A Dor do Parto É Igual a 20 Ossos Quebrados?

A-Dor-do-Parto-e-Igual-a-20-Ossos-Quebrados-foto-novaHoje venho falar dessa informação que circula na internet há algum tempo: “Você sabia que o corpo humano pode suportar apenas 45 unidades de medida de dor. Mas, no momento do parto, a mulher pode conseguir suportar até 57 unidades de medida de dor. Isso significa uma dor equivalente a 20 ossos quebrando ao mesmo tempo.”

Mas será que essa afirmação é correta?

Li essa afirmação ainda quando estava grávida e me preparando para o parto normal. Dependendo da gestante, essa informação vai causar um impacto positivo ou negativo.



Eu estava mesmo me preparando para o parto normal, estudando muito, tinha uma doula. Me sentia pronta para enfrentar o que viesse pela frente. Aí eu li essa afirmação de que “a dor do parto é equivalente a 20 ossos quebrando ao mesmo tempo” e me senti poderosa. Pensei “caraca, nós mulheres somos guerreiras mesmo”. Mas acontece que nem toda gestante pensa assim. O pior de tudo, esse tipo de informação pode desencorajar que as grávidas escolham o parto normal.

Daí pesquisei sobre o assunto e não achei nenhuma fonte confiável que garantisse que a dor do parto equivale a 20 ossos quebrados. Eu ainda não sei de onde vem essa informação, quem inventou isso, de onde tiraram (se alguém souber, por favor me fale, porque eu gostaria muito de saber).

Mas a minha conclusão é a seguinte: cada mulher sente a dor de uma forma diferente. Umas mulheres vão sofrer mais com o trabalho de parto e outras vão sofrer menos. Além disso existem várias técnicas para tirar a dor: das mais naturais como o uso da bola de pilates, bolsa de água quente, massagem, respiração, TENS e até anestesias que são aplicadas no hospital. Estudos indicam que, até mesmo a presença de uma doula faz com que a dor do parto diminui.

Sim, o trabalho de parto dói. Mas não significa que vai doer ao ponto de sentir que um osso sequer está se quebrando.

A maior fonte de dor é o medo. Isso significa que quanto melhor informada você estiver, mais fácil vai ser de encarar a dor e sim, essa dor vai ser menor. Eu sou prova viva disso. Aliás, sobre informação sobre o parto normal você pode começar lendo os nossos resumos de trechos de livros maravilhosos como “parto ativo” dentre outros. A lista de textos sobre parto estão aqui.

A verdade é que não existe pesquisa científica que afirme que a dor do parto pode ser semelhante a 20 ossos quebrados.

Uma mulher pode sentir a dor do parto de uma forma bem distinta em relação a outra. Estou falando porque eu já comparei o meu trabalho de parto com o de amigas. Uma amiga minha por exemplo, em 3 horas evoluiu para 8 centímetros de dilatação e não sentiu muita dor. Já eu, fiquei quase 24 horas em trabalho de parto e senti bastante dor. Mas essa dor que eu senti era algo suportável, era uma dor prazerosa, porque eu sabia que no final eu teria o meu prêmio em meus braços: o meu bebê.

Enfim, para concluir o meu pensamento, vou deixar aqui alguns textos para você poder um pouco mais sobre parto normal e dor do parto (e como aliviar a dor) e vou terminar esse texto com uma afirmação:

Não podemos fazer essa associação da dor do parto normal com a dor de ossos sendo quebrados, porque não existe nada na literatura científica que comprove isso.

Sugestões de leitura sobre dor e como aliviar a dor:
1-Analgesia e anestesia no trabalho de parto 
2-Parto normal com anestesia X parto normal sem anestesia
3-Como aliviar a dor durante o trabalho de parto
4-Parto normal sem dor, saiba o que é analgesia
5-Parto com ou sem analgesia
6-Anestesia, conheça os tipos indicados para o parto 

3 Comments:

  1. Verdade! Passei pelo processo de dar a luz de uma maneira muito dolorida, dor essa que muitas mulheres jà passaram, que è a dor de um aborto induzido, onde se sente tudo de um parto normal onde o bebe estaria com vida! No caso o meu nao estava mais, e afirmo se essa for a dor de dar a luz a um bebe com vida eu ainda sim estou disposta a enfrenta-là! E è isso meu povo ninguem è menos mae q outra de acordo c o parto!

  2. Nada pode placar a dor do parto…a verdade seja dita! A dor do parto é mais forte que tudo…nada alivia..ela te domina e pronto. Eu fiquei impressionada com o tamanho da dor…com a potencia da dor. A hora q as contracoes mais fortes chegam,a dor e tao violenta q ela te transforma. Essa e a verdade,eu escolheria de novo o parto normal,mas gostaria do fundo do coração que as pessoas nao escondessem o fato da dor ser tao horrivel,tao insuportavel. A verdade mesmo e que nem meditacao,nem agua,nem respiracao nem nada alivia a dor. A dor è mais forte,acho q e uma dor que serve pra nos transformar mesmo,acho q tem essa função.passei 16 hrs de dor,as primeiras 2 hrs eu ainda estava raciocinando,placando a dor,respirando depois quando a dor aumentou ela me venceu totalmente,ela me dominou..eu nao tava com medo ,nem tensa,nem nada…eu sentia so dor,nao tinha pausa coisissima nenhuma,a dor e tao forte que vc fica em trans,vc nao existe mais,o tempo nao existe,vc nao raciocina mais. Gostaria muito que alguem me tivesse dito o que ia ia ter q enfrentar…teria sido melhor…mas eu achei q relaxando,meditando,respirandi ia aliviar…nao alivia! E é insuportavel! Quando a dor pior chegava eu vomitada de dor,vomitava sem parar e com o vomito sentia alivio. É uma experiencia incrivel…nada e mais extremo do que essa experienvia. Vale a pena meninas,vale mesmo…mas saibam que a dor te domina de tao forte q é. Nao da pra imaginar sem sentir. Essa experiencia e tao intensa que eu acho q mesmo com a dor vale a pena. Voces ficarao de boca aberta se escolherem o parto normal…é espetacular !!!!

  3. Concordo com o que a moça falou é uma dor mt forte insuportável nada melhora essa dor até que o bebê nasce ai sim a dor passa e como passe de mágica é como tirar a dor com a mão. …mas enquanto o bebê não nasce e enlouquecedor é demais ….a minha experiência foi essa…temos que falar verdadeiramente mas vale apena quando vc está com seu filho nos braços. …

Dê a sua opinião: