Fraldas de Pano Modernas – Uso e Lavagem

fraldas de pano modernas uso e lavagem secando ao solOlá mamãe e papai, então vocês resolveram usar fralda de pano no seu bebê depois de lerem o meu post, não é mesmo? Tô aqui para continuar ajudando vocês no que eu posso.

Resolvi então escrever um passo a passo para vocês verem o como é simples de usar e como não vão gastar muito mais tempo com elas. Parece complicado porque é cheio de detalhes, mas conforme você vai acostumando a fazer o passo a passo em casa, vira rotina e aí fica muito fácil. Acredite!

 

Comprei fraldas de panos novas, é só colocar no bebê?

Não. Você vai ter que lavar as fraldas de pano antes de usar pela primeira vez. Serão 4 lavagens completas na máquina. Na primeira lavagem coloque sabão (5 ml conforme explico abaixo). Nas outras lavagens pode ser sem sabão. As fraldas vêm com uma espécie de goma e é importante retira-la para garantir uma máxima absorção antes do primeiro uso. Não precisa esperar as fraldas secarem para lavar novamente, pode fazer um ciclo de lavagem seguido do outro.

Se você comprou usadas então elas não têm mais essa goma, porém mesmo assim dê um enxágue nelas com 5 ml de vinagre, depois uma lavagem completa com 5 ml de sabão + 1 colher de chá de bicarbonato e para finalizar um ciclo de enxágue extra completo.

Agora sim elas estarão prontas para o uso.



 

Com que frequência devo trocar as fraldas?

Com a mesma frequência que você trocaria uma fralda comum, a cada 3 horas mais ou menos. Se o bebê tomou muito leite, água ou mamou bastante no peito, pode trocar a cada 2 horas. Com o passar do tempo você vai começar a perceber quando a fralda está pesada de xixi.

 

O que você encontrou dentro da fralda?

Xixi – Se é xixi, você simplesmente vai tirar a fralda, limpar o bebê, passar pomada (aham, existem pomadas especiais que podem ser usadas com fraldas de pano, é só continuar lendo o post até o final para descobrir), colocar uma fralda nova, fechar a fralda nova e colocar a fralda suja de xixi na pilha de fraldas sujas, onde ela vai “aguardar” para ser lavada.

Cocô – Aí você vai gastar um pouco mais de tempo (um minuto a mais somente, ou nem isso). Você vai jogar o cocô dentro da privada e dar descarga. Ah, o cocô do bebê ainda é mole? É cocô só de leite? Ok, tira com um pouco de papel higiênico e joga na privada, ou usa uma ducha para jogar o cocô na privada, e aí você leva a fralda no tanque e passa uma escova SEM NADA em baixo d’água (não coloque sabão de coco para não impermeabilizar, ok?). Se você estiver usando um liner biodegradável é só jogar na privada o liner e pronto. Depois disso coloque a fralda na pilha de fraldas sujas para serem lavadas.

 

Onde armazenar as fraldas sujas?

Dentro da máquina – Aqui em casa eu faço assim, vou armazenando as fraldas dentro da máquina de roupa. Sempre tirando os recheios das fraldas capas e desmontando tudo, porém eu lavo tudo junto (capas e recheios). Se eu preciso usar a máquina eu dou um enxágue nas fraldas (para tirar o xixi delas) e coloco-as dentro de um balde sem nada. Quando acabo de usar a máquina eu coloco as fraldas de volta dentro da máquina.

Esse enxágue (pré lavagem) que eu dou, eu uso uma colher de chá (5 ml) de vinagre branco. Coloco essa quantidade dentro da máquina junto com as fraldas. O vinagre é bom para matar bactérias e para tirar o cheiro de amônia que algumas fraldas ficam caso você não use o vinagre. Eu também sempre dou um enxágue desse no final do dia, quando vou dormir, para não deixar as fraldas sujas dentro da máquina de um dia para o outro. Porque eu só coloco a máquina para lavar quando tenho 10 fraldas e seus respectivos recheios lá dentro, pois é mais econômico e é mais ecológico. Quando eu falo de enxágue, é uma enxaguada de 5 a 10 minutos e não o ciclo de enxágue completo.

No balde – Algumas mães preferem acumular as fraldas sujas em um  balde com água, porque aí essa água já vai tirando o xixi da fralda. Você pode colocar uma colher de chá (5 ml) de vinagre aqui também, misturada à água do balde. Recomendo uma colher de chá (5 ml) de vinagre para pelo menos 4 litros de água no balde. Se necessitar, acrescente mais água no balde (não acrescente mais vinagre de jeito nenhum para não impermeabilizar as fraldas de pano). No final do dia coloque as fraldas na máquina para dar uma enxaguada final (de 5 a 10 minutos, não o ciclo completo) e torcer. Depois de torcer você pode coloca-las em um balde sem água para esperar juntas 8 a 10 fraldas (e seus respectivos recheios) para fazer a lavagem completa.

 

Como lavar a fralda de pano?

Coloque na máquina de lavar roupas uma colher de chá (5 ml) de detergente (aham, isso mesmo, muito melhor que sabão de bebê pois limpa melhor a gordura do cocô) + uma colher de chá (5 ml) de bicarbonato de sódio. O bicarbonato também vai ajudar a matar as bactérias e vai deixar as fraldas mais macias e mais branquinhas. Muito cuidado com a quantidade de sabão, não passe de 5 ml por lavagem porque pode impermeabilizar. Dê uma lavagem completa em um ciclo delicado e a temperatura deve ser no máximo 40 graus. Quando acabar tudo dê mais um ciclo de enxágue completo para garantir que vai tirar todo o sabão com uma colher de chá de álcool (5ml). O álcool vai desimpermeabilizar, vai matar bactérias e vírus, vai tirar o cheiro do xixi e também vai clarear a fralda. Pode colocar na água do enxágue óleo de melaleuca também (tea tree). Ele vai ser ótimo para evitar e combater assaduras provenientes de fungos e bactérias, porque esse óleo combate esses microorganismos. Se for com dosador, 3 gotas é o suficiente. Se for com borrifador, uma borrifada na água.

Se você estiver com pressa lave só com 5 ml de detergente e é isso. Mas de vez em quando faça uso do vinagre, do bicarbonato, do álcool e do tea tree. Não misture vinagre e bicarbonato na mesma lavagem porque dá reação. O vinagre serve para a pré lavagem, o bicarbonato vai junto com o sabão e o álcool no ciclo de enxágue.

Se você quiser pode lavar os recheios separados das capas, porque os recheios podem ser lavados em uma temperatura maior, já as capas não podem. Eu acho mais econômico lavar tudo junto.

Ah, esqueci de dizer, não use amaciante e nem alvejante de jeito nenhum, pois vai impermeabilizar tudo.

 

O que fazer depois da lavagem?

Depois de lavar e dar um enxágue extra você vai tirar na máquina e pendurar no varal e pronto. Acabou de secar (sozinho ou no sol) pode colocar os recheios nas fraldas e deixar em um canto, pronta para serem usadas. Não pode passar as fraldas! Porque queima o tecido e impermeabiliza.

Os recheios, caso você queira, pode secar na máquina. As capas não podem, senão estragam o PUL.

 

Posso usar pomada?

grovia magick stick fralda de pano moderna mamae tagarelaSim e não. Não, não pode usar Bepantol, Desitin, Hipoglós e nem outras pomadas comuns, pois elas impermeabilizam as fraldas. E sim, pode usar uma pomada especial, entendeu? Eu indico o GroVia Magic Stick (da foto), que é vendido somente nos Estados Unidos. O cheiro é maravilhoso! A criança está longe e o cheiro chega até o seu nariz. Até o Papai Tagarela comentou do cheiro. Mas é claro que você pode usar maisena para evitar a umidade, com cuidado para o pó não chegar ao nariz e o bebê não aspirar, claro.

Apesar de as fraldas de pano não darem alergias, assaduras e irritações na pele do bumbum do bebê, eu indico o uso dessa pomada como uma camada protetora ou a maisena. A assadura na pele pode vir de outro fator como alergia alimentar, diarreia etc, então é sempre bom ter essas cartas na manga.

Existem outros produtos que podem ser usados com a fralda de pano, desde que sejam feitos de ingredientes naturais.

 

Impermeabilizou e agora?

Se for absorvente você pode ferver só com água e álcool (2 litros de água com 1 copo de álcool dá pra ferver dois absorventes). Funciona assim: primeiro você ferve a água e quando estiver borbulhando você coloca o álcool e depois coloca o absorvente e deixa dois minutos. Mas só precisa ferver quando o recheio estiver impermeabilizado, não é pra fazer isso toda hora. Se for capa, não pode ferver porque o plástico (PUL) estraga. O único jeito é dar uns mil enxágues.

Eu fiquei aqui em casa com duas capas impermeabilizadas por um bom tempo. Cada vez que eu ia lavar as fraldas de pano eu colocava elas na máquina junto com as sujas. Fiz isso umas 15 vezes e elas voltaram a absorver o xixi. A idéia é enxaguar infinitamente.



 

Minhas fraldas estão manchadas, o que faço?

Já ouviu falar em quarar? É isso que você vai fazer. Mas não pode usar sabão de coco heim! Coloque álcool e deixe secando no sol. Se a mancha não sumir faça de novo. Lavar as fraldas com bicarbonato e tea tree (como já expliquei acima) também, ajuda. Mas lembre-se: se a fralda está manchada não significa que ela esteja suja e isso não vai comprometer o uso da mesma.

E aí, vamos falar de fraldas de pano?

18 Comments:

  1. adorei o post!
    se usar o liner biodeagradável dá pra passar pomada?

  2. Meninas….eu uso as fraldas e amo…e meu bolso ama também… Mas uso hipoglos, mas coloco talco em cima, dai não danifica a fralda…

  3. Qual o álcool que você usa no enxague, aquele comum de supermercado?

    • Thata Tagarela

      Isso mesmo, mas tem que ser álcool líquido. Não sei se ainda vendem.

      • Vendem sim! Obrigada! E o detergente, tem algum que vc indica?

        • Thata Tagarela

          Qualquer detergente de pia, Ana. Mas uma olher de chá, bem pouco viu. Bjs

          • Vc usa detergente de lavar a louça? Eu uso só detergente de roupa mas biológico, tenho medo dos químicos dos outros, nunca usei foi o álcool, as fraldas andam com cheiro a xixi e já fiz td que li sobre as fraldas, e os ciclos que uso são longos, faço sempre pré lavagem, mas não tá resolvendo nada, a noite o quarto fica insuportável por causa do cheiro a xixi.

          • Thata Tagarela

            Eu usava detergente de lavar louça sim, Roberta.

  4. Adorei as dicas! Eu comprei apenas duas fraldas por enquanto e as uso apenas pra dormir, mas acabo lavando misturadas com as roupas. Nao acho que está funcionando, pois sempre impermeabilizam. Alguma idéia de como posso fazer para lavar uma por dia?

  5. Tatiany Volker

    Me indicaram abonada antiassadura de calêndula da weleda. O que acha? Já utilizou?

    • Thata Tagarela

      Me falaram maravilhas dessa pomada. Só não está na lista porque eu não testei. Depois me conta o que você achou dela?

  6. oi, tudo bem? estou gravida e decidi que quero usar as fraldas de pano e seu blog ajuda muito, obrigada…mas tenho uma duvida: esses absorventes são reutilizaveis entao? geralmente a fralda vem com uns 2 ou 3 absorventes q eu posso lavar, secar e usar de novo, é isso? quanto tempo eles duram? quando devo troca-los

    • Thata Tagarela

      Fernanda, isso mesmo. Algumas fraldas vêm sem absorvente nenhum, você precisa comprar separado. Tem que ver o que o vendedor promete. Os absorventes duram a vida inteira. Dá pra usar com o primeiro, segundo, terceiro filho e doar 😉 Bjs

  7. Olá! Adorei seu post, muito informativo! Meu filho tem quase 2 meses e estou usando fraldas descartáveis pq sempre achei q as de pano fossem “impraticáveis”, em termos práticos mesmo. Uma pergunta sincera: você acha mesmo que, ecologicamente falando, as fraldas de pano compensam mais do q as descartáveis mesmo considerando toda a água que se gasta pra lavá-las? É uma pergunta que sempre me fiz, preciso pesquisar pra ver se acho a resposta. De fato produzir tanto lixo com a fralda descartável é uma coisa q me incomoda muito. Parabéns pelo blog! :)

    • Olá! Faço ciclo de enxague. E depois, Na lavagem das
      Fraldinhas eu uso 90 ml de desinfetante, lysoform ou pinho. Lembrando que esses já tem um pouco de sabão. Faço p ciclo completo de roupas especiais, com dois enxagues. É muito sol! Estão em perfeito estado e funcionamento, é muito limpas!
      Excelente sei blog! Me ajudou muito na decisão de usar as fraldas de pano. Nosso lixo é outro! Beijo

Dê a sua opinião: