentro e fora dos parques? Há alguns bons restaurantes na Disney Village. O restaurante temático Rainforest Café é imperdível. O restaurante é todo decorado como se você estivesse dentro de uma floresta, com animais mecanicamente animados e outros sons da floresta, o que torna a refeição uma experiência única para adultos e crianças. A comida em si é boa e o cardápio é bem variado.

disneyland paris mamae tagarela rainforest cafe

Rainforest Cafe

Há outros restaurantes conhecidos como o Planet Hollywood por exemplo. Além disso há dezenas de opções de restaurantes à la carte, ou com serviço de buffet ou fast food que qualquer um fica perdido. No próprio site da Disneyland Paris há uma lista com todos os restaurantes do complexo, incluindo localização, faixas de preço e informações sobre cada um deles. Um dos mais famosos e concorridos restaurantes de lá é o Auberge de Cendrillon, que fica bem no Castelo da Bela Adormecida no parque Disneyland. Assim como o Café Mickey, é um restaurante temático, com presença de personagens – príncipes e princesas da Disney. Não comemos lá, então não tenho como opinar sobre a comida, mas não deve ser difícil encontrar opiniões sobre ele. Prepare o bolso, o menu adulto não sai por menos de €67 por pessoa.



Se você, assim como eu, não tem bala na agulha, não vá para a Disneyland Paris pensando numa experiência gastronômica. Não pense que, por estar na França, vai comer comida boa e barata na Disneyland. A comida dos restaurantes deixa muito a desejar para os padrões que estamos acostumados. O melhor lugar de todos para comer, sem dúvida nenhuma, é o Earl of Sandwich. Eles fazem sanduíches no estilo Subway, só que muito mais saborosos, sem aquele gosto meio plastificado de fast food. Isso por um preço imbatível no complexo Disney – €7 por sanduíche. Há também saladas, wraps, pizzas e massas, mas confesso que só provamos dos sanduíches. É uma opção excelente para comprar e levar pra comer dentro do parque, quando der fome, em pé na fila ou sentado em algum banco. Outra opção para comer na Disneyland Paris sem gastar muito é comprar sanduíches, petiscos e água na estação de trem de Marne-la-Vallée – Chessy. Há uma loja de conveniência Relay dentro da estação com preços muito mais baratos que dentro dos parques.

disneyland paris mamae tagarela walt disney studios

Estátua de Walt Disney com Mickey no Walt Disney Studios

É inevitável falar sobre a Disneyland Paris sem fazer comparações com sua “irmã mais velha”, a Walt Disney World de Orlando. O primeiro ponto a se considerar é o tamanho do complexo e dos parques. Os parques da Disneyland Paris são menores que os de Orlando, mas contam com grande quantidade de atrações, não deixando a desejar em relação a Orlando. O Parc Disneyland é parecido com o Magic Kingdom de Orlando, bem focado nas crianças pequenas e com poucas atrações para adultos. Mas garanto que você, papai ou mamãe, vão curtir tudo junto com seus pequenos e, se sobrar um tempinho, vão conseguir ir numa montanha russa ou outra.

Nos quesitos beleza e harmonia, a Disneyland Paris é excelente. Tudo cuidadosamente decorado, com sombras e áreas de descanso. Mas, no geral, é menos organizada que a de Orlando. Em nossa visita, quando havia atrações temporariamente fechadas por problemas técnicos, os funcionários não sabiam informar muito bem quando ela seria reaberta, o que criava um certo tumulto. E isso foi uma coisa que nos frustrou muito: contamos pelo menos 5 vezes de atrações temporariamente fechadas nos nossos dias de visita. Isso é chato para Disneymaníacos como eu, que montam um roteiro de visita estruturado. Perde-se um tempo precioso voltando pra verificar se o brinquedo reabriu ou não. Não sei foi coincidência, mas quando fomos a Orlando não lembro de nada parecido ter ocorrido. Sobre tempo de fila, senti que as informações na Disneyland Paris eram muito pouco precisas. Por diversas vezes entramos em filas que diziam ser de 20 minutos, quando na verdade levaram o dobro ou o triplo do tempo. Isso é bastante ruim para quem viaja com crianças e tem horários mais ou menos definidos para o almoço e para o cochilo. Esse tipo de erro de cálculo não aconteceu quando fomos a Orlando. Outro problema de organização da Disneyland Paris é que às vezes eles desativam as máquinas de Fastpass, o que também atrapalha toda a programação.

Então, no final das contas, vale a pena visitar a Disneyland Paris? Sim, vale! É uma excelente opção para intercalar numa viagem longa pela Europa ou mesmo para fazer no bate-e-volta quando estiver visitando Paris. Tenho certeza que os pequenos vão curtir muito e vai ser uma viagem inesquecível!

Dê a sua opinião: