Quando Começar a Escovar os Dentes das Crianças?

Quando Comecar a Escovar os Dentes das Criancas 2Muitas das vezes sempre chega aos pais uma pergunta feita por eles mesmos, de quando começar a escovar o dentinho do filho, afinal, até os sete anos eles  são os principais responsáveis pela saúde bucal do seu filho, podendo dar a eles o tratamento correto, ou acarretar num futuro próximos maiores problemas bucais para a criança.

O que todos os pais deveriam saber, é que antes mesmo dos primeiros dentinhos nascerem, já se deve começar a limpar a boca do bebê após a amamentação com gaze ou fralda seca, para o bebê já se sentir desde cedo habituado a uma escovação diária, e evitar que a criança no futuro recuse a escovação.

É importante limpar delicadamente, pois nessa idade a gengiva ainda está sensível além de sempre limpar bem, sem medo, pois isso pode aliviar o local de quaisquer bactérias além de evitar infecções.



A dentição da criança se completa aos três anos de idade, podendo variar de criança para criança. A partir daí, já pode fazer o uso do fio dental, e a escovação da criança com a escovinha de dentes com cerdas macias, e a cabeça pequena para não machucar a boca da criança. Os dentinhos devem ser escovados pelo menos duas vezes por dia de preferência pela manhã e pela noite. A quantidade de pasta de dente deve ser mínima, como se só sujasse a escova de dente, e os movimentos devem ser suaves devido o periodonto da criança ainda ser bem sensível. A troca da escova deve ser feita assim que as cerdas começarem a se desgastar, pois ela já não está mais apta para o uso.

Desde bem cedo assim que os primeiros dentinhos de leite começam a nascer, aos seis/sete meses de idade, é importante fazer com a criança tenha um bom hábito de ir ao dentista, assim pode-se evitar em um futuro o famoso “Medo de Dentista” que muitas crianças têm pelo próprio fato de não serem frequentes as idas ao consultório.

É importante também regular a alimentação da criança, evitando que a mesma faça um consumo de comidas e bebidas doces entre as refeições, o que também pode ajudar na preservação dos dentes saudáveis da criança.

O que sempre tem que estar em mente dos pais e responsáveis, é que é essencial cuidar da saúde bucal da criança, leva-la regularmente ao dentista, para que a criança no futuro sinta um bem estar maior e tenha uma autoestima elevada.

Dra Daniela PardiniDra. Daniela Pardini
CRO 28991
Especialista em Odontopediatria
Especialista em Pacientes com necessidades especiais
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares

Village Odonto no Facebook

Village Odonto WebSite

Villa Dente no Facebook

Villa Dente WebSite

Dê a sua opinião: