Festa do Pijama – Passo a Passo

A festa do pijama é uma das festas preferidas da criançada. Esse tipo de festinha já existe há muito tempo e é até difícil determinar quando ela surgiu. Crianças sempre gostaram de ir dormir na casa de um amigo ou uma amiga. Com o passar do tempo, essas pequenas reuniões foram se modificando e foram ficando mais parecidas com uma festa.

A festa do pijama é uma alternativa bem legal para se comemorar um aniversário ou apenas para reunir a turminha em uma noite muito divertida. Passar a noite e se divertir com os amiguinhos mais íntimos e depois acordar ao lado deles para continuar a brincar juntos não tem preço!

Organizar uma festa do pijama pro seu filho ou filha é fácil, basta um pouquinho de planejamento e criatividade e com certeza vai ser diversão garantida. Hoje vamos trazer para você várias dicas de como organizar uma festa do pijama inesquecível.



– A ocasião e o dia:
Uma festa do pijama pode ser uma forma diferente de comemorar um aniversário ou simplesmente juntar os amigos mais íntimos. Sábado costuma ser o melhor dia, já que nem as crianças nem os adultos costumam ter compromisso no domingo de manhã. Além disso, sábado é uma opção melhor que a sexta-feira porque você tem mais tempo de acertar os últimos detalhes durante o dia.

– O espaço:
Escolha qual cômodo da casa vai ser utilizado para realizar a festa. Se o quarto das crianças for pequeno, considere fazer a festinha na sala. Retire os móveis ou reorganize a sala de modo a liberar bastante espaço para as crianças (precisa haver espaço para todas as crianças). Remova objetos de decoração frágeis para evitar acidentes.

– Acomodação:
Existem três opções comuns para acomodar a criançada: colchonetes, sacos de dormir ou barracas para festa do pijama. A cabana estilo barraca de camping costuma ser a mais popular de todas e cria um ambiente super original e descolado que as crianças vão adorar! Algumas opções são bem práticas de fazer e o resultado fica muito legal. Há também alguns fornecedores que montam esse tipo de festa já com as cabaninhas e toda a decoração.

– Quantidade de convidados:
Dependendo do espaço disponível no quarto ou na sala, você poderá chamar mais ou menos convidados. Se depender das crianças, elas vão querer convidar mais de 10 amiguinhos, mas o ideal é diminuir um pouco essa lista. Sugerimos chamar de 4 a 6 convidados para que todos fiquem bem acomodados e a festa mantenha aquele ar mais intimista.

– Idade:
Para participar de uma festa do pijama, a criança tem que estar acostumada a dormir longe dos pais, fora de casa. Uma criança que nunca dorme fora pode acordar no meio da noite assustada. Por isso o ideal é fazer a partir de uns 4 ou 5 anos de idade. A melhor coisa a fazer é conversar com os pais das crianças que você pretende convidar.

– Convite:
Você pode optar por um convite virtual (enviado por e-mail) ou impresso, mas em ambos os casos é importante incluir algumas informações como:

  • Informe o horário de chegada e de saída.
  • Lembre que os convidados devem levar um pijama, uma muda de roupa e um kit de higiene pessoal.
  • Avise se o convidado precisa levar seu próprio travesseiro.
  • Sugira que o convidado traga um bichinho de pelúcia ou brinquedo favorito (para que a criança mantenha uma referência de casa).
  • Peça que os responsáveis enviem por escrito seus nomes e telefones de contato, no caso de qualquer imprevisto ou emergência.

– Tema e Decoração:
A festa do pijama já é um tema por si só, mas nada impede que você crie algo em cima disso: corujinhas, ovelhinhas, acampamento ou qualquer outra coisa que tenha a ver com o tema!

– Cardápio:
O que servir numa festa do pijama? À noite, prepare um lanche gostoso com salgados assados, mini-sanduíches, mini-esfihas, pães de queijo, pizzas, bolo e cupcakes. Não esqueça de servir sucos e água! Pela manhã, prepare um café da manhã com leite, cereais, frutas, iogurte, pães, croissants, queijos e frios. Se a festa for para comemorar o aniversário do seu filhote, você pode escolher fazer o parabéns de noite ou de manhã.

Também é prudente verificar se algum convidado tem alergia a algum alimento ou alguma restrição alimentar (intolerância a glúten, lactose etc).

– Atividades:
Defina uma programação junto com seu filho. Peça para ele sugerir algumas atividades que ele gosta de fazer com os amiguinhos. Algumas sugestões de atividades para festa do pijama: dança das cadeiras, caça ao tesouro, jogo de mímica, construir com blocos (tipo lego), contar histórias, desenhar, brincar de massinha, fazer comidinhas simples como brigadeiro, pipoca, decorar cupcakes ou cookies etc (com a supervisão de um adulto), teatrinho, sessão de cinema, brincar com sombras na parede, jogos de tabuleiro, bingo, karaokê, montar bijuterias etc. A guerra de travesseiros também é um clássico em festas do pijama, que as crianças costumam adorar. Se as crianças forem muito pequenas, o ideal é precisarem de supervisão constante.

São muitas opções de brincadeiras e atividades para fazer numa festa do pijama e a escolha delas depende da idade das crianças. É legal preparar um cartaz listando as atividades que a turminha vai fazer, que além de servir de guia para você, faz com todos fiquem sabendo de todas as coisas legais que vão fazer naquela noite. Mas não interrompa uma atividade que as crianças estão curtindo. Passe para a próxima quando elas perderem o interesse. Uma dica boa é deixar a sessão de cinema para o final da noite quando as crianças estiverem mais cansadas. Coloque as crianças para assistir a um filme já em suas caminhas, muitas vezes eles dormem no meio do filme!

– Lembrancinhas:
Como geralmente as festas do pijama contam com poucos convidados, dá para encomendar lembrancinhas mais personalizadas como fronhas para travesseiros, meias, almofadas, kit higiene, pantufas ou algum outro item que tenha a ver com o tema da festa. Você pode também comprar fronhas brancas para as próprias crianças pintarem (usando tinta para tecidos) e levarem para casa de recordação. Outra opção caseira é pedir que cada convidado decore um porta-retrato com cola glitter e estrelinhas. Coloque uma foto da turminha reunida de pijama e está pronta uma lembrança da festinha.

Torne o encontro inesquecível! Tire muitas fotos do seu pequeno se divertindo com os amiguinhos.



Veja abaixo algumas fotos de festa do pijama:

 

– Últimas recomendações:
Tenha os nomes e números de telefones dos pais de cada criança. Dê também os seus telefones de contato para cada um deles para facilitar a comunicação no caso de qualquer imprevisto ou dúvida. Lembre-se: você é responsável pelas crianças enquanto elas estiverem na sua casa.

O mais importante é as crianças se divertirem! Espero que tenham gostado das idéias. Você já fez uma festa do pijama para seu filho ou sua filha? Tem mais alguma idéia legal? Conta pra gente nos comentários!

Dê a sua opinião: