Massinha de Modelar Caseira

mamae tagarela passo a passo massinha de modelar caseira da mamae tagarela 3

Brincar de massinha em casa com as crianças além de ser uma diversão para pais e filhos também é uma opção barata para entreter a criançada. É boa idéia para ocupar as crianças em dias chuvosos e estimular a criatividade e coordenação motora dos pequenos.

Idade mínima recomendada: 1 ano e meio (18 meses). Porque antes dessa idade eles não tem muito interesse em brincar de modelar. A idade recomendada é só um guia para as mães saberem se o filho vai curtir a brincadeira de massinha de modelar na idade em que eles estão, pois muitas mães não tem idéia de que idade você pode tentar fazer determinada brincadeira. Pode tentar brincar antes disso, mas com 1 ano e meio a criança ainda não vai brincar de modelar, a brincadeira vai ficar mais em apertar a massinha, passá-la entre os dedos da mão, observar os pais modelando, enfiar o dedo, sentir a textura. O que é bem interessante para os bebês viverem essa experiência.



Porque fazer massinha de modelar em casa: Primeiro porque é mais barato do que comprar pronto. Segundo porque fazendo em casa você consegue fabricar uma grande quantidade, as que já vem prontas geralmente vem em potes pequenos. Terceiro e mais importante, porque crianças pequenas (até 2 anos mais ou menos) colocam tudo na boca e a massinha feita em casa, com ingredientes comestíveis, o seu bebê vai poder colocar na boca sem problemas (e com essa quantidade de sal na receita, vai cuspir).

Então agora vamos fazer a massinha?

Ingredientes (o que você vai precisar):

  • sal de cozinha
  • farinha de trigo
  • óleo de cozinha
  • vinagre branco
  • água
  • corantes alimentícios de várias cores

mamae tagarela passo a passo massinha de modelar caseira da mamae tagarela 2

Modo de Preparo (seguindo a foto acima):

  1. São todos os ingredientes. Usei da farinha e do óleo mais baratos que tinham no mercado porque não eram para cozinhar. Não precisa usar ingredientes orgânicos e nem caros.
  2. 1 xícara de sal de cozinha
  3. 4 xícaras de farinha de trigo
  4. 2 colheres de sopa de óleo + 1 colher de sopa de vinagre + 1 e ½ xícaras de água
  5. Misture todos os ingredientes e vai amassando bem
  6. Pare de misturar somente quando a massa estiver homogênea
  7. Faça um rolo e corte em partes iguais, na quantidade de corantes alimentícios que você tiver. Eu tinha 5 então cortei a massa em 5 partes iguais
  8. Faça uma bolinha com a massa, enfie o dedo para fazer um buraco no meio (sem vazar para o outro lado) e pingue algumas gotas do corante.
  9. Misture bem até a cor ficar em um tom uniforme. Se precisar pingue mais algumas gotas do corante (na foto eu pinguei mais algumas).

Fiz para o Pititico quando ele tinha 18 meses e ele adorou a massinha de modelar. Colocou na boca várias vezes, mas cuspiu por ser muito salgado, amassou deixando a massinha passar por entre os dedos.

Como armazenar: Aqui eu coloquei todas as cores juntas em um pote só (estilo tupperware). Não deu certo. Então recomendo que guarde separado, cada cor em um pote. De preferência na geladeira e tire 30 minutos antes da criança brincar.

Aí embaixo está a receita bonitinha e simplificada com ingredientes e modo de preparo. Você pode imprimir, compartilhar no Facebook, “pinar” no pinterest. Assim você guarda a receita contigo.

mamae tagarela receita e ingreditens e modo de fazer massinha de modelar caseira da mamae tagarela

Um Comentário:

Dê a sua opinião: