O Bebê Amamentado no Peito Precisa Arrotar?

O Bebe Amamentado no Peito Precisa ArrotarSerá que o bebê amamentado no peito precisa arrotar?
Olá mamães que amamentam. Hoje vim falar de uma questão bastante polêmica. Os bebês que mamam no peito precisam arrotar?

Vi esse assunto na página da minha amiga Nanda do Psimama e resolvi pesquisar o assunto mais a fundo. 

Sabemos que o bebê que toma mamadeira precisa arrotar, pois engole ar no momento da mamada. Mas e o bebê de peito? Como fica essa história? Eu já tinha ouvido falar que o bebê que mama no peito não precisava arrotar mas não tinha pesquisado mais a fundo o assunto.



Mas como sou curiosa, resolvi pesquisar e fui em fontes confiáveis e a resposta é…

DEPENDE

Tecnicamente bebês de peito não deveriam precisar arrotar porque tecnicamente os bebês de peito não engolem ar. Então a resposta, num momento em que o bebê mama perfeitamente a resposta é SIM.

Mas existem três situações que podem fazer com que o bebê amamentado engula ar:
1- a pega incorreta (que acontece porque o bebê é novinho e ainda está aprendendo a mamar ou por causa de confusão de bicos – uso de mamadeira ou chupeta)
2-se a mãe tiver o reflexo de ejeção de leite muito forte
3-se o bebê mamar muito rápido.

Porque o que realmente faz com que o bebê de peito não precise arrotar é o fato dele mamar devagar comparado com o bebê de mamadeira que dá goladas ao mamar, porque o fluxo de leite da mamadeira é forte comparado com o fluxo de leite do peito.

O que acontece é que a maioria dos bebês que mamam no peito não precisam arrotar.

O ideal é observar se o bebê demonstra que precisa arrotar: pode se contorcer, fazer careta, se jogar para trás, recusar o outro seio. Se o bebê parecer estar bem, feliz e relaxado, não há necessidade de fazê-lo arrotar.

Se você amamenta o seu bebê deitada e após a mamada ele estiver relaxado e dormindo, não há necessidade de acordá-lo para arrotar. Durante as mamadas da madrugada, porque os bebês estão mais relaxados, as chances de engolirem ar é menor ainda. Se algum ar estiver no estômago do bebê, causando algum desconforto você vai saber, pois ele irá se mostrar incomodado, ou seja, não estará mais dormindo.

Se depois desse texto você se sente segura, faça que nem eu: acabou de mamar na madrugada já coloca o bebê no berço com todo o carinho do mundo para ele não acordar e vai dormir. Não precisa ficar tentando arrotar até acabar acordando o bebê.

E segurar o bebê em pé para o leite descer? Precisa?
Bebês amamentados no peito não precisam desde que não tenham doença do refluxo gastroesofágico, pois o bebê que mama no peito toma leite em menor quantidade e mais vezes durante o dia e quando o leite volta, volta pareciso com uma coalhada. Para bebês de mamadeira o recomendado é que fique 20 minutos com o bebê em pé no colo para o leite descer, tendo ou não a doença do refluxo.

Se o seu bebê tem doença do refluxo, ou seja, golfa demais, eu tenho um texto super explicadinho sobre refluxo em bebês.

Fonte:
GVA

2 Comments:

  1. Amamenta deitada pode?e se ele não arrotar,tem algum problema?

Dê a sua opinião: