Halloween, o Dia das Bruxas e as Crianças

Trick or treaters on the porch31 de Outubro, todos os anos, é comemorado o Halloween. No Brasil o Halloween, ou Dia das Bruxas, não é muito celebrado. Acho justo, afinal não faz parte da cultura do país. Mas aqui na Irlanda é febre.

Aliás, vocês sabiam que o Dia das Bruxas surgiu na Irlanda? Isso mesmo! Ao contrário do que muita gente pensa, não é uma festa Norte Americana. Nos Estados Unidos só comemoram o Halloween porque foram os Irlandeses que levaram para lá.

O Halloween surgiu dos Celtas, um povo que viveu aqui na Irlanda, Reino Unido e Norte da França há uns 2000 anos atrás. No início era um festival chamado Samhain para celebrar o final do verão e início do inverno (ai caramba – o frio está perto). O dia 31 de Outubro era o último dia do ano Celta.

Rá, então o Dia das Bruxas nada mais era do que o réveillon dos antigos? Isso mesmo!!!

Já que é um dia de transição, eles acreditavam que a barreira com o outro mundo ficava instável e para espantar espíritos os celtas se vestiam de maneira a confundi-los e evitar que esses espíritos os levem para o outro mundo. Assim, com as pessoas fantasiadas, os espíritos não saberiam quem pertence a esse e quem pertence ao mundo dos espíritos.

Para quem quiser saber mais detalhes sobre a celebração, vai um link bem explicadinho! 



E as crianças como comemoram?
As creches e escolas fazem festas de Halloween para os pequenos, onde os pais mandam as crianças fantasiadas para curtir. Mas nada muito assustador, pois as  crianças podem ficar com medo! Assim me disseram…

Dependendo do local onde você mora, as crianças fantasiadas, batem de porta em porta repetindo “Tricks or treats”, ou seja, “travessuras ou gostosuras” para ganhar doces em suas sacolas.

Esse ano vamos bater na casa dos vizinhos hehehehe. O menino ganha os doces e quem come são os pais. Vale a pena, não?

Para o seu deleite vão aí algumas fotos do Pititico do ano passado (2014) e desse ano (2015):
Não tenho foto de 2013 porque ainda estávamos no Brasil, como voltamos em 2014 para cá só a partir daí que voltamos a comemorar o dia das bruxas. Pois quem está na chuva é para se molhar, só acho!

halloween eric 2014 2015

E para os adultos, tem?
Tem e muito!!! Eu acho que os adultos aproveitam muito mais o dia das bruxas do que as crianças. Fazem festas que vão até o dia seguinte de manhã, muita música, muita diversão. Antes do Pititico nascer, eu e Papai Tagarela não perdíamos uma festa!

O país entra totalmente no clima! Você vai andando por aí e vê todas as casas enfeitadas, com aranhas penduradas na porta, abóboras com vela dentro, muita decoração em tudo que é canto: supermercados, restaurantes, clubes etc.

Halloween em 2010:
Essa foto minha curtindo um Halloween com duas amigas (eu sou a de pirata, viu) é de 2010, 5 anos atrás. Não foi o meu primeiro Halloween aqui na Ilha mas foi a foto que consegui achar para vocês.

halloween 2010
Se alguém  está vindo passar essa época na Irlanda ou está indo para os Estados Unidos, aproveite para entrar no clima! Vale muito a pena e vai ser inesquecível.

Fonte:
Vida na Irlanda
Ka Entre Nos

Dê a sua opinião: