Quando o Meu Bebê Vai Engatinhar?

Quando o Meu Bebe Vai EngatinharAlô você que está preocupada (o) que o seu bebê ainda não engatinha. Os bebês das suas amigas já engatinham desde os 6 meses, não é mesmo? Menos o seu! O seu não engatinha ainda, por quê será? Será que ele tem algum problema? Eu também estive nessa situação e também tive essas dúvidas. Antes de tudo eu quero dizer que cada bebê tem seu tempo. Claro que existe um tempo máximo aceitável, isso em qualquer marco de desenvolvimento, não só com essa etapa quando o bebê vai engatinhar.

Primeiro vou contar a história da Mia para você. O irmão dela, Eric, engatinhou com 8 meses. Aí a Mia passou dos 8 meses, chegou aos 9 meses e nada. Aí levei na enfermeira que acompanha o desenvolvimento das crianças aqui na Irlanda e ela notou que a Mia tinha uma perna maior do que a outra (1cm de diferença). Ela me perguntou se eu tinha alguma preocupação e eu disse que sim, que ela ainda não engatinhava. Aí ela fez uns testes e notou que o quadril da Mia estalava. Eu comentei que já tinha ouvido uns estalos enquanto ela mamava (e brincava com o pé) mas que não me toquei que pudesse ser o quadril. Aí ela soltou a bomba no meu colo “A Mia parece ter displasia do quadril, vai ter que usar por 3 meses um aparelho de contenção” mas não posso ter absoluta certeza ainda sem um raio x para ter certeza. Nem preciso dizer que saí do consultório aos prantos, não é? Mia ficar 3 meses imobilizada significa que ela não desenvolveria no tempo normal: engatinhar, andar etc.

Chegando em casa mandei uma mensagem para uma fisioterapeuta queria Adriana Lacombe e ela me pediu fotos do quadril da Mia, sem roupa. Mandei e ela disse que não achava ser displasia, mas que ela deveria ter algo sim, mas seria algo mais leve.



Uma semana antes do raio x Mia engatinhou. Ela tinha 9 meses e meio. Chorei de emoção ao saber que ela era capaz de engatinhar. Foi um baita alívio, mesmo sabendo que ela ainda tinha algo e que precisávamos investigar mesmo assim. A levamos no raio x e no momento estamos esperando o resultado. Mas a questão aqui é que Mia engatinhou com 9 meses e meio. O médico que viu a Mia me disse que se o bebê engatinha até 10 meses está dentro do normal, eles nem se preocupam com isso. E que cerca de 20% dos bebês não engatinham e já andam direto.

O caso da Mia só está sendo investigado porque ela apresentou uma diferença de comprimento entre as duas perdas e estalos. Se não fosse por isso eles não teriam levado a minha preocupação a sério.

Então quando o seu bebê vai engatinhar?
Ele pode engatinhar entre 6 a 10 meses, ou nunca engatinhar se ele estiver dentro da margem de 20% dos bebês que não engatinham.

Se o seu bebê não engatinhou até os 10 meses, mas se arrasta, ou seja, dá um jeito de se locomover, você não precisa se preocupar. Se o seu bebê não engatinhou mas ele fica em pé, ele está se preparando para andar.

Mas se mesmo assim você quiser tirar a dúvida que o seu bebê está no tempo certo de desenvolvimento motor, marque um pediatra e tire suas dúvidas. Eu prefiro pecar sempre pelo excesso de zelo.

Saiba quais foram os 7 estímulos que eu usei para que a Mia engatinhasse.

Atualização: O raio-x da Mia não acusou nenhum problema, o próximo passo é levar a um ortopedista pediátrico – porém o médico que nos atendeu disse que não acredita que ela possa ter nada grave, que não devemos nos preocupar muito. De qualquer forma vamos seguir com as investigações.

Veja também:
Meu filho merece um bom calçado – Por Aprendizados de Mãe

Um Comentário:

Dê a sua opinião: