O Bebê Troca o Dia Pela Noite – O que Fazer?

O Bebe Troca o Dia Pela Noite O que FazerO bebê nasceu e pimba, dorme algumas horas seguidas durante o dia mas a noite não dorme. Esse cenário acontece na sua casa? Então você tem um bebê que troca o dia pela noite!

Mas calma! Eu tive dois bebês que trocavam o dia pela noite e consegui resolver esse problema sem maiores dificuldades com dicas de amigas minhas que foram mães antes de mim. Uma inclusive contratou uma consultora em sono de bebês e passou algumas dicas para as amigas. Então hoje vou contar para vocês como fazer para destrocar o horário do bebê que dorme durante o dia mas não dorme de madrugada.

A primeira coisa que você precisa saber é que bebês com até 3 meses de idade nem sabem que estão fora da barriga de suas mães. Já ouviram falar da teoria da extero-gestação? Não? Então você precisa ler sobre ela. Sabendo disso, fique ciente que até os 3 meses se o seu bebê troca o dia pela noite não há nada que você possa fazer a não ser esperar. Então se você tem um bebê com menos de 3 meses fique calma, é bem possível que isso se ajeite com o tempo sem que você precise interferir.



Mas se o seu bebê já tem mais de 3 meses e ainda troca o dia pela noite seguem aqui os meus conselhos para reverter esse quadro.

Bebês até 3 meses de idade nem sabem que estão fora da barriga, entenda a teoria da extero-gestação.

1-Faça barulhos durante o dia e silêncio durante a noite – É normal que a casa tenha barulhos de TV, aspirador de pó, louça sendo lavada, máquina batendo roupa etc durante o dia. Não faça silêncio para o bebê dormir. Eu costumava ligar a TV quando o Eric era bebê só para ele acostumar com o barulho enquanto dormia. Mesmo porque o útero materno é muito barulhento: é barulho do coração batendo, do estômago digerindo comida, do intestino funcionando etc. Já foi comprovado que bebês gostam de barulho. Além de tudo o sono do dia é para ser um (ou mais) cochilo e não um super sono de qualidade. Essa dica você pode usar desde o início.

2-Não apague as luzes e nem feche as cortinas – Quando você apaga as luzes e fecha as cortinas, ou seja, escurecendo o ambiente, o bebê fica confuso. O organismo dele pode achar que é noite. O ideal é que ele durma com a luz natural do dia (também não precisa acender as luzes do quarto para isso). No sono da noite feche tudo e deixe tudo apagado, para o organismo do bebê começar a entender que é noite.

3-Não deixe o cochilo do dia ser muito longo – Para isso o ideal é olhar a tabela do sono do bebê para saber qual é a quantidade de cochilos que um bebê tira durante o dia e por quanto tempo. Não se preocupe, depois de um tempo você não vai mais precisar acordar o seu bebê do cochilo, ele mesmo vai acordar sozinho quando o organismo dele se ajustar à nova rotina. Mas enquanto isso não acontece, acorde o bebê depois que cochilou o suficiente.

4-Evite trocar fraldas durante a madrugada – Eu faço isso com a Mia e fazia com o Eric. Ela acorda com a fralda super cheia. Claro que se você achar que a fralda pode vazar você deverá trocar. Não use lenço umedecido, algodão molhado nem passe pomada. Tire uma fralda e coloque a outra. Mexa o menos possível se precisar trocar uma fralda de xixi de madrugada. Mas se for fralda de cocô aí não tem muito jeito, vai ter que limpar bem e passar pomada. De qualquer forma não acenda a luz do quarto, prefira acender um abajour para fazer a troca.

5-Desacelere 2hs antes do horário de dormir – O seu bebê vê muita agitação e movimento na sua casa um pouco antes dele ir dormir (TV ligada, pessoal falando alto etc), é claro que ele não vai dormir com facilidade e pode ficar com um sono agitado. Então o ideal é, 2 horas antes do horário do bebê ir dormir, coloque a tv em um volume baixo (ou desligue), fale baixo, tente ficar menos agita. Tudo isso vai ajudar o bebê a entender que jajá é hora de dormir.

Eu acredito que seguindo essas dicas você vai conseguir destrocar o horário do bebê, mas lembre-se, pode levar algumas semanas para que isso aconteça e para o bebê se adaptar à nova rotina, então tenha paciência e insista nas dicas por um tempo.

Descubra o que mais você pode fazer para o seu bebê dormir melhor.

Dê a sua opinião: