Os 4 Melhores Exercícios na Gestação

Os 4 melhores exercicios na GestacaoMamães tagarelas gravidíssimas! Hoje vamos falar sobre os melhores e mais recomendados exercícios durante a gestação.

Já foi-se o tempo que a gestante deveria ficar quietinha a gestação toda para não prejudicar o bebê. Essa regra só é válida somente nos casos de alguma complicação na gestação, como descolamento de placenta, casos de aborto em gestações anteriores, sangramento e pressão muito alta, de resto conversando com seu médico obstetra e ele liberando, você pode e deve se exercitar com moderação durante toda a gestação.

Muitos estudos na área da saúde mostram benefícios para a mãe e o bebê, com a prática de exercícios durante a gravidez: redução no aumento de peso da gestante, sensação de bem estar produzida pela endorfina (hormônio liberado durante a prática de exercícios), melhora na insônia causada pelo falta de posição na cama, sensação de bem estar também para o bebê que também recebe a carga de hormônios produzida pela gestante durante a prática de exercícios.



Eu sou suspeita para falar de exercícios. Sempre fui a favor de nos mexermos através de exercícios, esportes ou dança, então mesmo antes de engravidar já praticava exercícios, quando descobri a gravidez, procurei os exercícios mais adequados para a gestação.

Os exercícios mais indicados são: caminhada, pilates, yoga e hidroginástica. Todos esses quatro exercícios são indicados por terem baixo impacto para o corpo da mulher que está gestando um bebê, sendo assim, não possui riscos para o bebê se feito de forma moderada. Na época, procurando por exercícios para grávidas, me deparei com a yoga e a hidroginástica específicos para gestantes, com exercícios voltados para as necessidades do corpo da mulher que está em rápida transformação e passará pelo parto.

 

Veja abaixo as características e benefícios dos 4 melhores exercícios na gestação:

Caminhada – Pode ser feito por mulheres que eram sedentárias antes de engravidar. Importante utilizar roupas leves e beber bastante água para não desidratar. Preferir as caminhadas pela manhã cedo ou ao final da tarde, nunca quando o sol estiver forte no horário do almoço. Auxilia na respiração e ajuda a gastar calorias, ganhando menos peso. Pode ser praticado diariamente. Só fique atenta para os batimentos cardíacos.

Pilates – Ajuda a melhorar a respiração, a frequência cardíaca, alonga e fortalece os músculos e é ótimo para a postura. Pode ser praticado 2 ou 3 vezes por semana.

Yoga – as posturas da yoga alongam e tonificam os músculos, relaxam as articulações e aumentam a flexibilidade corporal, ajudando a gestante a se adaptar às transformações físicas da gravidez. Auxilia também na respiração e na concentração. Pode ser praticado de 2 a 3 vezes por semana.

Hidroginástica – Também indicado para as mulheres sedentárias antes da gravidez. Ajuda a aliviar dores nos pés, pernas e costas, além de ajudar a desinchar as pernas. Pode ser feito os nove meses de gestação, de 2 a 4 vezes por semana.

 

Fonte:
Delas
Minha Vida

Dê a sua opinião: