A Importância do Exercício Físico na Gravidez

A Importancia do Exercicio Fisico na GravidezOlá Futuras mamães!
Hoje iremos bater um papo sobre exercício físico na gravidez.
Pode fazer? Qual é o mais indicado? A partir de quantas semanas? Até quando? São tantas dúvidas!!!
Calma, vamos por partes.

Antes de começar a se exercitar, a gestante deve conversar com seu obstetra e verificar se está tudo bem com ela e com o seu bebê. Pronto! feito isso, agora é só escolher a atividade física que mais lhe agrada, pois gestante ativa é gestante saudável!!!

O ideal é que a gestante inicie sua prática de exercícios a partir de 12 semanas, onde normalmente os desconfortos com enjoos, náuseas e sono já não estão tão presentes, além de ter passado a fase onde ocorre a maior incidência de aborto espontâneo. E importante ressaltar que a frequência cardíaca da gestante não deve ultrapassar os 140 bpm (batimento por minuto), independente da atividade escolhida.



Manter uma rotina de exercícios ajudará a gestante a fortalecer e alongar as musculaturas necessárias para uma boa postura, deixando-a longe das possíveis dores nas costas (70% das gestantes possuem dores nas costas), além de melhorar seu condicionamento cardiorrespiratório, trazendo mais disposição para o seu dia a dia. Procure manter essa rotina de exercícios de 2 a 3 vezes na semana (de preferência em dias alternados).
A gestante ativa consegue controlar melhor o seu ganho de peso, o que irá refletir diretamente na sua imagem corporal e ajudará no pós parto, fazendo com que volte à sua antiga forma mais rapidamente, mas esse é um assunto para o próximo post (exercícios no pós-parto. Não percam!!!).

Caminhada, hidroginástica, natação, yoga, pilates e ginástica, são algumas sugestões de atividades físicas que a gestante pode escolher. Porém, fique atenta aos sinais que seu corpo dá, ao menor sinal de tontura ou cansaço, pare imediatamente. Não esqueça de ter sempre uma garrafa de água com você, beba antes, durante e depois do exercício.

Geralmente, no último trimestre a barriga grande costuma limitar certos movimentos, dependendo do exercício que a gestante faça, mas isso não deve se tornar uma desculpa para interromper o treino, muito pelo contrário, é justamente nessa fase que a gestante deve manter a atividade física, visto que é o momento de maior ganho de peso e de alterações posturais. Se necessário, troque de atividade e busque aquela que se sentir mais confortável de acordo com cada trimestre.

Então vamos lá, deixem o sedentarismo de lado e mexam-se!!! Tenho certeza que vocês irão adorar.

soraya lares longui doula foto de perfil para o mamae tagarela

Soraya Lares Longui escreve artigos para o Mamãe Tagarela.

Soraya é doula e atua na sua área na cidade do Rio de Janeiro.

Conheça o site do projeto dela: Em 9 Meses.

Conheça também a sua página no Facebook.

Um Comentário:

  1. Oi!!! Parabéns pelo blog! Gostaria de saber se existe algum problema em se seguir um programa de emagrecimento durante a lactação. Pergunto isso porque quero muito indicar às minhas seguidoras um programa elaborado especificamente para mães, mas queria saber a opinião de vcs.

Dê a sua opinião: