Descubra a Personalidade do Bebê Pela Forma Que Ele Dorme

Descubra a Personalidade do Bebê Pela Forma Que Ele DormeVocê sabia que a forma que seu bebê dorme pode dizer muito sobre a personalidade dele? Uma psicóloga e especialista em sono infantil da Espanha diz que o jeito que as crianças dormem revela traços interessantes da personalidade delas. Se você observar o sono de seus filhos, pode descobrir muitas coisas sobre ele! Então, quer saber os traços de personalidade do seu bebê?

A psicóloga María Luisa Ferrerós identificou 7 tipos de personalidades associadas ao sono infantil. Essa classificação não tem como objetivo julgar a criança, mas sim conhecê-la um pouco melhor.

1- O bebê inquieto ou curioso se movimenta muito na cama, mudando constantemente de posição. Tem bastante dificuldade de relaxar e leva tempo para parar de se mexer, mesmo depois de cair no sono. O bebê inquieto costuma acordar mais vezes durante a noite.

2- O bebê tranquilo se movimenta pouco no berço e não se incomoda muito com barulhos. Ele se mantém relaxado mesmo se a chupeta cair da boca ou se alguém entrar no quarto falando. É o bebê que toda mãe sonha ter!

3- O bebê introvertido ou tímido dorme de barriga para baixo, segurando um travesseirinho ou um bichinho de pelúcia. O bebê introvertido costuma gostar de chupeta ou outros objetos que lhe tragam conforto.



4- O bebê extrovertido prefere dormir com a barriga para cima, com os braços abertos. Ele também se movimenta bastante, mas não tanto quanto o bebê inquieto. Não costuma ter muitos problemas para aprender a dormir sozinho na sua própria cama.

5- O bebê inseguro ou medroso gosta de cobrir o rosto com um bichinho de pelúcia ou com a fraldinha de pano. Ele costuma dormir encostado no cantinho do berço e tem mais dificuldade de dormir sem chupeta. O bebê inseguro também sente dificuldade de dormir sozinho no berço, preferindo sempre o aconchego dos braços da mamãe ou do papai.

6- O bebê distraído tende a ter menos noção do seu próprio corpo e pode rolar para fora da cama – cuidado! Ele não se mexe tanto, mas quando se mexe, é de forma mais brusca.

7- O bebê rebelde gira na cama ao longo da noite. É normal encontra-lo com a cabeça virada para o pé da cama, o bichinho de pelúcia caído no chão e o lençol amarrotado.

Seu bebê acorda assim que você o coloca no berço? Leia aqui nossas 11 dicas!

 

Existem diversos outros estudos sobre o sono de adultos e crianças e muito já se especulou sobre suas correlações com aspectos da personalidade. Algumas teorias são até mesmo contraditórias entre si, então o melhor é sempre buscar informações assinadas por estudiosos no assunto e não confiar em qualquer informação solta. Os traços de personalidade acima são baseados nos estudos de María Luisa Ferrerós. No entanto, nenhuma das teorias de personalidade baseadas no sono que existem hoje é aceita de forma unânime pela comunidade científica.

Mas tudo bem, a gente só quer ter uma idéia da personalidade do bebê, não é mesmo? Até porque entender o temperamento dos nossos filhos faz com que nós sejamos pais mais atentos às necessidades específicas que eles têm.

E aí, em qual das personalidades acima você acha que seu bebê se encaixa? Aqui em casa nós temos um rapazinho rebelde e uma menina insegura!

Fontes:
Guia Del Niño
Método Ferrerós

Dê a sua opinião: