Queda de Cabelo no Pós Parto

13692466_829462407185016_2752506993875668443_n
Isso não é um ninho de pombo, é o meu cabelo que caiu após uma lavagem.

Socorro gente, o meu cabelo não cai, ele se atira. Praticamente um kamikaze! Essa vibe suicida começou quando a Mia fez 3 meses de nascida, hoje com 4 meses a queda de cabelo se intensificou.

Mas Por Que Acontece Essa Queda de Cabelo no Pós Parto?
Durante a gravidez, a gestante produz muitos hormônios e por conta disso o cabelo fica com um aspecto saudável, fica muito bonito. Os fios que antes caíam de 100 a 125 fios por dia, durante a gravidez passam a cair menos.

Quando o bebê nasce acontece uma queda desses hormônios, porque eles voltam ao normal. Então cerca de 3 meses após o parto os cabelo começam a cair.



Não tem nada a ver com estar amamentando. Não tem nada a ver com a anestesia que você tomou. Mulheres que não amamentam e mulheres que não tomaram anestesia também passam por isso. É tudo culpa dos hormônios, principalmente da progesterona.

Além dos hormônios, o que também intensifica a queda é o estresse do parto. Sim, o parto é considerado um evento estressante.

Aí nessa fase você começa a perder cerca de 500 fios de cabelo por dia e a sensação é de que vamos ficar carecas, não é?

Não sei você, mas aqui estou num desespero só! Eu encontro cabelo no ralo, no travesseiro, no sofá, na escova, mas piora muito mesmo nos dias que lavo o cabelo: saem muito quando estou lavando, quando estou penteando e secando com o secador.

Alguns especialistas recomendam, por causa disso, que se tente reduzir a frequência com que se lava os cabelos.

Quanto Tempo Essa Queda de Cabelo Dura?
Essa queda de cabelo vai do terceiro ao sexto mês após o parto. Se o problema continuar depois dos seis meses, o ideal é procurar uma ginecologista e uma dermatologista pois a queda de cabelo pode ter outra causa.

Também devemos ficar de olho no tipo de queda de cabelo pois ela deve ser por igual em toda cabeça, ou seja, se você começar a apresentar entradas, calvície, enfim, buracos em apenas um ponto do couro cabeludo, saiba que isso não é normal. A recomendação é que se procure um médico antes mesmo dos seis meses para fazer um tratamento.

Existe Algo Que Eu Possa Fazer Para Impedir Que o Meu Cabelo Caia?
Infelizmente não. Mas você pode encurtar esse período de queda com tratamentos. Vou deixar aqui algumas dicas que as leitoras me deram de tratamento. Não esqueça de me contar nos comentários o que funcionou contigo. Qualquer dica é bem vinda!

Queda de Cabelo no Pos Parto

  • Pantogar – é uma vitamina que promete diminuir a queda de cabelo
  • Óleo de coco – ajuda a hidratar e assim diminuir a queda (usa-se em todo comprimento antes de lavar o cabelo – depois deve-se lavar normalmente com shampoo e condicionador)
  • Biotina pura – é uma vitamina para evitar a queda
  • Shampoo SOS bomba de vitaminas – foi dica da leitora Juliana Silva (Veja a foto)
  • Nourkrin – é um suplemento alimentar que ganhou até prêmios aqui no Reino Unido. Ele ajuda a segurar a queda e faz crescer cabelos. Têm que procurar o Norkrin Mulher, porque existem vários tipos, inclusive para mais de 45 anos, que foi o que o meu pai tomou.
  • Bepantol líquido (Derma) – assim como o óleo de coco, serve para hidratar o cabelo e segurar um pouco a queda.
  • Óleo de rícino – eu já ouvi muito falar que esse purgante ajuda demais na queda de cabelo. Acho que não custa tentar porque é uma opção bem barata.
  • Exímia Fortalize – é um complexo vitamínico que contém biotina, zinco, ferro, tiamina e outros que promete fortalecer unhas e cabelo e evitar a queda também.

Além dessas coisas também pode ajudar: uma alimentação balanceada com frutas e vegetais, evitar usar secador e chapinha muito quentes, tentar lavar o cabelo o menos possível, evitar estresse, evitar fazer tratamento químicos no cabelo.

São 3 meses nessa agonia, mas vai passar! Força na (falta de) peruca!
Um beijo, Thata

Fonte:
BabyCenter 
Bolsa de Mulher 
Macetes de Mãe 

30 comentários

  1. Ro comentou

    Eu quase fiquei careca, rsrs e recuperei os cabelos usando Pantogar; recomendo.

    1. Daniela respondeu Ro

      Posso tomar pantogar amamentando?

      1. Thata Tagarela respondeu Daniela

        Pode. É vitamina. Super seguro. Bjs

  2. Olá,
    Meu bebê vai fazer 6 meses dia 10/8 e eu estou como vc, meu cabelo não cai ele despenca kkkk
    Sou viciada e uso pra muitas coisas o Bepantol, so que ele não tem me ajudado nessa fase. Alias, nada tem resolvido…..em.agosto vou ao médico para verificar.

  3. Solange comentou

    Ainda com cabelos pelo quarto, travesseiro e etc.. Mas, passei a usar o shampoo SOS Bomba e diminuiu bastante o volume de queda.

    1. Luana respondeu Solange

      Gente me ajude estou entrando em depressão de tanto meu cabelo cai me ajudem pela.mor de Deus.

    1. Thata Tagarela respondeu Anjo da Noite

      Farmácia comum mesmo.

    1. Thata Tagarela respondeu Isabelle Ribeiro

      Não vejo problema nenhum em passar no cabelo.

  4. Geise comentou

    Olá, eu tive BB e ela tem 4 meses e meu cabelo começou a cair quando ela fez 3 meses e agora aumentou um pouco.Fui na dermatologista e ela me passou o exímia Fortalize e estou no final da segundo cartela e ate agora n vi diferença e ela passou um shampoo da vichy melhorou um pouco mais quando eu lavo e que sai mais ne. Vou voltar nela semana que vem e vou comprar o bepantol pq ja usei uma vez no couro e tinha parado minha queda na primeira vez de uso . Será que o eximia so daz efeito depois?!!

  5. Geise comentou

    A sua queda parou?

    1. Thata Tagarela respondeu Geise

      Parou sim, Geise.

  6. Vanessa comentou

    Mulherada trabalho com pantogar! É o único medicamento que faz crescer cabelo!! Ele controla a queda e faz crescer o cabelo!! É super bom! Super seguro em bula tem indicação para pôs parto! Conversem com o dermatologista de vocês!!! Eles às vezes não gostam de indicar pq dizem que caiu na boca do povo e que não precisa de médico para prescrição! Mas precisa sim! Só eles sabem o algoritmo de tratamento correto!! 😘

  7. Giselle comentou

    E não tem problema estar amamentando?

  8. Fernanda comentou

    Meninas a dermatose passou o shampoo da vichy energizante. Um q tem a tampa vermelha e exigia fortalize e o remédio Pant para aplicar 8 borrifadas na raiz dos cabelos. Parou de cair!!!!

  9. Tatiana Araújo Lima comentou

    Meu bebê vai fazer seis meses, meu cabelo começou a cair quando ele tinha 3 meses e meio, acho que da pra fazer uma peruca com o tanto de cabelo que caiu kkkk… Meu cabelo já caia antes da gravidez, quadro engravidei notei que realmente quase não caia (fora que meu cabelo na gravidez ficou lindo, brilhoso, um volume bonito) e agora são tufos e tufos, cabelo no chão da casa, na cama, no bebê kkkk… No banheiro nem se fala mas não tô me estressando não, nem fui atrás de tomar nada pq como é hormonal, não tem falhas a queda é uniforme…tô pensando em cortar curto pq além daqueda ele tá enorme

  10. Jamile Costa comentou

    Olá estou amando as informações!!!
    Adorei pq vc colocou a foto e aqui está igual… So queria saber como usar o bepantol liquido e o oleo de ricino. E também queria saber se nao tem problema o oleo de ricino pra quem amamenta.
    Obrgada desde já…

    1. Thaís Cardoso respondeu Jamile Costa

      Oi Jamile. É só passar no couro cabeludo. Não tem problema nenhum usar amamentando. Bjs

  11. Michelle comentou

    Nossa eu estou desesperada só choro, meu cabelo está caindo de uma forma que eu só consigo pensar que vou ficar careca 😭
    Já fui em dois dermatologista e eles disseram que é assim mesmo é normal cair porém umas caem menos e outras mais, que quanto mais preocupada desesperada eu ficar pior é que aí vou acabar entrando numa queda de cabelo emocional, que eu tenho que ter paciência !!
    Mais é difícil 😞 É desesperador já perdi a metade do meu cabelo . E estou fazendo todo o tratamento que o dermatologista passou

  12. Boa tarde gostaria de saber se o imecap hear quem amamenta pode tomar porque parece que vou ficar careca e o exímia não adiantou para mim.

  13. Cleudy comentou

    Meu cabelo começou a cair qnd minha bebê tinha 3 meses. Ela vai fazer 10 meses agora em julho, e meu cabelo nao pára de cair.

  14. Cleudy comentou

    Meu cabelo começou a cair qnd minha bebê tinha 3 meses. Ela vai fazer 10 meses agora em julho, e meu k nao pára de cair.

  15. Crislaine Martim comentou

    Olá!
    Meu Murilo tem 9 meses, a queda de cabelo começou aos 3 meses, se intensificou aos 6, achei de fato que ficaria careca! Em consulta com minha ginecologista ela me indicou cápsulas pharmaton, tomei durante 1 mês mas não amenizou nem um pouco a queda, então entrei em contato com ela novamente e ela indicou Pantogar, desde então estou tomando, a queda desapareceu e os fios novos estão nascendo a todo vapor! Espero ter ajudado, beijos

  16. Juliana comentou

    Usei Pantogar e não adiantou nada, e ainda por cima tem que tomar 3 vezes ao dia, com a bebê consumindo todo meu tempo, até parece que vou conseguir tomar 3 comprimidos por dia.
    Outra médica me indicou o Exímia Fortalize e foi excelente e o melhor.. funcionou tomando 1 por dia.

  17. Juliana comentou

    Usei Pantogar e não adiantou nada, e ainda por cima tinha que tomar 3 vezes por dia. Até parece que com a bebê consumindo todo meu tempo, vou lembrar de tomar os 3 comprimidos.
    Outra médica me indicou o Exímia Fortalize e foi excelente está melhorando muito, e o melhor, é um por dia só!

  18. Juliana comentou

    O oleo de ticibo pode intoxicar o bebé, nao é recomendado pra gravida e nem pra quem smamenta..

  19. Elizabeth comentou

    Ooi meninas .eu gostaria de saber se posso usar óleo de rícino no meu cabelo mas eu amamento …sera qe faz mal?

Deixe seu comentário!