Quarto Montessoriano – Tudo o Que Você Precisa Saber

Quarto Montessoriano Tudo o Que Voce Precisa SaberOlá mamães, muita gente aqui já sabe que eu sou adepta do método Montessori aqui em casa, usando em vários cômodos sempre que possível.

Um resumo muito curto do que é o método motessoriano (ou método motessori) é providenciar materiais para que a criança aprenda por ela mesma, através da sua curiosidade. Para isso devemos deixar tudo à disposição e a altura da criança para que ela explore sempre que achar necessidade.

Então aqui no método Montessori temos:
1-providenciar material para as crianças;
2-deixar esse material à altura dela;
3-deixar que a criança explore à vontade



Parece simples, né? E é! Para entender mais sobre o método Montessori não esqueça de ler o texto completo aqui. E claro que esses três pontos também se aplicam à montagem do quarto montessoriano.

 

Por que fazer um quarto montessoriano?
O propósito do quarto é que ele seja um ambiente de conforto, liberdade e respeito pelas necessidades da criança pequena. (sic Lar Montessori)

A criança é curiosa por si só e tem o poder de aprender sozinha. O quarto é o espaço principal da criança, onde ela poderá passar boa parte do seu dia dormindo ou brincando. Então montar um lugar seguro onde a criança vai explorar e aprender de forma simples e também aprender a ter autonomia. Vou listar abaixo os motivos pelos quais as mães têm escolhido cada vez mais montar um quarto montessoriano para seus fihos:

1-Aprender de forma simples
2-Aprender por si só (autodesenvolvimento)
3-Aprender a ter autonomia
4-Aprender a fazer escolhas
5-Descobertas espontâneas

Ok, legal, sabendo disso agora vamos supor que você tenha decidido então montar um quarto para o seu filho /sua filha, agora você deve estar se perguntando quando montar o quarto.

 

Quando montar o quarto montessoriano?
Não há regra, você pode montar o quarto a partir de qualquer idade. Você pode montar ainda grávida, mas tenha em mente que só aconselham que coloque o bebê para dormir na caminha no chão depois dos 6 meses, porém desde recém-nascido pode utilizar o quarto para brincar e se desenvolver. Pode montar depois que o bebê já nasceu, pode montar quando o bebê já tiver 6 meses, pode montar quando o bebê deixar de usar o berço (lá pelos 2 anos) ou pode decidir deixar de usar o berço no meio do caminho e montar o quarto, que foi o meu caso, eu montei o quarto Montessori do Eric quando ele tinha uns 11 meses (e que foi quando nos mudamos).

quarto montessoriano de bebe

Quarto Montessoriano de Bebê

quarto montesoriano de crianca

Quarto Montessoriano de Criança

Como montar o quarto montessoriano?
O primeiro passo para a montagem de um quarto infantil é adotar o ponto de vista da criança. Aquilo que ela puder acessar deve ficar ao nível de suas mãos. A mobília do quarto infantil é simples. Não é necessário haver nada muito sofisticado, mesmo! As crianças gostam de ser, muito mais que de ter. (sic Lar Montessori)

Para falar da montagem do quarto, eu prefiro abordar item a item, como fazer com cada um deles e o por quê deles e muitos outros detalhes. Os itens que compõem um quarto montessoriano são basicamente: a cama, o espelho, móveis, a barra, os quadros (ou figuras), o móbile.

1-A Cama
O quarto Montessori não tem berço e sim uma cama ou um colchão no chão, mesmo para os bebês. A cama deve ser baixa para que a criança subir e descer dela sempre quando quiser. Algumas mães colocam o colchão direto no chão, outras preferem colocar em cima de um estrado baixo ou uma camada de borracha para evitar de passar friagem. Mas pode ser usado uma cama bem baixinha que não impeça a criança de se locomover.

Essa cama ou colchão, podem ter qualquer tamanho: tamanho de berço, tamanho de cama de criança, tamanho de cama de solteiro ou tamanho de cama de casal. Tudo vai depender do gosto e/ou do espaço que você tem em casa. Aqui como o quarto do Eric é pequeno, nós optamos por colocar uma cama de solteiro.

No início, alguns pais preferem proteger a cama (ou o colchão) com almofadas em volta para que a criança não caia da cama. Mas com o passar do tempo o ideal é retirar as almofadas par a criança não ficar “presa”. Tenha em mente que ao cair a criança vai aos poucos aprendendo a controlar o seu corpo durante o sono.

Ao lado do colchão você pode colocar um tapete longo para que a criança não pise no chão frio ao acordar. Essa recomendação nada tem a ver com Montessori, tem a ver com conforto da criança. Sendo o piso de madeira ou tiver carpete eu acredito que isso não seja necessário.

cama montessoriana (1) cama montessoriana (2) cama montessoriana (3)

2-O Espelho
Todo quarto Montessori precisa de um espelho, primeiro porque a criança gosta muito do rosto humano, segundo para que ele reconheça o seu próprio rosto no espelho. O espelho vai ajudar na formação da consciência do seu corpo.

O espelho pode ser, de preferência, de acrílico. Mas o espelho de vidro pode ser usado, desde que seja seguro e muito bem preso na parede.

O espelho deve ser sempre baixo, na altura da criança. Para o quarto de bebês, o recomendado é que o espelho fique na horizontal, já que é essa posição que o bebê mais fica durante o dia.

Mas o quarto Montessori cresce junto com o bebê. Uma vez que ele já caminha e não engatinha mais, o espelho deve ser virado para ficar na vertical.

espelho montessoriano (1) espelho montessoriano (2)

3-Os Móveis
Primeiro de tudo você não precisa ter todos esses móveis num quarto montessoriano. Você pode ter um guarda roupas para guardar as roupas e pode ter uma estante de brinquedos por exemplo ou uma estante de livros. Tudo vai depender do espaço, gosto dos pais e da necessidade da criança. Uma criança mais velha, por exemplo, é interessante ter um mesinha e cadeira para que ele brinque, desenho e leia livros.

3.1-As estantes de brinquedos/livros: As estantes devem ser baixas na altura da criança. Os brinquedos devem ficar organizados de forma que fique fácil a visualização. Se tiver muitos brinquedos considere fazer rodízio de brinquedos, escondendo alguns e deixando a disposição apenas uma parte, assim as crianças se interessam novamente por um brinquedo antigo.

estante

3.2-Armários de roupa: O ideal é que a vestimenta fique à altura da criança para que ela aprenda se vestir, mas se isso não for possível você pode deixar apenas uma peças ao alcance do seu filho / sua filha, para dar autonomia e ensiná-lo (a) a fazer escolhas. Os estudiosos sobre Montessori explicam que deixar até 6 opções de roupa para escolha do seu filho / sua filha é uma boa idéia porque aumenta a sensação de bem estar da criança e mais que isso deixa as crianças confusas.

armario de roupa

3.3-A mesinha de estudos: Deve ser baixinha e com a cadeira na altura que a criança consiga sentar e colocar os pés no chão. Pode ser de qualquer material, mas a teoria Montessori dá preferência a madeira do que objetos frios como o plástico. A mesa pode ser pequena, ficar em um canto e comportar apenas uma cadeira, assim não ocupa muito espaço no quarto.

mesa e cadeira

4-A Barra
A barra na parede tem uma única função: ajudar a criança a ficar em pé e andar sem que ela dependa da ajuda dos seus pais.

A barra pode ser uma barra de cortina e deve ser presa a mais ou menos 50cm do chão (pode variar conforme a altura do seu bebê).

Você pode pendurar brinquedos nessa barra para fazer com que a criança tenha interesse de ir até ela para procurar ficar em pé ou até mesmo caminhar. A utilização da barra deve ser ensinada pelos pais quando perceberem que o bebê quer dar os primeiros passos.

a barra

5-Os Quadros ou Figuras
Os quadros são meramente decorativos e devem fazer parte do ambiente infantil, assim como fazem parto do nosso ambiente. Eles devem ficar, como tudo no quarto montessoriano, na altura dos olhos e do alcance das crianças. O quadros devem ser bem “cleans”, sendo somente um objeto em um fundo sem interferência (fundo neutro), como por exemplo, um cachorro em um gramado somente e sem outras informações em volta.

São boas ideias quadros de animais ou fotos de pessoas (da família por exemplo) e de preferência focando no rosto.

Outro detalhe é que os quadros devem começar grandes, quando são bebezinhos e os quadros vão diminuindo e a altura deles subindo conforme a criança for crescendo.

Não use adesivos e estampas berrantes. As imagens devem ser reais, bonitas e sem muitas informações.

A explicação para isso é o mundo já será bastante estimulante, então não precisamos encher o quarto de informações.

quadro 2

6-O Móbile
O móbile não é uma figura obrigatória em um quarto montessoriano, mas é interessante que se coloque um para os primeiros meses do bebê, que como eu disse anteriormente, mesmo ainda não dormindo no quarto, pode se beneficiar do quarto brincando e sendo estimulado.

O objetivo do móbile é desenvolver a atenção e concentração, oferecer uma experiência visual, oferecer informação cinética e educar o senso estético. O móbile montessoriano não é aquele móbile caríssimo de plástico que compramos nas lojas, inclusive os móbiles montessorianos podem ser feitos em casa. O que vai prender atenção do seu bebê vão ser as cores, as formas e o movimento.
o mobile montessoriano



Para finalizar, outros objetos como livros, brinquedos, instrumentos musicais, rádio e/ou materiais sensoriais também podem ter o seu espaço no quarto de forma organizada na estante, mas cuidado porque em um quarto montessoriano, menos é mais. O quarto não pode ter muita coisa, deve ser “clean”.

E claro, lembre-se que tudo deve ser baixo, na altura e no alcance da criança.
Um Bj
Thata

 

Fontes e fotos:
Living Montessori Now 
Lar Montessori
Montessori Para Mamães no Facebook
Peaceful Parenting
The bump
The Baby Sleep Site
DIY Mama
Feeding the soil
Montessori Beginnings
Rising Shining
Belle and Beau
About Home
Educando Crianças
Já Sabia

Dê a sua opinião: