Microagulhamento em Casa com Derma Roller (rugas, estrias, marcas de espinhas etc)

Que “diaboscredopai” é isso? Você deve estar se perguntando…

Oi gente, bora falar de beleza hoje? Eu mostrei no InstaStories (lá no Instagram) o meu Derma Roller e muita gente se interessou em saber mais sobre o assunto, por isso resolvi escrever sobre o tema.

Para começar vou contar uma história para vocês: eu tinha muita marca de espinha no rosto. Muita. Aí descobri um tratamento chamado microagulhamento. Quando fui ao Brasil em março de 2017 eu fiz duas sessões com a minha dermatologista. Durante a segunda sessão ela comentou comigo que algumas pessoas faziam em casa e aí eu fui pesquisar e ler mais sobre isso.



O que é o microagulhamento:

Microagulhamento é um tratamento novo, está por volta de 2 anos no mercado. Consiste em um aparelhinho, que é um rolinho cheio de agulhas pequeninas, que a dermatologista (ou a esteticista, ou você) passa no rosto para tentar diminuir as marcas de cricatrizes (como rugas, marcas de espinhas, estrias, diminuir poros etc), reestruturando o colágeno do rosto. Além disso diminui o tamanho dos poros do rosto e também diminui pontos de hiperpignmentação na pele.

Esse procedimento se for feito de forma errada, sem cuidado, pode acabar criando mais cicatrizes. Por isso é preciso fazer com alguém que entende do assunto ou fazer com muita cautela em casa.

Sobre as agulhas do microagulhamento:

As agulhas variam de tamanho. Elas variam de 0.20 mimímetros até 3.00 milímetros. Conforme vocês conseguem ver na imagem abaixo, o tratamento mais profundo vai ter que ser feito com uma agulha maior, porque agulhas pequenas não alcançam tão a fundo na pele. Isso significa que quanto maior a cicatriz, maior tem que ser a agulha.

Eu por exemplo, quando fiz com a dermatologista, ela usou a maior agulha (de 3.00mm) e o resultado de duas sessões foi maravilhoso.

Aqui em casa eu tenho 3 agulhas: uma de 1.5mm, uma de 1.0mm e uma de 0.5mm.

Somente a dermatologista tem acesso às agulhas de 2.0mm, 2.5mm e 3.0mm. Esses não são vendidos para o público e nem para esteticistas (segundo a minha dermato).

Em casa o melhor é escolher as agulhas nos tamanhos 0.75mm ou 1.0mm (é a que eu uso) porque são as melhores que funcionam no tratamento caseiro. Abaixo disso você não consegue reestruturar o colágeno da pele.

Alerta: Não use agulhas acima de 1.0mm no rosto sozinha em casa, somente um profissional capacitado pode usar 1.5mm ou maiores no rosto.

Quanto eu fiz o microagulhamento com a minha médica, eu até tomei anestesia no rosto. O que não é necessário para um microagulhamento caseiro. Mas se você quiser, pode comprar um creme que deixe o seu rosto anestesiado.

Sabendo disso, você consegue entender a diferença de fazer um microagulhamento em casa e um microagulhamento com uma médica. O microagulhamento caseiro é manutenção e tratamento leve. Vale muito a pena, mas não vai resolver cicatrizes profundas. Com certeza vai melhorar muito o aspecto do rosto e vale a pena insvestir em ter um Derma Roller em casa.

Cada sessão com dermatologista custa em torno de R$ 900.
O meu derma roller com 3 cabeças de agulhas de diferentes tamanhos eu paguei 15 euros.

Como usar o meu derma roller e fazer o meu microagulhamento em casa:

Agora que você já comprou o seu derma roller, já escolheu o seu tamanho de agulha, bora aprender a usar com cuidado?

1-Primeiro de tudo é preciso saber que você não pode emprestar as suas agulhas para ninguém. A sua agulha é somente sua. Alguém que você ama gostou do resultado em você e quer fazer também? Então essa pessoa vai precisar comprar o derma roller dela!

2-No dia que você quiser fazer o tratamento, inspecione o seu rosto. Se tiver alguma espinha não faça. Ao estourar essa espinha, você pode levar todas as bactérias que estavam ali dentro para os novos “buraquinhos” que você está fazendo com as agulhas e infeccionar o seu rosto.

3-No dia do tratamento você vai precisar de alcóol isopropílico (não serve alcóol comum) e uma toalha limpa. O álcóol isopropílico vai desinfetar as suas agulhas sem danificar.

4-Antes do tratamento, tira a cabeça do rolo de agulhas e coloque dentro de um copo de vidro limpo, com álcool. Deixe por 20 minutos.

5-Antes de começar o tratamento lave o rosto com um sabão e seque com uma toalha limpa. Tenha certeza que o rosto está bem limpo, sem gorduras e sem sujeira.

6-Durante o tratamento é importante fazer o rolamento das agulhas na vertical, na horizontal, na transversal de um lado e na transversal de outro lado. Nunca faça em círculos ou de forma desordenada porque o colágeno pode ser reestruturado de forma errada e deixar o seu rosto mais marcado ainda.

7-Não use nas áreas dos olhos, boca e sobrancelhas (principalmente se a sua sobrancelha é tatuada como microblading).

8-Depois de passer no rosto todo em todas as direções, você deve lavar o rosto novamente, com um sabonete neutro, e depois seque com a toalha limpa que você usou no início.

9-Você pode usar um creme cicatrizante, caso tenha feito com muita força o tratamento. O creme que eu usei após o tratamento com a minha dermatologista foi o Cicaplast Baume B5 – La Roche Posey. Mas confesso que após as minhas sessões de microagulhamento caseiro eu não uso.

10-Use imediatamente um protetor solar, mesmo que em casa. A pele do rosto fica mais fina e sensível e corre o risto de manchar. Continue usando em casa o protetor solar por pelo menos 4 dias. Na rua use sempre.

11-Finalize lavando as suas aguhas em água corrente e coloque novamente no copo com álcool isopropílico por 20 minutos antes de guardar.

Nesse vídeo abaixo você aprende como fazer a higienização correta do rosto e do seu aparelho e também como usar sem deixar marcas e manchas no seu rosto:

Eu recomemdo fazer esse tratamento à noite, antes de dormir, porque a pele fica sensível e aí vai ter a noite toda para recuperar. Além disso, quando você usa o seu creme de rugas logo após o microagulhamento, o efeito do creme é potencializado. Mas não pode usar qualquer creme. Cremes que ardam o rosto como aqueles com vitamina C não podem ser usados. Mas você pode usar um creme com ácido hialurônico, por exemplo. Seruns ati rugas também são liberados.



Alerta: Muito muito cuidado quando manusear as agulhas. Cuidado para não bater com elas em algum lugar, cuidado para não deixar cair no chão. Se alguma agulhinha entortar descarte o rolo de agulhas porque isso pode causar cicatrizes na sua pele.

Você pode fazer esse tratamento caseiro uma vez por semana ou a cada 15 dias. Na dermatologista o recomendado é esperar 1 mês entre as sessões.

Onde encontrar o derma roller:

Eu comprei a minha na Amazon. No Brasil vocês podem tentar achar no Mercado Livre, E-bay ou até mesmo checar se a Amazon entrega na pátria amada.

Para finalizar o texto eu quero dizer que estou muito feliz com o tratamento, a minha pele do rosto mudou muito. Por isso estou aqui indicando o tratamento.
Bjs, Thata

3 comentários

  1. Stella comentou

    Oi Tata ese tratamento so funciona para o rosto??tenho dermatite atopica e por isso varias marcar escuras nas pernas sera que ajuda???

    1. Thaís Cardoso respondeu Stella

      Oi Stella, nesse caso não sei responder, porque pode ser que piore o quadro né? O ideal seria conversar com uma dermatilogista.

  2. Com todo respeito Thaís, sugiro a Leitura da Resolução ANVISA Nº 2605/2006, pois no Brasil dermaroller não são reutilizáveis ou reprocessados para reuso. Microagulhamento é um procedimento sério, que deve ser realizado por profissionais (Esteticistas, Biomédicos, Médicos ou Estetas cada um com sua possibilidade dentro do tamanho das microagulhas) e que há contraindicações e efeitos rebotes graves. Não é um procedimento considerado como “caseiro” ou de auto-realização indiferente do tamanho das microagulhas. E nem de longe deve ser esterilizado com álcool ou guardado em freezer (como muito vimos por aí em youtube), pois os dermarollers são equipamentos com agulhas de aço inoxidável e devidamente esterilizados com radiação gama, o que confere segurança e livre de contaminação. Sendo que a esterilização feita por produtos é totalmente ineficaz em comparação à radiação gama! Se me permite uma comparação, imagina se reutilizássemos as agulhas e luvas (EPI´s) no geral todas as vezes que fossemos vacinar nossas crianças apenas higienizando com álcool?! Estranho né?

Deixe seu comentário!