Engasgos em Crianças: O que É Perigoso e Como Socorrer

Engasgos em Crianças O que e Perigoso e Como Socorrer mamae tagarela engasgo engasgamento sufocamentoEngasgos em Crianças: O que é Perigoso? Como socorrer? Que alimentos são perigosos? O que posso fazer para evitar? Veja as respostas para todas essas perguntas nesse texto.

Volta e meia uma criança vai hospitalizada nos grupos de mães dos quais eu faço parte. É triste ter que dizer isso aqui, mas muitos vem a óbito.

Saiba que os engasgos podem ser evitados, você só precisa saber o que pode e o que não pode oferecer a uma criança (e principalmente como oferecer).



O engasgo é a quarta grande causa de mortes em crianças sem causa intencional. Crianças com 5 anos ou menos correm um grande risco de engasgar e morrer. Mas crianças até 14 anos ainda correm perigo, então todo cuidado é pouco.

A maior causa dos engasgos em crianças são comidas, mas não são só comidas que podem fazer com que o seu filho engasgue. Brinquedos que tem pequenas peças, assim como moedas, tampas de canetas, aliança, anel, brincos ou qualquer objeto pequeno também podem ser arriscados.

Uma criança morre a cada 5 dias, nos Estados Unidos, por engasgar com comida.

 

QUAIS COMIDAS PODEM PODEM FAZER COM QUE O MEU FILHO ENGASGUE?

1- Cachorro quente: Essa é a comida mais perigosa entre todas, por ser o maior causador de engasgos seguidos de morte em crianças. Para evitar, corte a salsicha no meio, deixando dois lados compridos, e depois pique em pedaços pequenos e irregulares.

2- Cenoura: Para a cenoura ficar mais segura, rale-a ou cozinhe-a até ela ficar bem macia a ponto de poder esmagar com o garfo.

3- Maçã: Assim como qualquer fruta dura, deve ser cortada em pedaços bem pequenos ou cozida até ficar com uma consistência bem macia.

4- Uvas: Uvas devem ser sempre cortadas na metade antes de serem oferecidas às crianças. Se as uvas tiverem sementes, retire-as também.

como cortar as uvas para evitar que as criancas engasguem

5- Nozes: Qualquer tipo de nozes, como amêndoas, amendoim etc. O formato e o tamanho das nozes (no geral) as tornam muito perigosas para as crianças pequenas, então devem ser evitadas.

6- Manteiga de amendoim: Uma colherada pode ser difícil de engolir, então a melhor maneira de oferecer é espalhar em uma torrada, pão ou biscoito.

7- Marshmallow: Comidas macias como marshmallows podem facilmente ficar presas na garganta do seu filho. O melhor a fazer é evitar oferecer para crianças muito pequenas.

8- Chiclete e balas duras: A melhor coisa a se fazer é não oferecer tanto chiclete quanto balas duras a crianças pequenas. Ao dar uma risada, as crianças pequenas podem se engasgar com as balas e chicletes que estão em suas bocas.

9- Pipoca: O tamanho e o formato da pipoca faz com que as crianças engasguem muito facilmente com ela. O melhor a se fazer é não oferecer para crianças muito pequenas.

Fora que algumas dessas comidas não deveriam mesmo serem oferecidas às crianças por não terem valor nutricional ou até mesmo por fazerem mal ao organismo da criança.

Esses cuidados devem ser tomados até a criança completar 5 anos e mesmo depois dessa idade pedir para a criança mastigar bem a comida antes de engolir e não rir enquanto estiver comendo. Fique também sempre de olho enquanto o seu filho come.

 

POR QUE ISSO ACONTECE?

caminho no ar na garganta e da comida mamae tagarelaO tamanho da traqueia de uma criança, o tubo de respiração, é aproximadamente do tamanho e do diâmetro de um canudo. Por ser muito fino, muito facilmente a comida pode ficar presa ali no local de entrada e saída do ar e a criança, ao engasgar, fica com a passagem de ar fechada, sem conseguir respirar.

Agora explicando mais detalhadamente, são dois “canudos”, por um passa a comida e pelo outro é como a gente respira, passando o ar que vai para os pulmões. Esses dois caminhos, o da comida e o do ar ficam lado a lado e ficam no fundo da garganta. Esses dois caminhos compartilham a mesma abertura e uma cartilagem vai e vem, dando passagem para o ar ou para a comida (funciona como uma porta).

De vez em quando a cartilagem (essa porta que expliquei acima), não funciona perfeitamente, principalmente quando estamos rindo na hora em que estamos com comida na boca. Então um pedaço de comida que desce pelo caminho errado pode ficar preso na traqueia. Na maior parte das vezes nada demais acontece e o próprio corpo trata de resolver o problema. Tossimos automaticamente e o pedaço de comida é expulso. A tosse é a defesa natural do organismo e serve para expulsar o que não pertence àquele caminho.

Mas às vezes o objeto que está na garganta não sai e a pessoa engasgada fica sem respirar, podendo ficar com o rosto vermelho e até roxo. A pessoa não consegue falar, não consegue respirar, não consegue tossir, não consegue fazer qualquer tipo de barulho.

CONTINUE LENDO E APRENDA COMO FAZER OS PRIMEIROS SOCORROS, QUE OUTROS CUIDADOS VOCÊ PODE TOMAR E QUANDO PROCURAR UM MÉDICO.
 
Continue Lendo

Dê a sua opinião: