Prisão de Ventre na Infância – Como Resolver

prisao de ventre na infancia como resolverA prisão de ventre está relacionada a eliminação de fezes endurecidas, frequência de evacuação inferior a três vezes por semana e sensação de esvaziamento incompleto.

Ela é um problema que afeta muitas crianças, sendo seu pico de incidência entre dois e quatro anos, quando ocorre o aprendizado do controle esfincteriano. Esse período é dependente do desenvolvimento de cada criança, da cultura e das expectativas das pessoas envolvidas.

Hábitos intestinais regulares e saudáveis desde a infância evitam o aparecimento da prisão de ventre ainda nessa fase e na vida adulta. A criança deve aprender a respeitar os reflexos da evacuação e deve-se evitar o uso de laxantes.



É importante destacar que as crianças que mamam ao seio exclusivamente e que evacuam sem dor em intervalos de até sete dias não podem ser consideradas constipadas. O leite materno é muito bem absorvido pelo organismo, não restando muitos resíduos para eliminação.

Quando a constipação intestinal ocorre, é necessário investigar sua causa para que o tratamento seja efetivo. Ela pode estar relacionada a doenças ou ao estilo de vida (alimentação, atividade física, educação intestinal). Uma das causas mais frequentes na infância é a mudança de práticas alimentares, em especial na época da alimentação complementar, mas escolhas inadequadas em outras fases também são responsáveis.

Algumas recomendações devem ser seguidas para evitar a prisão de ventre:

1) Aumentar a ingestão de água, sendo a quantidade dependente da idade da criança;

2) Dar preferencia aos alimentos integrais;

3) Oferecer diariamente as leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico), vegetais e frutas;

4) Sempre que possível, oferecer os legumes e verduras crus;

5) Evitar alimentos flatulentos que podem causar desconforto, como repolho, pepino, goiaba, pimentão e couve-flor;

6) Manter intervalos regulares entre as refeições.

Além de manter hábitos alimentares adequados, é fundamental manter uma rotina intestinal. Estabelecer um horário para evacuar, como pela manhã após o café da manhã, é uma estratégia para evitar problemas de evacuação. Nesse momento, os movimentos intestinais são favoráveis para a eliminação das fezes.

As causas da prisão de ventre na infância variam de criança para criança, então é necessária uma investigação individual para a sua resolução. Ficar atento aos sintomas e procurar acompanhamento de uma equipe multiprofissional  é fundamental.

 

Foto:
Dr Dina Canada

priscila e anna nutriped nutricionistas infantil no mamae tagarela

 

Priscila La Marca Pedrosa e Anna Carolina Ghedini escrevem artigos para o Mamãe Tagarela.

Priscila e Anna Carolina são nutricionistas nas áreas infantil e gestacional.

Conheça a página delas, NutriPed, no Facebook.

Dê a sua opinião: