Estou Grávida e Agora, O Que Fazer?

Oi futura mamãe que acabou de descobrir que está grávida, esse texto é para você

Você fez um teste de gravidez de farmácia e viu duas linhas, parabéns você está grávida! Quer confirmar o resultado com o exame de sangue? Saiba que você não precisa gastar esse dinheiro (ok, não é um exame caro, mas não precisa gastar). Mas se você quiser fazer mesmo assim o teste do exame de sangue, vá primeiro na sua médica e com o pedido do exame em mãos o plano cobre e você não vai precisar gastar nem um centavo.

Quanto ao teste de gravidez de farmácia: eles são confiáveis. Se deu negativo e mesmo assim você continua desconfiando que está grávida, espere uns 5 dias e refaça. O falso negativo existe porque quando você fez o teste não tinha hormônio suficiente (o Beta-hCG) para o teste de gravidez detectar. Então ao esperar alguns dias o hormônio vai aumentar muito e aí sim o teste vai conseguir detectar o Beta-hCG e te mostrar o resultado positivo. Já o falso positivo não existe. Se deu positivo, mesmo que a linha esteja bem fraca, é porque você está realmente grávida, não há dúvidas.



E agora estou grávida, o que fazer?                      

Você acabou de descobrir a gravidez e muito provavelmente está com 1 mês. Sim, jáaaa! Rss A gravidez é contada a partir do primeiro dia da última menstruação. Então se já tem 4 semanas que você menstruou, você está com 4 semanas de gravidez.

Se você estava tentando esse bebê, então já estava tomando ácido fólico (vende em qualquer farmácia). Se não estava tentando, comece a tomar JÁ. Ácido fólico é vitamina B, então não tenha medo de tomar e pode começar a tomar antes mesmo da sua primeira consulta com a médica. O ácido fólico você tem que tomar até pelo menos o terceiro mês de gravidez (ou até quando a sua médica recomendar – pergunte para ela).

Tome ácido fólico: O ácido fólico é muito importante para prevenir má formação no tubo neural do bebê. Ele é essencial para que o tubo neural se feche de maneira correta. Se o tubo neural não se formar de maneira correta o seu bebê pode ter problemas no cérebro, na calota craniana ou na coluna vertebral. Mas calma, assim que você descobriu a gravidez ainda dá tempo de começar a tomar o ácido fólico.

acido folico para a formacao do tubo neural

Vitaminas para grávidas: existem vitaminas para grávidas que são muito boas também, mas são mais caras. É como investir na saúde do seu bebê. Se você tem condições, compre uma dessas vitaminas. Se comprar uma dessas vitaminas não precisa comprar o ácido fólico porque elas já vem com ácido fólico na composição. As vitaminas mais recomendadas no Brasil são Femme, Materna e Natalis. Eu, quando estava grávida do Eric, tomei Materna e gostei bastante. Eric nasceu bem saudável e gordinho, claro que a alimentação influenciou também.

Beba líquido suficiente: sabia que o líquido vai ajudar na formação da placenta? Beber água é muito importante durante a gravidez. A conta certa de quanta água você precisa é 35 ml para cada KG de peso da mamãe. Então conforme a barriga aumentar a quantidade de água vai aumentar. Uma mãe que acabou de descobrir que está grávida e pesa 60Kgs vai precisar de 60 X 35 = 2.100ml = 2 litros e 100 ml de água. Não tem o costume de beber água e está sempre esquecendo? Compre uma garrafinha térmica, tipo aquelas de corrida e tenha ela sempre contigo. Essa água tem que ser bebida ao longo do dia, não adianta beber tudo de uma vez só.

Se alimente bem: Não adianta só tomar vitaminas e almoçar hambúrguer e jantar pizza. Uma boa alimentação é essencial para a formação do bebê. Claro que você pode comer uma pizza de vez em quando e matar a vontade. Mas se você é do tipo que não comia bem, comece a se alimentar melhor. Salada, vegetais, frutas, proteína, grãos e cálcio não podem faltar no seu cardápio.

estou gravida e agora o que fazer mamae tagarela

Ômega 3: Quando engravidamos a nossa imunidade baixa para que o nosso corpo não rejeite o feto. Nisso temos mais chances de pegar alguma gripe ou resfriado. Como não podemos tomar quase nada de remédios ao ficarmos gripadas, o ideal a se fazer é evitar de ficar doente. Como? Omega 3 vai melhorar a sua proteção. Alguns médicos dizem que é importante também para a formação do cérebro do bebê, mas até hoje não há nada comprovado. Na dúvida eu tomei pois ômega 3 não faz mal.

Não faça exercícios: Não comece a fazer exercícios agora. O primeiro trimestre da gravidez não é a melhor época para começar a fazer exercício físico caso você seja uma pessoa sedentária. Somente se a sua médica liberar. Se você já faz exercícios a indicação é que pegue mais leve. Diminua o peso na musculação e nada de abdominais, viu? Claro, sempre seguindo a indicação da médica.

Marque uma consulta com a médica ginecologista obstetra: Assim que descobrir a gravidez, comece a tomar as vitaminas e marque uma consulta com a médica para começar a fazer todo o pré natal.

Primeiro Ultrassom: O primeiro ultrassom da gravidez deve ser feito de preferência entra a 6ª e a 8ª semana de gravidez (mas pode ser feito um pouco depois também). É a partir da sexta semana da gravidez que o coração do bebê começa a bater. Se o ultrassom for feito muito depois desse tempo fica difícil identificar de quanto tempo é a gravidez, pois o primeiro ultrassom é exatamente para verificar se o tempo de gravidez bate com a data da última menstruação e para ver se o embrião conseguiu se transformar em feto normalmente. Os próximos ultrassons serão por volta de 12/13 semanas de gravidez e 20 semanas de gravidez.

Esses são os primeiros passos que você deve seguir ao descobrir uma gravidez. Espero ter ajudado. Bjs

Fonte:
Planeta Bebê
Bolsa de Mulher

Dê a sua opinião: