A Dor do Parto É Igual a 20 Ossos Quebrados?

A-Dor-do-Parto-e-Igual-a-20-Ossos-Quebrados-foto-novaHoje venho falar dessa informação que circula na internet há algum tempo: “Você sabia que o corpo humano pode suportar apenas 45 unidades de medida de dor. Mas, no momento do parto, a mulher pode conseguir suportar até 57 unidades de medida de dor. Isso significa uma dor equivalente a 20 ossos quebrando ao mesmo tempo.”

Mas será que essa afirmação é correta?

Li essa afirmação ainda quando estava grávida e me preparando para o parto normal. Dependendo da gestante, essa informação vai causar um impacto positivo ou negativo.



Eu estava mesmo me preparando para o parto normal, estudando muito, tinha uma doula. Me sentia pronta para enfrentar o que viesse pela frente. Aí eu li essa afirmação de que “a dor do parto é equivalente a 20 ossos quebrando ao mesmo tempo” e me senti poderosa. Pensei “caraca, nós mulheres somos guerreiras mesmo”. Mas acontece que nem toda gestante pensa assim. O pior de tudo, esse tipo de informação pode desencorajar que as grávidas escolham o parto normal.

Daí pesquisei sobre o assunto e não achei nenhuma fonte confiável que garantisse que a dor do parto equivale a 20 ossos quebrados. Eu ainda não sei de onde vem essa informação, quem inventou isso, de onde tiraram (se alguém souber, por favor me fale, porque eu gostaria muito de saber).

Mas a minha conclusão é a seguinte: cada mulher sente a dor de uma forma diferente. Umas mulheres vão sofrer mais com o trabalho de parto e outras vão sofrer menos. Além disso existem várias técnicas para tirar a dor: das mais naturais como o uso da bola de pilates, bolsa de água quente, massagem, respiração, TENS e até anestesias que são aplicadas no hospital. Estudos indicam que, até mesmo a presença de uma doula faz com que a dor do parto diminui.

Sim, o trabalho de parto dói. Mas não significa que vai doer ao ponto de sentir que um osso sequer está se quebrando.

A maior fonte de dor é o medo. Isso significa que quanto melhor informada você estiver, mais fácil vai ser de encarar a dor e sim, essa dor vai ser menor. Eu sou prova viva disso. Aliás, sobre informação sobre o parto normal você pode começar lendo os nossos resumos de trechos de livros maravilhosos como “parto ativo” dentre outros. A lista de textos sobre parto estão aqui.

A verdade é que não existe pesquisa científica que afirme que a dor do parto pode ser semelhante a 20 ossos quebrados.

Uma mulher pode sentir a dor do parto de uma forma bem distinta em relação a outra. Estou falando porque eu já comparei o meu trabalho de parto com o de amigas. Uma amiga minha por exemplo, em 3 horas evoluiu para 8 centímetros de dilatação e não sentiu muita dor. Já eu, fiquei quase 24 horas em trabalho de parto e senti bastante dor. Mas essa dor que eu senti era algo suportável, era uma dor prazerosa, porque eu sabia que no final eu teria o meu prêmio em meus braços: o meu bebê.

Enfim, para concluir o meu pensamento, vou deixar aqui alguns textos para você poder um pouco mais sobre parto normal e dor do parto (e como aliviar a dor) e vou terminar esse texto com uma afirmação:

Não podemos fazer essa associação da dor do parto normal com a dor de ossos sendo quebrados, porque não existe nada na literatura científica que comprove isso.

Sugestões de leitura sobre dor e como aliviar a dor:
1-Analgesia e anestesia no trabalho de parto 
2-Parto normal com anestesia X parto normal sem anestesia
3-Como aliviar a dor durante o trabalho de parto
4-Parto normal sem dor, saiba o que é analgesia
5-Parto com ou sem analgesia
6-Anestesia, conheça os tipos indicados para o parto 

14 comentários

  1. Deusiane comentou

    Verdade! Passei pelo processo de dar a luz de uma maneira muito dolorida, dor essa que muitas mulheres jà passaram, que è a dor de um aborto induzido, onde se sente tudo de um parto normal onde o bebe estaria com vida! No caso o meu nao estava mais, e afirmo se essa for a dor de dar a luz a um bebe com vida eu ainda sim estou disposta a enfrenta-là! E è isso meu povo ninguem è menos mae q outra de acordo c o parto!

  2. Ivana comentou

    Nada pode placar a dor do parto…a verdade seja dita! A dor do parto é mais forte que tudo…nada alivia..ela te domina e pronto. Eu fiquei impressionada com o tamanho da dor…com a potencia da dor. A hora q as contracoes mais fortes chegam,a dor e tao violenta q ela te transforma. Essa e a verdade,eu escolheria de novo o parto normal,mas gostaria do fundo do coração que as pessoas nao escondessem o fato da dor ser tao horrivel,tao insuportavel. A verdade mesmo e que nem meditacao,nem agua,nem respiracao nem nada alivia a dor. A dor è mais forte,acho q e uma dor que serve pra nos transformar mesmo,acho q tem essa função.passei 16 hrs de dor,as primeiras 2 hrs eu ainda estava raciocinando,placando a dor,respirando depois quando a dor aumentou ela me venceu totalmente,ela me dominou..eu nao tava com medo ,nem tensa,nem nada…eu sentia so dor,nao tinha pausa coisissima nenhuma,a dor e tao forte que vc fica em trans,vc nao existe mais,o tempo nao existe,vc nao raciocina mais. Gostaria muito que alguem me tivesse dito o que ia ia ter q enfrentar…teria sido melhor…mas eu achei q relaxando,meditando,respirandi ia aliviar…nao alivia! E é insuportavel! Quando a dor pior chegava eu vomitada de dor,vomitava sem parar e com o vomito sentia alivio. É uma experiencia incrivel…nada e mais extremo do que essa experienvia. Vale a pena meninas,vale mesmo…mas saibam que a dor te domina de tao forte q é. Nao da pra imaginar sem sentir. Essa experiencia e tao intensa que eu acho q mesmo com a dor vale a pena. Voces ficarao de boca aberta se escolherem o parto normal…é espetacular !!!!

    1. Meire respondeu Ivana

      Ivana vc descreveu meu parto normal…parabens

    2. Viviane Prado respondeu Ivana

      Ivana você também descreveu meus partos perfeitamente Parabéns mesmo!!!

    3. Alini Janaína Da Silva respondeu Ivana

      Oi Ivania tudo bem?
      Você descreveu meu parto também, só pra não cheguei a vomitar mais também fiz xixi e cocô acho que foi de tanta dor que tive também.
      Mais quê no final graças à Deus deu tudo certo tive um parto normal bastante sofrido foi de 35 semanas, minha nenê ficou 13 dias na uti NeoNatal, mais era só o peso mesmo, ela nasceu pesando 1k 820gramas e 40 cm.Mais hoje minha Fale já está com 2 anos e 3meses, graças à Deus tudo bem com ela.Abracos á todas as mamãe!!!🤗

  3. Concordo com o que a moça falou é uma dor mt forte insuportável nada melhora essa dor até que o bebê nasce ai sim a dor passa e como passe de mágica é como tirar a dor com a mão. …mas enquanto o bebê não nasce e enlouquecedor é demais ….a minha experiência foi essa…temos que falar verdadeiramente mas vale apena quando vc está com seu filho nos braços. …

    1. Tamires respondeu Roberta Fonseca

      Estou nu último mês de gestação como é a dor do parto??

  4. Amigas , é imensuravelmente forte sim. Nada se compara. Tive dois lindos babys e a dor só para quando o bebê nasce. Mas graças a Deus que podemos suportar !

  5. Anthonya comentou

    “Quando fui ter minha #Sofia! Quase não sentir muita dor? Por que no dia que eu tiver ela eu trabalhei. Muito arrumando a casa…. Então foi Rápido… só sentir aquela dor como se fosse dor de cólicas? A e depois veio a outra dor mais forte… a e a Sofia nasceu…. mais dói um pouco….

  6. Anthonya comentou

    “Muita gente faz parto cessaria só comedor da dor? Mais a dor depois do parto cessaria e muito ruins que minha irmã falou …. Então aconselho vc a ter parto normal… e melhor vai doer só algumas horas a e depois passa … o cessaria não … vocês vai ficar com aquele corte por muito dias … Aff só Jesus pra nos ajudar… nessa hora

  7. Lorrany comentou

    É como a moça ai em cima disse , você fica em trans. Senti 16 horas de dor por um parto induzido , já não estava mais em mim. Não conseguia me controlar.
    Agora cesariana é bem dificil tbm , meu segundo parto foi completamente sem dor. Mas depois sofri muito .

    Não sei qual é o mais dificil 😓😓

  8. Aline comentou

    Só pode ser mesmo bem diferente a dor de mulher pra mulher… eu tenho 2 uma menina e um menino… os dois entrei em trabalho de parto da primeira uma menina.. fiquei 14 horas com dor … as primeiras horas são boas.. começa com contrações leves e cólicas..(. e eu queria parto normal .. )..depois que rompeu a bolsa as dores apertaram.. pra mim foi insuportável.. perdi o sentido ja não tinha mais força pra caminhar nem pra abrir os olhos… sem falar que a minha bebe já tinha feito Coco.. É saía líquido verde.. em sofrimento fetal.. E os médicos esperando( pelo sus. ) e eu sem dilatação suficiente só com 8 depois de 14 horas aí fui pra Cesária.. nada melhor do que aquela nestesia que tira a dor como um assopro….
    O segundo filho meu um menino agora com 21 dias… Me programei pra Cesária pra não passar tudo aquele pesadelo que foi pra mim mas ele veio antes do previsto … entrei em trabalho de parto novamente… mas não começou de leve como foi com o primeiro.. as dores começaram fortes… empurrando na frente… É as costas como se estivessem abrindo… É eu estava a dois dias fazendo últimos exames.. estava em jejum.. já meia fraca.. e as dores…me deixaram um caáco. .. contração uma atrás da outra.. fiquei por 7 horas até ir pra Cesária tava com 4 de dilatação..e já tinha perdido o sentido não conseguia me mover de taaaanta dor.. pra mim foi a pior experiência a dor de PARTO.. Cesária foi a melhor coisa… a recuperação claro que não é simples… nos primeiros dias é difícil…mas não dói..
    Dor de parto é cruel.

  9. Michele Gonçalves Pereira comentou

    Oi boa noite! Eu não entrei em trabalho de parto, graças a Deus, tive minha filha com 42 semanas no SUS. Pois no público eles esperam até o último dia. Foi o que aconteceu comigo. Não tive passagem, com 42 semanas eu estava com 1.5 de deletação. Após meus 6° mês de gravidez comecei a ter complicações de diabetes, pressão alta e possibilidades de ter eclampsia. Então fui ter muita bebê e minha pressão estava muito alta, então fiquei de 07:00 da manhã até as 17:00 controlando a pressão. Me levaram para a sala de cirurgia, e vou dizer que foi o pior e melhor dia da minha vida, pior porque quase morri na mesa de cirurgia, desmaiei, não vi quase nada… E o melhor dia porque foi o dia em que Deus me presenteou com uma linda princesa de 52c. e 4k690g. E tem mais, pois eles não ligaram para ninguém da minha família para ficar comigo, pois fiquei sozinha sem as 12 horas necessárias após a cirurgia, era muitas dores que eu sentia. DEUS me fortaleceu naqueles dias, porque realmente é muito dolorida a recuperação. Mais tenho pavor de parto normal.

Deixe seu comentário!