Dossiê do Colar de Âmbar Para Dentição

Dossie do Colar de ambar Para DenticaoTodo mundo que me conhece sabe que eu usei muito colar de âmbar para diminuir os incômodos na dentição do Pititico. Quem acompanha aqui a página da Mamãe Tagarela já viu que eu falei sobre o assunto, muito brevemente, nos textos “10 Itens de Bebês nos EUA Que Não Tem no Brasil” e também em “Dicas Para Evitar Dor no Nascimento dos Dentes de Leite”.

Mas hoje vou falar com mais detalhes sobre o assunto: Como funciona? O que os especialistas acham? Como reconhecer um colar de âmbar verdadeiro? Existe algum perigo em usar o colar de âmbar?

Vem comigo que fiz uma pesquisa em vários sites em inglês e português e o resumo é esse aí embaixo:



 

De que é feito o colar de âmbar e como funciona?

Âmbar é uma resina fossilizada de árvores há 50 milhões de anos atrás. O âmbar báltico é de áreas em torno do mar Báltico na Europa. O âmbar báltico é o único tipo de âmbar que é usado para curar pois contém uma alta porcentagem de ácido succínico (8%) que é um elemento que cura.

Para tirar proveito do colar de âmbar deve-se usar contra a pele. Os resultados são melhores se ele for usado o tempo todo, até mesmo para dormir.

O âmbar báltico em contato com a pela, ele é aquecido pelo calor do nosso corpo liberando pequenas quantidades de ácido succínico fazendo reduzir inflamação, vermelhidão nas bochechas, diminuindo dores, estimulando a tireóide para reduzir a babação causada pelo nascimento dos dentes, reduzindo irritabilidade e melhorando as noites de sono.

O ácido succínico é encontrado naturalmente no nosso corpo, mas em quantidades bem menores do que no colar de âmbar báltico. Essa substância funciona como um anti inflamatório e analgésico natural. O ácido succínico é reconhecido no mundo médico e é manipulado pela indústria farmacêutica para fazer remédios.

 

Em quanto tempo começa a fazer efeito?

Isso vai depender da criança, de cada organismo. Alguns pais relatam perceber efeito em 30 minutos de uso, outros dizem que só funcionou depois de algumas semanas de uso contínuo. Geralmente quanto mais velha for a criança, mais tempo leva para fazer efeito.

 

Em quanto tempo o colar de âmbar funciona?

O colar de âmbar funciona muito bem por 2 anos, dependendo de como foi cuidado. Ele se torna sem brilho e perde a cor com o uso, especialmente se for exposto a sabão, perfume, cremes, calor etc.

O ideal é retirar ao entrar em uma piscina, mar, banho etc, porque assim você consegue aumentar o tempo de vida do seu colar de âmbar.

 

Como limpar?

Mergulhe em água morna e seque com um pano. Não use sabão para limpar, pois como eu já citei acima o sabão pode deteriorar as pedras de âmbar do seu colar. Também tome cuidado com a água muito quente, não é bom para o colar.

 

Por que existem colares de várias cores? São todos de âmbar?

Sim, são todos de âmbar. O âmbar vem da natureza em diferentes formatos e cores, desde o mais transparente até o mais escuro (quase preto). Se for âmbar genuíno, vai contar 8% de ácido succínico e todas as cores vão funcionar da mesma maneira.

 

Como reconhecer o âmbar verdadeiro?

Algumas pessoas compram gato por lebre. Acabam usando em seus filhos um colar de plástico achando que é âmbar (e falam que o âmbar não ajudou em nada). E aí, como reconhecer um âmbar verdadeiro?

Existem alguns testes que podemos fazer para tirar essa dúvida. Mas faça com cuidado, pois pode acabar quebrando o fecho do colar, que sempre é de plástico.

  • O âmbar verdadeiro flutua na água salgado por ser muito leve. Então pegue um recipiente com água e coloque bastante sal (a ponto de saturar). Mexa bem e coloque o colar. Se flutuar é âmbar verdadeiro. Se descer e ficar no fundo, provavelmente é plástico ou copal.
  • Passe (com cuidado) acetona em uma das pedras. Se a pedra derreter ou ficar pegajosa é plástico ou copal. O âmbar não derrete com acetona.
  • Raspe uma das pedras com a unha, se deixar marca não é âmbar.
  • Lave o colar com água e sabão e enxágue. Em seguida passe a língua em uma das pedras. O âmbar e o copal não tem gosto, já o plástico tem gosto químico.
  • Esfregue o colar e sinta o cheiro. Se tiver cheiro de produto químico pode ser plástico me não âmbar.
  • Aqueça a ponta de uma agulha na chama e encoste em uma das pedras. Se derreter é plástico. O âmbar não derrete com temperaturas abaixo de 100 graus e quando derretem o fazem lentamente como um incenso.

Não faça todos os testes no seu colar, pois você pode acabar estragando o fecho e a corda. Eu fiz os dois primeiros, sem cuidado, e acabei estragando o fecho do meu.

 

Existe algum perigo em usar o colar de âmbar?

Encontrei algumas informações no site do governo Irlandes dizendo que:

  • Colares, braceletes e tornozeleiras de âmbar são um risco para crianças com menos de 3 anos, pois a criança pode inalar ou engasgar com as pedrinhas quando elas se soltarem.
  • Não coloque nada nos pescoço de bebês e crianças com menos de 3 anos.

Vale lembrar que a Sociedade Brasileira de Odontopediatria, assim como a ONG Criança Segura não recomendam o uso de qualquer tipo de colar durante a fase de dentição por existir um risco de asfixia.

 

Dicas de Segurança:

  • Para conseguir usar um colar de âmbar (ou bracelete ou tornozeleira) com segurança, sempre escolha colares que têm nós entre as pedras, assim a pedra de âmbar não se soltará do colar com facilidade. Esses nós dão uma segurança extra ao material.
  • Se escolher usar o colar, este deve ser usado sempre sob supervisão de um adulto. Deve ser usado em contato com a pela e por baixo da roupa.
  • Ao escolher usar tornozeleira ou bracelete o risco de asfixia diminui.
  • Nunca coloque nenhuma criança com menos de 3 anos deitada com o colar no pescoço. Se o seu filho estiver incomodado com os dentes, prefira amarrar no tornozelo (com duas voltas ou mais), assim evitará que o colar cause sufocamento durante o sono.




Quanto custa um colar de âmbar no Brasil?

No Brasil o preço fica em torno de R$90 em lojas especializadas e revendedores que trazem da Europa e Estados Unidos.

O colar de âmbar báltico parece ser novidade no Brasil, mas já é usado há muitas gerações na Europa.

E você, já usou? Acha que funcionou? Deixe o seu depoimento aqui nos comentários do blog assim a sua opinião poderá ajudar muitas mães.

 

Fonte:
Consumer Help Ireland
Amber SOS
eHow Brasil
Revista Crescer

Foto:
Clara Jewellery

5 Comments:

  1. Toda família esta usando, ajuda tanto para bebe, criança, tanto para adulto, estamos aproveitando todos benefícios possíveis.

  2. O meu bebê está com 45 dias
    Já tinha me antecipado e comprado o colar pra nascimento dos dentinhos. Mas Nessa ultima semana ele estava bem enjoadinho e dormindo mal. Resolvi colocar pra ver se algo mudava. Coincidência ou não, ele melhorou significativamente e está dormindo muito muito melhor.

  3. dicas de onde comprar??

  4. Suzana Cristina Bugiani

Dê a sua opinião: