O Que é o Método Montessori e Como Aplicar em Casa

O Que e o Metodo Montessori e Como Aplicar em CasaO método Montessori está na boca do povo, mas tá falado porque funciona e traz bons resultados! Vamos aprender um pouco sobre o método: quem criou, porque foi criado, como foi criado, como funciona. Assim ficará muito mais fácil de aplicá-lo em nossas casas.

Montessori é o sobrenome de Maria Montessori (essa aí da foto), precursora do método, que nasceu em 1870 na Itália. Foi a terceira mulher a se formar em medicina e foi a segunda mulher a exercer a profissão em seu país.

Trabalhando com Psiquiatria percebeu que o tratamento que era dado às crianças era desumano e começou a sua busca por compreender as crianças e o seu desenvolvimento.



Percebeu também que os problemas apresentados pelas crianças portadoras de distúrbios de comportamento e aprendizagem era o seu ambiente ausente de estímulos para o desenvolvimento adequado. Percebeu uma grande capacidade que as crianças tinham em aprender caso houvesse estímulos adequados.

Notou que as crianças tinham grande interesse pelo que elas pudessem sentir e a partir daí pesquisou sobre materiais sensoriais e adicionou inovações suas.

Aplicou o seu método em crianças internadas em uma escola e as crianças aprenderam e se desenvolveram muito bem. Comparou os resultados das suas crianças com os resultados de crianças de escolas tradicionais e notou que as suas crianças foram melhor.

A partir daí, Maria Montessori decidiu cursar Pedagogia e largou medicina para se dedicar a carreira de pedagoga.

Na escola de Maria Montessori, as cadeiras e mesas tinham a mesma altura das crianças e o material sensorial desenvolvido por ela mesma ficava disposto em prateleira na altura e à disposição das crianças. As crianças se mostravam concentradas, tranquilas e felizes. Também ensinou a essas crianças, pelo seu método, a escrever e a facilidade das crianças foi grande.

 

Como aplicar em casa?

1-Tudo à altura e a disposição do seu filho: Por exemplo, a cama deve ser de fácil acesso para que a criança entre e saia da cama, como uma cama no chão, onde a criança pode ser colocada desde os 6 meses de idade. Brinquedos e livros em estantes que as crianças alcancem, fácil acesso. Mesinha e cadeiras de refeição onde as crianças consigam sentar e sair, como se fosse uma miniatura da mesa dos adultos. Tudo que é da criança deve ficar na mesma altura que ela e à disposição.

2-Deixe-o usar as mãos sempre que possível: O trabalho sensorial é muito importante no método Montessori.

3-Não interrompa o seu filho: Sempre que o seu filho estiver “trabalhando” ou brincando, mesmo que não esteja conseguindo os resultados ideais, não interrompa para explicar ou ajudar. Deixe que a criança tente sozinha resolver a questão e somente se a criança pedir ajuda você se manifesta. Se por outro lado a criança desistir da brincadeira porque não soube executar, você poderá mostrar como fazer com movimentos lentos e precisos.

4-Deixe o seu filho explorar: Desde que sejam locais seguros é importante deixar a criança explorar e descobrir tanto espaços internos quanto externos. A criança é naturalmente exploradora e gosta de vasculhar.

5-Inclua a criança nas tarefas domésticas: Ajudar a “cozinhar”, ajudar a separar a roupa que vai lavar, arrumar brinquedos, comer sozinho etc.

6-Disponha instrumentos do tamanho adequado: Como pratos e talheres que devem ser do tamanho da criança, ou seja, pequenos. Assim como escova de dentes, pente de cabelo etc.

7-Um ambiente organizado e atrativo: Não adianta dispor os brinquedos na altura da criança se o ambiente não for organizado e atrativo. Brinquedos separados por tipo, por exemplo, e que chamem atenção da criança.

8-Abaixe para falar com o seu filho: Para comunicar-se com o seu filho, abaixe e fale com ele na mesma altura e olhando nos olhos.

9-Seja o modelo do seu filho: Para ter uma criança do jeito que você quer, não adianta apenas ensinar, tem que dar o exemplo. Crianças são o reflexo dos pais, pois as crianças aprendem com o que está ao seu redor.

10-Respeite o seu filho: Não critique o seu filho e não julgue. Elogie-o sempre, que ele vai aprender a se valorizar. Não fale mal dele nem na frente dele e nem quando ele não estiver por perto. Errar é humano, não o critique por isso, explique, ensine e mostre como ele pode aprender com os próprios erros.

 

Quais são as vantagens em aplicar o método Montessori em casa?

Aplicando essas dicas acima em casa você conseguirá fazer com que o seu filho seja mais responsável, que tenha mais noção dos cuidados pelo bem estar comum e promoverá a independência. No aspecto cognitivo preparará a mente matemática e apoiará o desenvolvimento da linguagem.

Então, agora já podemos começar a adaptar a nossa casa para ser uma casa Montessori. Não precisa ser tudo de uma vez, a mudança pode ser feita aos poucos. Quem vem comigo nessa?
Bjs, Thata

 

Fonte:
Lar Montessori 
Aldeia Montessori 
Conti Outra

Dê a sua opinião: