Gravidez Semana a Semana (da Concepção à 40ª Semana)

Gravidez Semana a Semana da Concepcao a 40 Semana tamanho do bebe mamae tagarelaGravidez Semana a Semana – da concepção à 40ª semana: Qual o tamanho que o seu bebê tem agora? Qual é o peso? Com que fruta ou vegetal ele se assemelha pelo tamanho? O que ele vai desenvolver nessa semana de gestação? Descubra tudo aqui em um resumão feito por mim.

Não esqueçam de ler o texto que as nutricionistas da Nutriped escreveram sobre alimentação na gravidez e o meu outro texto de como se cuidar na gestação.

Espero que gostem. Bjs Thata

2ª semana. Essa geralmente é a semana em que as mulheres ovulam (aquelas que tem um ciclo de 28 dias).

3ª semana. Se você fecundou muita coisa está acontecendo dentro do seu útero por agora. Mas você só vai descobrir se está grávida na próxima semana.

4ª semana – Tamanho de uma semente de papoula. Período embrionário. A partir de agora até a 10 semana todos os órgãos do seu bebê vão se formar e começar a funcionar.



5ª semana – Tamanho de uma semente de gergelim – 3mm. Parece mais um girino do que um humano.

6ª semana – Tamanho de uma lentilha – 5mm. Nessa semana começam a se formar a boca, o nariz e as orelhas. O coração do seu bebê está batendo de 100 a 160 vezes por minuto.

7ª semana – Tamanho de um mitilo – 1,5cm. Nessa semana mãos e pés começam a surgir.

8ª semana – Tamanho de um feijão. Nessa semana dedos começam a surgir dos pés e das mãos. Começa a formar pulmões e células cerebrais começam a se conectar.

9ª semana – Tamanho de uma uva – 2cm. Agora começa a parecer mais humano. Os dentes começam a se formar dentro da gengiva.

10ª semana – 3cm. Agora os eu bebê não é mais um embrião, já é considerado um feto pois já completou a fase mais crítica do desenvolvimento. Alguns órgãos como rins, intestinos, cérebro e fígado começam a funcionar. Os dedos terminam de se formar e a pele do corpo é transparente. Uma penugem começa a surgir em volta do corpo.

11ª semana – Tamanho de um figo – 4cm. O feto começa a abrir e fechar as mãos e os ossos começam a endurecer. Ele já está chutando e se alongando dentro do seu útero, mas você ainda não consegue sentir.

12ª semana – Tamanho de uma lima – 5cm e 14g. A boca começa a fazer o movimento da sucção. O rosto do bebê já é igual ao rosto de um ser humano.

13ª semana – Tamanho de uma vagem de ervilha – 7cm e 23g. Agora o seu bebê parece mais humano e ele também já tem impressões digitais nos dedinhos minúsculos.

14ª semana – Tamanho de um limão – 9cm e 43g. Nessa semana o seu bebê já faz xixi e chupa os dedos.

15ª semana – Tamanho de uma maçã – 10cm e 70g. Nessa semana o seu bebê começa a ter soluços – que é um treinamento para os pulmões. Os olhos ainda estão fechados mas ele já consegue sentir a luz se você acender uma lanterna na sua barriga.

16ª semana – Tamanho de um abacate – 12cm e 100g. Nas próximas semanas o seu bebê vai dobrar de peso. A partir de agora as unhas começam a crescer.

17ª semana – Tamanho de um nabo – 13cm e 140g. O esqueleto está mudando de cartilagem para osso. Ele já move as articulações e as glândulas sudoríparas começam a se desenvolver.

18ª semana – Tamanho de um pimentão – 14cm e 190g. Seu bebê está muito ocupado esticando e dobrando os braços e as pernas. A partir de agora a qualquer momento, você poderá senti-lo e já é possível ver o sexo do seu bebê no ultrassom.

19ª semana – Tamanho de um tomate – 14cm e 240g. A partir de agora o seu bebê já consegue ouvir a sua voz. Leia para ele, converse e cante. Nessa semana começa a se formar uma “cera” protetora chamada vernix caseoso.

20ª semana – Tamanho de uma banana – 16cm e 300g. Nas primeiras 20 semanas o seu bebê é medido da cabeça ao bumbum. A partir de 20 semanas a medida será da cabeça ao dedão do pé.
A partir de agora o seu bebê começa a produzir mecônio, que vai acumulando no intestino e dentro de 20 semanas você verá na primeira fralda o cocô

21ª semana – Tamanho de uma cenoura – 27cm e 360g. A partir dessa semana você vai começar a sentir bastante os movimentos, como se o seu bebê estivesse praticando artes marciais dentro da sua barriga. Agora o seu bebê já tem cílios e sobrancelhas. Se você está grávida de uma menina, a vagina dela começa a se formar por agora. Se é um menino os testículos vão começar a descer para a bolsa escrotal dentro das próximas semanas.

22ª semana – Tamanho de um espaguete de abóbora – 28cm e 500g. A partir de agora o seu bebê começa a se parecer muito com um recém nascido. Ele já tem olhos, mas a parte colorida dos olhos, a íris, ainda não tem cor. Nessa semana o pâncreas está se formando – ele será responsável por produzir alguns hormônios importantes.

23ª semana – Tamanho de uma manga – 29cm e 550g. A partir de agora o seu bebê tem um senso de movimento e pode sentir você dançando. A partir de agora você provavelmente conseguirá vê-lo se movimentando só de olhar para a sua barriga.

24ª semana – Tamanho de um sabugo de milho – 30cm e 600g. O cérebro do seu bebê está crescendo muito rápido agora. As papilas gustativas estão se formando assim como os pulmões. Aliás células surfactantes estão fazendo os pulmões inflarem – que é um treinamento para o mundo aqui fora.

25ª semana – Tamanho de uma couve-nabo – 35cm e 660g. A pele do seu bebê começa a ficar menos enrugada, agora está mais preenchida com músculos e gordura. O cabelo está crescendo e se você pudesse olhar dentro do seu útero, já conseguiria saber a cor do cabelo.

26ª semana – Tamanho de um repolho vermelho – 36cm e 760g. A audição do seu bebê está melhor e mais sensível do que nunca. O seu bebê agora consegue ouvir a sua voz e a de outra pessoa enquanto vocês conversam. O seu bebê começa a inalar e exalar fluido amniótico. Esse movimento é muito importante para o desenvolvimento dos pulmões.

27 ª semana – Tamanho de uma couve-flor – 37cm e 900g. O seu bebê dorme e acorda em intervalos regulares, abrindo e fechando os olhinhos (e talvez chupando os dedinhos). O cérebro do seu bebê continua a desenvolver e está mais ativo do que nunca. Os pulmões ainda estão imaturos.

28ª semana – Tamanho de uma beringela – 38cm e 1kg. Nessa semana o seu útero começa a ficar mais apertado para o seu bebê. O seu bebê consegue piscar bastante os olhos. Essa semana é o bebê vai desenvolver mais células cerebrais e ganhar mais gordura para o nascimento.

29ª semana – Tamanho de uma abóbora paulista – 39cm e 1,2kg. Os músculos e os pulmões continuam a amadurecer e a cabeça está crescendo mais para comportar o cérebro que se desenvolve mais ainda. Os ossos ainda estão endurecendo com a ajuda do cálcio que você consome.

30ª semana – Tamanho de um repolho verde – 40cm e 1,3kg. Por volta de 1 litro de líquido amniótico envolve o seu bebê. Esse volume vai começar a diminuir conforme o seu bebê for crescendo.

31ª semana – Tamanho de um coco – 41cm e 1,5kg. A partir de agora vai ficar cada vez mais pesado carregar o seu bebê. As pernas e braços estão sendo preenchidas com gordura. Agora o seu bebê consegue virar a cabeça de um lado para o outro.

32ª semana – Tamanho de uma couve – 42cm e 1,7kg. A partir de agora se o seu bebê resolver nascer ele tem uma chance muito grande de sobreviver. Ele continua a engordar e se preparar para o nascimento. O cabelo já cresceu, o que significa que alguns bebês vão nascer bem cabeludos e outros apenas com uns fios finos.

33ª semana – Tamanho de um abacaxi – 44cm e 2kg. Seu bebê está ocupando bastante espaço dentro do seu útero e provavelmente está se preparando para nascer ao virar de cabeça para baixo. Alguns bebês acabam desvirando depois.

34ª semana – Tamanho de um melão cantaloupe – 45cm e 2,2kg. O seu bebê está crescendo e ficando mais gordinho. Se você está nervosa sobre o bebê nascer prematuro saiba que 99% dos bebês que nascem a partir dessa semana sobrevivem fora do útero.

35ª semana – Tamanho de um melão – 46cm e 2,4kg. Os cotovelos, pés ou cabeça talvez empurre o seu estômago quando ele tenta se esticar ou se mexer. Agora os rins estão totalmente formados. Praticamente todo processo de crescimento e amadurecimento dos órgãos terminou. Nas próximas semanas o seu bebê vai gastar a energia dele ganhando peso e crescendo.

36ª semana – Tamanho de uma alface romana – 47cm e 2,7kg. O seu bebê agora ganha cerca de 28g por dia. Nessa altura o seu bebê provavelmente já está posicionado de cabeça para baixo.

37ª semana – Tamanho de uma acelga – 48,6cm e 2,8kg. A partir de agora se o seu bebê resolver nascer, ele não será mais considerado prematuro. Os pulmões do seu bebê já estão maduros o suficiente para se ajustar à vida fora do útero sem precisar de medicamentos.

38ª semana – Tamanho de um alho-poró – 50cm e 3kg. O seu bebê continua a ganhar peso e a crescer. Ele consegue segurar com firmeza, que em breve você descobrirá o quanto firme podem ser os seus dedinhos ao segurar a sua mão.



39ª semana – Tamanho de uma melancia – 51cm e 3,4kg. Essa medida é uma média. Meninos costumam ser levemente maiores e mais pesados do que as meninas. Isso também dependerá de genética. Se o seu bebê tiver entre 2,5kg e 3,5kg para essa idade gestacional, significa que ele está no peso saudável. O seu líquido amniótico agora é branco leitoso, o que é normal.

40ª semana – Tamanho de uma abóbora pequena – 51cm e 3,5kg. Os ossos da cabeça não estão unidos. Isso acontece de propósito para que o bebê passe pelo canal vaginal na hora do nascimento.

 

Fonte:
Tradução e resumo do aplicativo para celular “BabyCentre – my pregnancy today”

Dê a sua opinião: