Dossiê de Como Aumentar a Produção de Leite Materno

Dossie de Como Aumentar a Producao de Leite MaternoDepois de amamentar dois bebês (ainda estando no segundo) e ter tentado várias coisas para aumentar a minha produção de leite materno nos dois casos, venho contar para vocês o que eu aprendi, o que eu usei e o que realmente funcionou.

No meu caso com a Mia, eu fiquei 12 dias internada quando ela nasceu. Ela ficou 10 dias na UTI e eu 12 dias no quarto. Sendo dois dias totalmente separadas. Tiveram que dar mamadeira e chupeta logo desde o início. Então para mim, amamentar a Mia foi muito difícil e fazer com que o meu leite aumentasse para chegar na quantidade que ela precisava foi uma batalha.

Hoje com 2 meses e meio eu posso dizer que ela fica satisfeita somente com o meu leite. Então vem comigo que eu vou contar para vocês tudo o que eu testei:



1-Colocar o bebê no seio. Vou ter que começar pelo mais óbvio de tudo. Se o bebê tá com fome coloque ele no seio sempre. Eu entendo que as vezes o bico está rachado, que as vezes é dolorido, cansativo, mas a forma real de aumentar a sua produção é deixar o bebê mamar a vontade. Chorou? Põe no peito. Ta nervoso? Põe no peito. E por aí vai. E livre demanda sempre porque a sua produção de leite se ajusta conforme a necessidade do bebê. E além de tudo seio não mata somente a fome. Seio é aconchego também!

2-Tire o leite com uma bomba de leite. Para isso funcionar você precisa fazer da forma certa. Primeiro de tudo: cuidado para não estimular demais e acabar tendo mastite. Comece com uma vez por dia e se achar necessário passe para duas vezes por dia (ou 3 se for seu caso). Não faça muitas vezes porque a bomba pode machucar o seu seio (e não use na potência máxima pelo mesmo motivo). O ideal para aumentar a produção é tirar o leite logo após o bebê mamar. Assim você tira qualquer resto de leite que o bebê tenha deixado para trás e o seio materno entende que precisa se ajustar e produzir mais da próxima vez, pois todo leite que tinha foi consumido. Mesmo que saia só 10ml é importante tirar para estimular. Algumas pessoas gostam de tirar o leite entre as mamadas e é uma forma de estimular também, porque você estaria simulando uma mamada extra. Mas como saber o que é entre as mamadas se você está em livre demanda? Outra dica é usar uma compressa morna em volta do seio enquanto bombeia, assim o leite sai mais rápido e um pouco mais do que sairia sem a compressa.

3-Beba água. Parece óbvio que para produzir leite você precisa estar hidratada, não é? Mas acredito que, assim como eu, muita gente acaba esquecendo de tomar água. Eu acabo tomando somente quando da sede. O problema é que quando bate a sede, o corpo já está desidratado. Então eu deixei garrafinhas de água pela casa e cada vez que amamentava ou tirava leite na bomba, eu bebia pelo menos 300 ml de água (um pouco mais que um copo de água) para repor a água perdida e claro, água entre as mamadas também.

4-Pele a pele. Muito se fala da importância do contato pele a pele e de como isso aumenta a produção de leite. O contato pele a pele faz com que aumente os níveis de ocitocina do sangue. A ocitocina é o hormônio do amor e também é responsável pela produção e descida do leite. Então deite com o seu bebê com o peito desnudo (os dois) e namore bastante. Isso vai ajudar muito no aumento do seu leite.

5-Chá da mamãe. Comigo eu não senti diferença, mas tem gente que jura que funciona. Se quiser saber mais sobre o chá, tem um texto aqui sobre ele que ta bem explicadinho. Eu tomei 2 chás por dia mas conheço gente que tenha tomado 4.

6-Go Lacta. Essa dica foi da consultora da La Leche League que me orientou. La Leche League é um grupo de consultoras de amamentação que apoiam mães pela Europa inteira. Elas são mundialmente conhecidas e respeitadas. Go Lacta é um suplemento alimentar que promete aumentar o leite materno. Eu realmente senti diferença tomando esse produto. Eles prometem um aumento de 218% da sua produção de leite. Eu não senti isso tudo não, foi pouca a diferença, mas ajudou sim.

7-Relactação ou translactação. Se você precisar dar leite em pó (relactação) ou até mesmo o seu próprio leite (translactação), o ideal é que se dê através de uma sonda para assim estimular o seio enquanto o bebê toma o complemento. No Brasil tem uma marca famosa chamada Mama Tutti. Eu usei com o Pititico. Para cada complemento você vai precisar de uma sondinha nova (o canudinho que leva o leite até a boca do bebê) pois não dá para esterilizar. Mas atenção, só é para usar a relactacão se você quiser aumentar a sua produção de leite. Se for para outra pessoa dar o seu leite e /ou você não tiver a intenção de aumentar a produção, use a técnica do copinho ou do “slow peace bottle feeding”.

8-Feno Grego. Quem recomendou que eu tomasse foi uma profissional de amamentação daqui da Irlanda. Tomei por bastante tempo mas não sei dizer se ajudou. Mas como mal não faz, tomei.

9-Alfafa. Nesse caso foi recomendação de umas amigas. Uma chegou a me dizer que tirou 700ml de leite com bomba (mas ela fica o dia longe do filho e foi aí que ela tirou). Alguns pediatras até indicam a alfafa.  Eu também notei um aumento na produção depois de uma semana tomando e gostei do resultado.

10- Alimentação. Algumas pessoas juram de pé junto que alho pode diminuir o leite. Não sei se é verdade, mas pelo sim pelo não é melhor evitar. Assim como algumas pessoas juram que aveia, canjica e gelatina aumentam a produção de leite. Se você curte alguma dessas coisas vá em frente, mas não se force a comer o que não gosta porque não tem nada comprovado. Fora que uma boa alimentação enquanto amamenta para quem está amamentando é essencial para produzir leite de qualidade para o seu bebê.

11- Blessed Thistle (ou tintura de cardo-santo). Por último eu tentei essa tintura que foi muito difícil de achar aqui na Irlanda. Consegui achar uma única loja que vendia no Reino Unido e levou 2 meses para entregar aqui. Por fim, experimentei e notei um aumento de leite em poucos dias. Mas nada absurdo de quantidade. O recomendado era 2 gotas 3 vezes por dia, mas eu pingava duas gotas em cada garrafa de 750ml de água que eu bebia (eu bebia por volta de 6 garrafas dessa por dia).

Obs. Algumas pessoas tomam remédio para aumentar a produção de leite. Eu acho perigoso porque esses remédios aumentam um hormônio chamado prolactina que é o hormônio responsável pela produção do leite. Nunca tome nenhum remédio sem prescrição médica pois pode fazer mal à saúde.

Outras pequenas dicas que vão te ajudar:

I- Não faça dieta e se alimente bem.

II- Evite o uso de chupetas, assim como o uso de bicos artificiais, até a amamentação estiver 100%.

III- Não limite o tempo da mamada. Deixe o seu bebê mamar pelo tempo que ele quiser.

IV- Livre demanda. Já comentei antes, mas só para afirmar.

Dê uma olhada também nas dicas da página da Lansinoh Brasil.



Muita gente fica com medo de não ter leite suficiente e de não estar sustentando o bebê porque o peito não enche ou por inúmeros motivos. Um bom indicativo para você saber se está tendo leite é ficar de olho nas fraldas. Se o seu bebê encher de 4 a 6 fraldas de xixi por dia e parecer estar bem hidratado, ele está tomando suficiente. Está fazendo cocô também? Então não há o que temer.

Para saber se alguma dessas coisas funcionou, dê duas a três semanas porque o leite demora a se ajustar.

Espero que tenha curtido as dicas. Não esqueça de voltar aqui depois e me contar o que funcionou contigo.

Bjs, Thata

8 Comments:

  1. A minha bebê não aceita de jeito nenhum o meu peito com a sondinha :(
    Ofereci mamadeira e ela tb não pega, está perdendo peso e passando fome!!!

    • Mas em você ela mama? Você usou o mamatutti e não deu certo? Pq a sondinha dele é bem fina e bem parecida com o peito.

  2. Olá!
    Aonde vc comprou o go Lacta?

  3. Kamilla Sampaio

    Meu bebê só pega no peito com bico de silicone pois meu bico é plano e o bebê preguiçoso, eu insisto mas ele se irrita, chora eu acabo colocando o bico novamente. Gostaria de saber se atrapalha a produção de leite desta forma.
    Adorei suas dicas, beijos.

    • Thata Tagarela

      Kamilla, usei bico de silicone com meus dois filhos no início e com 2 meses eu consegui tirar (com os dois). Eu sentia que com o bico os bebês não conseguiam sugar o leite todo. O que você pode fazer é, sempre que acabar de dar mamá, tirar o restinho do leite que ficou com bomba para depois oferecer ao bebê, pois esse leite posterior é rico em gordura e faz engordar. Se após a mamada com o bico de silicone quase não sair leite do seu peito, excelente! Então você não precisa fazer isso. Mas faz o teste e vê se ainda sai leite na bomba depois de dar de mamá.

  4. Tanto o cardo santo como a alfafa, realmente são muito bons p aumentar o leite. Outros q podem ajudar são chá de camomila. Tb a ingestão do cará cozido sem sal e sem óleo, beterraba, mel vão ajudar a produzir um bom sangue e aumentar o leite. Essa dieta é baseada na medicina chinesa, sou acupunturista e fitoterapeuta.

Dê a sua opinião: