É Importante Chupetar

e Importante ChupetarOlá mamães e futuras mamães. Hoje venho aqui falar de um assunto em que muita gente por aí dá opinião de forma equivocada, então venho aqui fazer uma correção:

Você quer amamentar? Então deixe o seu bebê “chupetar”. O termo chupetar vem sendo usado de forma errada por dois motivos:
1-Peito não é chupeta. A chupeta foi criada para substituir o peito e não o contrário. O bebê faz a chupeta de peito e não o peito de chupeta.
2-O nome do movimento da boca que o bebê faz no seio materno sem sugar o leite se chama “sucção não nutritiva”

A sucção não nutritiva é importantíssima para estimular a produção de leite, principalmente na madruga afora onde o pico de prolactina é alto. Então deixe o bebê chupetar à vontade, principalmente de madrugada, que é bom para você e para ele. Tá cansativo? Considere fazer cama compartilhada.



A sucção também é importante para o desenvolvimento neurológico do bebê, pois existe uma necessidade neural de sucção e essa “chupetada” que o bebê dá logo após a mamada satisfaz essa necessidade que o bebê tem. E essa necessidade tem tudo a ver com a teoria da extero gestação, já ouviu falar? Por isso a chupeta é importante para aqueles bebês que não mamam no peito (para aqueles que tomam mamadeira apenas). Todo bebê tem necessidade de sugar mesmo que não seja para se alimentar.

O fato do bebê chupetar NÃO vai causar rachaduras no seio como já li por aí. O que causa rachaduras no seio é a pega errada. Para isso basta corrigir a pega toda vez que o bebê escorregar para o bico do seio (alguns bebês adoram fazer isso).

O peito não é só alimento. O peito também é carinho, é colo e aconchego. O bebê precisa do contato com a sua mamãe para se sentir seguro e querido.

Então é importante chupetar! Deixe o bebê mamar à vontade mesmo sem sugar o leite!

Beijinhos, Thata

Fontes:
Grupo Virtual de Amamentação GVA
Viva Mamma

Foto:
Colours Of Hope Foundation

23 comentários

  1. geisa comentou

    OlaOlá tenho uma bebê de um mês q queria saber como faço quando voltat ao trabalho já q não gostaria de parar de amamentar. Vc twm alguma dica??

  2. jonaide barros comentou

    Eu deixo meu Bento chupeta a vontade!

  3. Patty comentou

    no caso da mãe estar ausente por qq motivo, seria o caso do pai dar o peito para a criança chupetar?

    1. Thata Tagarela respondeu Patty

      Patty, se você não oferecer chupeta o pai pode oferecer o dedo limpo e higienizado.

      1. Patty respondeu Thata Tagarela

        Mas aí é melhor que seja o dedo e não o peito?

        1. Thata Tagarela respondeu Patty

          Patty, eu duvido que ela vá querer o peito do pai, geralmente os bebês tem nojo dos pelinhos. No caso de um peito que não sai leite, tanto faz. Pode ser o dedo sim 😉

  4. Vitória comentou

    Só acho que após os 6 meses de vida é importante ir desestimulando o chupetar da madrugada, pois o resíduo de leite que fica na boca aumenta o risco de cáries dentárias.

    1. Larissa respondeu Vitória

      Vitória, ao contrário do leite artificial, o leite materno não causa cáries.. Esse é mais um dos vários mitos que envolvem a amamentaçao.. Dentistas que disserem que leite materno causa cáries estão completamente mal informados, e não entendem nada de amamentação.. Há diversos evidências científicas provando isso

      1. Thata Tagarela respondeu Larissa

        Obrigada Larissa. Eu ia falar isso, porque já li em algum lugar, mas não tive certeza. Obrigada por exclarecer. Um beijo

  5. Renata comentou

    Adoro deixar minha filha a vontade para mamar chupeta o que ela quiser, amo ver o rostinho dela enquanto faz😍

  6. Letícia comentou

    Meu filho tem 2 anos e 9 meses e ainda mama no peito , tanto de dia como de madrugada ! Está complicado de tirar viu ! Tenho dó de tomar remédio para secar o leite , tenho medo de me arrepender depois ! Eu queria que ele largava naturalmente , mas está difícil 😢

    1. Thata Tagarela respondeu Letícia

      Se tem medo não tome Letícia. Uma vez decidido é para sempre. Ele não vai mamar para sempre no seu peito, um dia vai largar. Procure uma consultora ou o GVA para saber sobre desmame noturno. Assim você continua amamentando somente durante o dia. Um beijo

  7. Andreia comentou

    Adorei a matéria minha filha está com dez meses é realmente a noite ela fica no peito várias vezes agora que sei que é bom vou deixar ela chupetar mais ainda.

  8. Juliana Prada Pastor comentou

    Para crianças maiores de 1 ano vale tbm o ” chupetar”? Meu bebê tem 1 ano e 3 meses e a medica disse q estou fazendo errado em manter a cama compartilhada e deixar ele mamar o tempo q ele quiser….pois nessas chupetadas sempre tem um pouquinho e leite e ele nunca alcança o nível e saciedade…..é como se chupassemos uma bala a a cada 1 ou 2 horas. Fiquei mto confusa e com medo e estar fazendo alguma coisa errada…obrigada

    1. Thata Tagarela respondeu Juliana Prada Pastor

      Juliana, médicos não entendem sobre amamentação. Para as suas duvidas procure uma consultora sempre. Sobre a sua dúvida: seu bebê chupa chupeta? Se não chupa vc precisa deixá-lo chupetar. A necessidade de sucção vai até os 2 anos de idade mais ou menos.

      1. Juliana Prada Pastor respondeu Thata Tagarela

        Ele não chupa chupeta e realmente não me incomodo com ele chupetar…..é claro q tem dias mais cansativos q outros ….mas vou deixar ele do jeito q sinto q é o correto….obrigada pela ajuda. Bjos

  9. Luana comentou

    Excelente todos os seus textos, sempre se compartilho. Uma dúvida, até quando devemos deixar o bebê chupetear? O meu tem um ano e 3 meses e mama muitas vezes, eu não limito nunca, as vezes ele está brincando e pede, percebo que não é fome. Bom, até quando o deixo assim? Segundo a pediatra ele deveria mamar três vezeyno dia.
    Aguardo!

    1. Thata Tagarela respondeu Luana

      3 vezes ao dia com 3 meses? A minha tem quase 6 e mama umas 10 vezes rss

      Então, a necessidade de sucção vai até os 2 anos. Hoje em dia a minha filha, com 6 meses, dá umas “chupetadas” bem rapidas de 20 minutos no máximo (quando é sono ou quando ela precisa se acalmar). Quando é fome em 5 minutos ela se resolve. ma sno início as chupetadas duravam hoooooras. Enfim, se estiver muito ruim para a mamãe deve-se pensar em outra alternativa. Sempre digo que a amamentação tem que ser boa para os dois: mamãe e bebê. Um bj

  10. Isabel comentou

    Olá bom dia passei meu filho no pediatra é a médica disse pra mim tirar ele do peito noturno e disse que o leite materno estraga a dentição da criança que o leite contém açúcar alguém sabe me dizer sê é verdade

    1. Thata Tagarela respondeu Isabel

      Isabel, leite materno NÃO estraga a dentição. Leite artificial sim. Pediatras não entendem muito de amamentação (há excessões, claro). Nesse tipo de dúvida o ideal é procurar uma consultora de amamentação. De qualquer maneira, dependendo da idade do seu bebê e claro, se não estiver bom para você, há de se pensar sim no desmame notuno. Qual a idade dele?

  11. GISELLE comentou

    Minha filha tem 1 ano e 5 meses…Amo amamentar…So que tem dias que ela fica chupetando tanto a noite. ..que parece que ta tentando arrancar meu seio…Aí minha dúvida. ..se ao chupetar ….vem a producao de leite…pq parece que não tem leite. ..devido ela ficar sugando tanto…

  12. Na verdade o leite materno pode sim contribuir no aparecimento de cáries, para o desenvolvimento de lesões nos dentes são necessários dois fatores: alta ingestão de alimentos com açúcares (incluindo o leite materno) e baixa frequência de higienização ou higienização ineficiente. O risco maior nas mamadas noturnas deve-se ao fato de que, além da soma desses fatores (que mãe terá coragem e disposição de higienizar os dentes após as mamadas da noite?!), durante o sono há redução no fluxo salivar, que contribui para refular o pH da boca e reverter o processo de desmineralização dos dentes, quando há desequilíbrio do pH, há perda mineral dos dentes e consequentemente lesões de cárie, caso não ocorra o reequilíbrio. Mas é esperado que uma criança com dentes alimente-se com outras coisas além do leite materno, então é fundamental avaliar o contexto geral de cada criança para poder orientar adequadamente. Infelizmente em alguns casos em que as lesões de cárie estão estabelecidas ou em progressão, medidas radicais podem ser incluídas para paralisar e reverter o processo, é isso pode incluir a orientação de reduzir as mamadas noturnas. Mas esse tipo de orientação deve ser dado preferencialmente por um bom Odontopediatra.

Deixe seu comentário!