Quando Acaba a Soneca da Tarde das Crianças?

Mia está chegando perto dos 2 anos e percebi que ela anda um pouco relutante para tirar a soneca de tarde e, quando bate o sono, é lá para 18:30-19hs da noite, ou seja, medo de deixar ela dormir nesse horário e não voltar a dormir mais na hora certa de ir para a cama.

Outra coisa que eu percebi é que, sempre que ela dorme de tarde, mesmo dormindo 1h ou 1h e 30 minutos de cochilo, ela acorda de mau humor, como se quisesse continuar dormindo por horas a fio.



Notei essas duas mudanças de comportamento no sono dela agora, aos quase 1 ano e 10 meses e puxei do meu “arquivo de memória enferrujado” (vulgo cérebro) que o Eric parou de cochilar de tarde mais ou menos nessa idade.

Com o Eric, depois de fazer um esforço, me lembrei que aconteceu a mesma coisa. Cochilos que só aconteciam tarde pra caramba e ele ia dormir só depois de meia noite, mesmo quando o colocávamos cedo na cama. Com ele me lembro ainda de colocar para cochilar somente 30 minutos já perto da hora do jantar, mas mesmo assim ele não conseguia dormir logo no horário do sono da noite.

Mas será que não é muito cedo para isso? Será que é com 2 anos que a criança para de dormir à tarde?

Sempre me falaram que o Eric tinha parado de cochilar a tarde muito novo, então eu achava que a Mia ainda faria essa soneca da tarde por muito tempo… até os 3 ou 4 anos. Ledo engano!

Preocupada com isso fui pesquisar e encontrei em vários sites e várias especialistas de sono dizendo que pode acontecer da criança ter a soneca da tarde até os 4 anos. Mas o mais comum é a criança perder a soneca da tarde por volta dos 2 anos!

Inclusive li sobre uma pesquisa publicada no periódico Archives of Disease in Childhood, dizendo que, se a criança continuar cochilando à tarde depois dos 2 anos, essa cochilo pode atrapalhar a qualidade do sono da noite.

No entando vale observar que se o seu filho ou filha ficar muito mau humorado no final do dia, ou algumas horas antes de dormir, pode ser que ele ainda precise do cochilo da tarde. A verdade é que cada criança vai ter o seu tempo para parar de cochilar de tarde, cabe aos pais observarem o comportamento de seus pequenos. Se fica com mau humor no final do dia, quer muito colo, cochila na cadeira de refeição pode ser que o cochilo da tarde ainda seja necessário.

Mas se a criança fica bem até o horário usual de dormir, leia-se bem humorada, sorrinso, interagindo com todos, dê tchau às folgas vespertinas, porque isso significa que a sua criança não vai precisar mais dormir durante o dia.

Por enquanto aqui em casa venho notando que alguns dias a Mia precisa do cochilo da tarde e outros  dias ela não precisa e fica bem sem ele.

No entando já pedi para a nossa querida consultora do sono, Lígia Coimbra, falar mais sobre o assunto. Aguardem!

Bjs, Thata

1 comentário

  1. Nathalia Moura comentou

    Aqui, quase 3 anos e a soneca ainda é bem importante. Quando não tira até dorme mais cedo mas fica beeeeem chata. Prefiro que durma (até 2 horas nos fins de semana), dias de semana dorme 1 hora na escolinha. Mas se chegar as 18 h já vou acordando porque se não, vai dormir muito tarde.

Deixe seu comentário!