Microagulhamento em Casa com Derma Roller (rugas, estrias, marcas de espinhas etc)

Microagulhamento em Casa com Derma Roller (rugas, estrias, marcas de espinhas etc)

Que “diaboscredopai” é isso? Você deve estar se perguntando…

Oi gente, bora falar de beleza hoje? Eu mostrei no InstaStories (lá no Instagram) o meu Derma Roller e muita gente se interessou em saber mais sobre o assunto, por isso resolvi escrever sobre o tema.

Para começar vou contar uma história para vocês: eu tinha muita marca de espinha no rosto. Muita. Aí descobri um tratamento chamado microagulhamento. Quando fui ao Brasil em março de 2017 eu fiz duas sessões com a minha dermatologista. Durante a segunda sessão ela comentou comigo que algumas pessoas faziam em casa e aí eu fui pesquisar e ler mais sobre isso.

O que é o microagulhamento:

Microagulhamento é um tratamento novo, está por volta de 2 anos no mercado. Consiste em um aparelhinho, que é um rolinho cheio de agulhas pequeninas, que a dermatologista (ou a esteticista, ou você) passa no rosto para tentar diminuir as marcas de cricatrizes (como rugas, marcas de espinhas, estrias, diminuir poros etc), reestruturando o colágeno do rosto. Além disso diminui o tamanho dos poros do rosto e também diminui pontos de hiperpignmentação na pele.

Esse procedimento se for feito de forma errada, sem cuidado, pode acabar criando mais cicatrizes. Por isso é preciso fazer com alguém que entende do assunto ou fazer com muita cautela em casa.

Sobre as agulhas do microagulhamento:

As agulhas variam de tamanho. Elas variam de 0.20 mimímetros até 3.00 milímetros. Conforme vocês conseguem ver na imagem abaixo, o tratamento mais profundo vai ter que ser feito com uma agulha maior, porque agulhas pequenas não alcançam tão a fundo na pele. Isso significa que quanto maior a cicatriz, maior tem que ser a agulha.

Eu por exemplo, quando fiz com a dermatologista, ela usou a maior agulha (de 3.00mm) e o resultado de duas sessões foi maravilhoso.

Aqui em casa eu tenho 3 agulhas: uma de 1.5mm, uma de 1.0mm e uma de 0.5mm.

Somente a dermatologista tem acesso às agulhas de 2.0mm, 2.5mm e 3.0mm. Esses não são vendidos para o público e nem para esteticistas (segundo a minha dermato).

Em casa o melhor é escolher as agulhas nos tamanhos 0.75mm ou 1.0mm (é a que eu uso) porque são as melhores que funcionam no tratamento caseiro. Abaixo disso você não consegue reestruturar o colágeno da pele.

Alerta: Não use agulhas acima de 1.0mm no rosto sozinha em casa, somente um profissional capacitado pode usar 1.5mm ou maiores no rosto.

Quanto eu fiz o microagulhamento com a minha médica, eu até tomei anestesia no rosto. O que não é necessário para um microagulhamento caseiro. Mas se você quiser, pode comprar um creme que deixe o seu rosto anestesiado.

Sabendo disso, você consegue entender a diferença de fazer um microagulhamento em casa e um microagulhamento com uma médica. O microagulhamento caseiro é manutenção e tratamento leve. Vale muito a pena, mas não vai resolver cicatrizes profundas. Com certeza vai melhorar muito o aspecto do rosto e vale a pena insvestir em ter um Derma Roller em casa.

Cada sessão com dermatologista custa em torno de R$ 900.
O meu derma roller com 3 cabeças de agulhas de diferentes tamanhos eu paguei 15 euros.

Como usar o meu derma roller e fazer o meu microagulhamento em casa:

Agora que você já comprou o seu derma roller, já escolheu o seu tamanho de agulha, bora aprender a usar com cuidado?

1-Primeiro de tudo é preciso saber que você não pode emprestar as suas agulhas para ninguém. A sua agulha é somente sua. Alguém que você ama gostou do resultado em você e quer fazer também? Então essa pessoa vai precisar comprar o derma roller dela!

2-No dia que você quiser fazer o tratamento, inspecione o seu rosto. Se tiver alguma espinha não faça. Ao estourar essa espinha, você pode levar todas as bactérias que estavam ali dentro para os novos “buraquinhos” que você está fazendo com as agulhas e infeccionar o seu rosto.

3-No dia do tratamento você vai precisar de alcóol isopropílico (não serve alcóol comum) e uma toalha limpa. O álcóol isopropílico vai desinfetar as suas agulhas sem danificar.

4-Antes do tratamento, tira a cabeça do rolo de agulhas e coloque dentro de um copo de vidro limpo, com álcool. Deixe por 20 minutos.

5-Antes de começar o tratamento lave o rosto com um sabão e seque com uma toalha limpa. Tenha certeza que o rosto está bem limpo, sem gorduras e sem sujeira.

6-Durante o tratamento é importante fazer o rolamento das agulhas na vertical, na horizontal, na transversal de um lado e na transversal de outro lado. Nunca faça em círculos ou de forma desordenada porque o colágeno pode ser reestruturado de forma errada e deixar o seu rosto mais marcado ainda.

7-Não use nas áreas dos olhos, boca e sobrancelhas (principalmente se a sua sobrancelha é tatuada como microblading).

8-Depois de passer no rosto todo em todas as direções, você deve lavar o rosto novamente, com um sabonete neutro, e depois seque com a toalha limpa que você usou no início.

9-Você pode usar um creme cicatrizante, caso tenha feito com muita força o tratamento. O creme que eu usei após o tratamento com a minha dermatologista foi o Cicaplast Baume B5 – La Roche Posey. Mas confesso que após as minhas sessões de microagulhamento caseiro eu não uso.

10-Use imediatamente um protetor solar, mesmo que em casa. A pele do rosto fica mais fina e sensível e corre o risto de manchar. Continue usando em casa o protetor solar por pelo menos 4 dias. Na rua use sempre.

11-Finalize lavando as suas aguhas em água corrente e coloque novamente no copo com álcool isopropílico por 20 minutos antes de guardar.

Nesse vídeo abaixo você aprende como fazer a higienização correta do rosto e do seu aparelho e também como usar sem deixar marcas e manchas no seu rosto:

https://youtu.be/P8x_X-ZyMEY

Eu recomemdo fazer esse tratamento à noite, antes de dormir, porque a pele fica sensível e aí vai ter a noite toda para recuperar. Além disso, quando você usa o seu creme de rugas logo após o microagulhamento, o efeito do creme é potencializado. Mas não pode usar qualquer creme. Cremes que ardam o rosto como aqueles com vitamina C não podem ser usados. Mas você pode usar um creme com ácido hialurônico, por exemplo. Seruns ati rugas também são liberados.

Alerta: Muito muito cuidado quando manusear as agulhas. Cuidado para não bater com elas em algum lugar, cuidado para não deixar cair no chão. Se alguma agulhinha entortar descarte o rolo de agulhas porque isso pode causar cicatrizes na sua pele.

Você pode fazer esse tratamento caseiro uma vez por semana ou a cada 15 dias. Na dermatologista o recomendado é esperar 1 mês entre as sessões.

Onde encontrar o derma roller:

Eu comprei a minha na Amazon. No Brasil vocês podem tentar achar no Mercado Livre, E-bay ou até mesmo checar se a Amazon entrega na pátria amada.

Para finalizar o texto eu quero dizer que estou muito feliz com o tratamento, a minha pele do rosto mudou muito. Por isso estou aqui indicando o tratamento.
Bjs, Thata

20 thoughts on “Microagulhamento em Casa com Derma Roller (rugas, estrias, marcas de espinhas etc)

  1. Oi Tata ese tratamento so funciona para o rosto??tenho dermatite atopica e por isso varias marcar escuras nas pernas sera que ajuda???

    1. Oi Stella, nesse caso não sei responder, porque pode ser que piore o quadro né? O ideal seria conversar com uma dermatilogista.

  2. Com todo respeito Thaís, sugiro a Leitura da Resolução ANVISA Nº 2605/2006, pois no Brasil dermaroller não são reutilizáveis ou reprocessados para reuso. Microagulhamento é um procedimento sério, que deve ser realizado por profissionais (Esteticistas, Biomédicos, Médicos ou Estetas cada um com sua possibilidade dentro do tamanho das microagulhas) e que há contraindicações e efeitos rebotes graves. Não é um procedimento considerado como “caseiro” ou de auto-realização indiferente do tamanho das microagulhas. E nem de longe deve ser esterilizado com álcool ou guardado em freezer (como muito vimos por aí em youtube), pois os dermarollers são equipamentos com agulhas de aço inoxidável e devidamente esterilizados com radiação gama, o que confere segurança e livre de contaminação. Sendo que a esterilização feita por produtos é totalmente ineficaz em comparação à radiação gama! Se me permite uma comparação, imagina se reutilizássemos as agulhas e luvas (EPI´s) no geral todas as vezes que fossemos vacinar nossas crianças apenas higienizando com álcool?! Estranho né?

  3. Fiz duas sessões com esteticista já… Tenho o rosto todo esburacado de espinhas…. Já melhorou uns 30%…. É mesmo muito bom. A esteticista me falou que com o uso as agulhas perdem o fio de corte e vão fazendo buracos mais grossos, por isso mesmo vc fazendo em casa seria bom não reaproveitar o derma role! Abs

  4. Usar 10x a agulha? Não pode!!!Usa uma vez e joga fora!!!Não pode de jeito nenhum usar protetor solar após o microagulhamento e muito menos sabonete que mesmo neutro tem muitos componentes irritantes na sua fórmula pra uma pele que está se recuperando…moça,uma dica, faça somente o procedimento na sua dermatologista pq vc está fazendo tudo errado!!!Sou biomédica e sei do que estou falando.

    1. Engraçado que foi a minha própria dermatologista que usou e indicou que eu continuasse usando protetor solar logo após o tratamento feito por ela para evitar que o sol castigasse a pele depois do tratamento, já que eu não podia sair do consultório com um saco na cabeça muito menos eu teria como evitar as lâmpadas dentro de casa. Será que ela está errada?

      1. Sim ela esta erradissima. Nao pode usar protetor solar por no minimo 24 horas, sou esteticista e tudo que Vania ( biomedica disse ) foram exatamente os mesmos erros que notei. ha muitos ” profissionais” por ai sem nocao do que se esta fazendo e esta dermato pelo jeito è uma delas. Estou respondendo em 2019 e espero que nao tenha tido nada de complicacaoes. Acredito que na pq vc so deixava meio vermelhinho, mas para entrar nas camadas mais profundas, nao faça desta maneira, pode te trazer sèerias consequencias. bjs

  5. Sim, está. Com o micro agulhamento você causa múltiplas micro lesões para quebrar a fibrose e estimular algumas proteínas como colágeno I, III e elastina. Se você está com vários “machucados” e aplica sabonete, como a colega acima mencionou, há sim vários componentes irritantes. Realmente não pode aplicar protetor solar após, principalmente por 2 motivos. O produto não foi desenvolvido para entrar em contato com a corrente sanguínea, somente com o extrato córneo, e ainda, por não ser um produto estéril. Seria a mesma coisa que ralar o braço e aplicar o protetor solar para também não ficar “marcado”. Ninguém faz isso e por razões claras. Se quiser proteger contra UVA e UVB, aplique, por exemplo, sprays que contenham vitamina C (ácido ascórbico), que por natureza, é antioxidante, protetor solar e auxilia na micro cricatrização. Exitem seruns com Vit C, Vit E e Ácido ferúlico estéreis próprios para isso. Inclusive hoje há a possibilidade de nanoencapsular a vitamina C, controlando sua liberação e ainda diminuindo sua oxidação.
    Apoiado, nunca reprocesse o roller. Nenhum método caseiro pode garantir a eficácia estéril, por isso ele vem após processamento com radiação gama. Como parcialmente a outra colega disse, se você for no hospital e alguém disser que aquela agulha foi usada, mas “esterelizada” 20 minutos no álcool antes de usar novamente, alguém aceitaria? Tirando o fato de contaminação cruzada por sangue, mesmo o roller sendo seu, nada garante que não há um crescimento microbiológico ali. Há bactérias, por exemplo, que são resistentes ao ácido sulfúrico e dobram sua cargar microbiana a cada 20 minutos. E claro, o fabricante e a Lei já dizem que isso não deve ser feito.

  6. Olá, tudo bem? Eu tenho o Derma Roller de 0,50mm. Eu adquiri esse produto com o intuito de, principalmente, reduzir minhas manchas no rosto e também para diminuir as linhas de expressão. Pelo que eu entendi no seu post, as agulhas desse tamanho não resolverão meus problemas ou eu entendi errado? O que você recomenda eu fazer? Procuro adquirir um com as agulhas maiores? Desde já, obrigada pela atenção.

  7. Olá tudo bem? Magnífica sua página, parabéns. Adquiri o aparelho dermaroller junto com um Kit Serum Dermaroller – Vit C + Acido Hialuronico + Colageno. Estou ciente de todo o procedimento e cuidado na utilização do aparelho, porém tenho dúvidas quanto ao uso do Kit Serum… Após o uso do dermaroller, qual desses 3 compostos eu posso usar no rosto imediatamente ao uso? E qual a sequencia e frequência de uso deles no decorrer dos dias pós-uso? Agradeço imensamente.

  8. Boa noite, vi vários vídeos.
    O seu foi o melhor.
    Muito bem explicado.
    Eu comprei o meu, não vejo a hora de chegar.
    Parabéns pelo texto.
    Abraço
    Leni Gatto

  9. Ola, na procura pelo Dermarolle eu so encontrei em loja fisica o de 1,5mm e comprei. Posso usar de leve no rosto, sem pressionar com força? ou nem dessa forma e indicado?

  10. Nossa, adorei a sua página, Parabéns. Eu uso o dermaroller de 1.5mm, já fiz 4 sessões, 1 vez por mês e estou amando. Resolvi fazer em casa, sozinha, porque na Dermatologista ficaria muito caro, como tenho marcas profundas de espinhas seriam muitas sessões. Estou pensando em comprar o de 2.5mm para alcançar as cicatrizes que o de 1.5 não alcançou (e então cheguei aqui rs’). Acredito que fazendo o procedimento como recomendado dá ótimos resultados. Minha pele já melhorou uns 50% e não penso em parar até chegar em um resultado satisfatório.

  11. Vemos aqui a responsabilidade de se passar uma informação a qual não temos conhecimento suficiente. Uma dermatologista que indicou um procedimento que biomédicas e esteticistas são unanimes em afirmar ser INCORRETO, porém o post continua no ar dando ideias para outras pessoas que ignoram esses alertas ou não leem os comentários. Seria bom então voce efetuar sua própria pesquisa e buscar opiniões de outros profissionais na área de biomedicina / estética / dermatologia para poder esclarecer com certeza essas orientações passadas aqui no site.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *