Refluxo em Bebês – Tudo o Que Você Precisa Saber

Olá Mamães, Vim aqui hoje pra falar de refluxo em bebês e o que resolveu aqui em casa. Vou contar toda a minha experiência para vocês de muitos meses de sofrimento.

Muita gente tem me perguntando sobre refluxo ultimamente e é mais fácil escrever aqui de uma vez só, né? Assim eu espero conseguir ajudar um número maior de pessoas.

bebe golfando refluxo fisiologicoPrimeiro de tudo que você precisa saber é que todo bebê tem refluxo e esse é chamado de refluxo fisiológico. Tudo que é fisiológico é normal. Tudo que é patológico é doença. Então, o que eu estou querendo dizer aqui é: todo bebê dá uma golfada de vez em quando e isso acontece porque o bebê nasce com a válvula que separa o estômago do esôfago imatura e essa válvula imatura não vai conseguir impedir que o leite volte. Nesses casos a criança regurgita e não mostra nenhum desconforto, esse tipo de bebê é chamado de golfador feliz.



Mas se você está aqui é porque está desconfiando que o seu bebê tenha doença do refluxo gastroesofágico (refluxo patológico), certo? Se você está desconfiando que tem alguma coisa de errado em relação a isso, esse texto abaixo é pra você:

Eu sofri demais com refluxo, o Eric teve refluxo grave. Eu tinha que ficar pelo menos 40 minutos com ele reto no colo depois de mamar e antes de eu colocar no berço.

A gastropediatra chegou a cogitar que era alergia a proteína do leite de vaca (APLV).

O Eric mamava no peito e tomava complemento, mas depois que ele largou o peito e ficou só no leite em pó piorou muito. Descobri com 2 meses que ele não ganhava peso e nem crescia. A maior parte do leite que mamava ele vomitava.

O pior da doença do refluxo gastroesofágico (patológico) é a dor que os bebês sentem no esôfago. É a azia que, quando o leite volta misturado com suco gástrico e essa mistura invade o esôfago, provoca dor e queimação no bebê. Por isso é chamado de refluxo gastro-esofágico. Esse suco gástrico causa dor e queimação porque ele é ácido e alguns casos essa dor e queimação podem acabar causando uma esofagite.

O esôfago fica acima do estômago e abaixo da garganta (foto). Então bebês com refluxo estomago e esofago refluxo gastroesofagico caminho do suco gastricooculto, ou seja, que não chegam a colocar o leite pra fora da boca, quando o leite vai até a metade do caminho e volta, também podem sofrer com a dor da azia causada pelo refluxo. E vamos combinar que bebê nenhum merece ficar sentindo dor né? Muito menos correr o risco de ver o seu quadro se transformar em uma esofagite (inflamação do esôfago).

É normal o bebê regurgitar ou golfar um pouco de leite, mas sentir dor não! Se o seu bebê sente dor, peça para o pediatra passar um remédio, não deixe o seu filho com dor. Não importa se ele está ou não ganhando peso! Não importa se ele está ou não vomitando leite! Se for refluxo oculto procure tratamento também.

Como saber se o bebê está sentindo dor por causa do refluxo: Isso é fácil de reconhecer, os sintomas de refluxo mais comuns no bebê, inclusive no refluxo oculto, é que ele choraminga durante e após as mamadas fazendo cara de asco ou dorfica colocando a língua para fora e se joga para trás curvando o corpo e chorando. O bebê pode chegar a rejeitar o peito ou a mamadeira, mesmo estando com fome, por causa da dor.

Mas enfim, essa questão da dor é fácil de resolver. O pediatra vai prescrever Label (Ranitidina) que vai melhorar a dor, mas não vai impedir os vômitos de continuarem.

Usei todos os tipos de remédios (receitados pela pediatra) pro Eric e nada deu certo. Levei o Eric em uma Gastropediatra no RJ especialista em refluxo e ela me disse que os outros remédios não fazem efeito e tem efeitos colaterais terríveis, como o Motilium por exemplo. Já leram a bula desse negócio? Fiquei com pavor do Motilium. Li a bula e resolvi testar mesmo assim, tamanho era o meu desespero e a minha experiência foi péssima. O Digesan não funcionou aqui, nem fez cosquinha. Esses dois que eu falei agora são recomendados para ajudar no esvaziamento do estômago, evitando assim que o leite volte. Também tentamos, para azia, dar o Mylanta que não deu certo, pois deu diarreia no Eric.

OBS: Tudo isso foi receitado pelo médico, que também acompanhou os resultados. Não faça automedicação no seu bebê!

A Gastropediatra chegou a pensar em mudar para o Omeprazol, que tem o mesmo efeito do Label (feito em farmácia de manipulação, pois o Omeprazol em farmácia normal é 10X mais do que os bebes podem tomar). Mas acontece que o Omeprazol pode fazer muito mal e só pode ser tomado por um período curto. O melhor mesmo era o Label e com ele ficamos por longos meses. Depois que começou a tomar Label ele melhorou e ganhou peso. Continuava vomitando muito, mas já não doía mais na hora de mamar.

 

Dicas para ajudar bebês com refluxo:

– Dar de mamar mais vezes por dia: Em intervalos mais curtos entre as mamadas e quantidade menor. É o que melhor funciona e ajudou muito no meu caso. Serve pra bebê de peito quanto para bebê de mamadeira, viu?!

– Usar um travesseiro antirefluxo: É aquele travesseiro inclinado que pode ser usado embaixo do colchão ou em cima do colchão. O negócio é o seu bebê ficar inclinado quando estiver deitado, pois se o leite sair pela boca ele não vai engasgar.

– Manter o bebê em pé no seu colo por pelo menos 40 minutos: Você sempre ouviu falar que é bom deixar o bebê no colo por 20 minutos depois de mamar, antes de botar no berço, certo? Pois bem, o bebê com refluxo precisa de mais tempo. Eu recomendo 40 minutos. Tinha dias que o negócio ficava tão feio que eu deixava uma hora.

Quando ele largou o peito (com 5 meses) eu tinha que trocar a minha blusa 3x por dia. A roupa dele eu trocava 8 x por dia. O chão da minha casa tinha cheiro de vômito. Meu bebê cheirava vômito. O Papai Tagarela chegou a perguntar “Poxa, o nosso filho nunca vai ter cheiro de bebê?”. Não fiquem pensando que o meu marido é fútil, ele é e sempre foi muito preocupado com o nosso filho. Ele sempre me acompanhou nos tratamentos e sempre fez tudo pelo bebê dele.


Tratamento Natural Para a Doença do Refluxo Gastroesofágico:

Então, o que eu acho que ajudou no tratamento do refluxo foi levá-lo para fazer Osteopatia. Ajudou demais, os resultados foram maravilhosos! O Eric precisou de 5 ou 6 sessões (não lembro exatamente quantas foram agora) porque era caso grave, mas geralmente de 3 a 4 sessões resolvem.

lacto pro probiotico para refluxo gastroesofagico em bebesOutra coisa que tentei na mesma época: probióticos. Tenho uma médica de família, a Dra Vânia, que é naturalista. Ela é super a favor do parto normal e apesar de ser Otorrino já fez vários partos. Ela me disse que o bebê que nasce de parto normal engole probióticos da mãe na passagem. O meu nasceu de cesárea, então eu tinha que dar probióticos a ele. Para a minha surpresa os probióticos ajudaram a resolver o refluxo!

Engraçado que a Osteopata que tratou o Eric também falou que se ele tivesse nascido de parto normal não teria passado por isso tudo. Talvez tivesse refluxo, mas um refluxo leve, talvez somente o fisiológico como a maioria dos bebês.

Até hoje ainda dou os probióticos (ele está com 17 meses). Misturo 1 sachet por lata. Quando ele estava com refluxo grave eu misturava dois por lata (na metade da lata eu misturava mais um). Mas bebê de peito também pode tomar (de qualquer forma pergunte antes para o pediatra ou para o gastropediatra, ok?).

Olha, foram longos meses tentando de tudo. Eu chorava muito por causa disso! Até hoje ele às vezes ainda vomita, dá uma golfada, suja a roupa. Mas não são todos os dias, uma vez por semana talvez. Acho que ele tá precisando de uma nova sessão de Osteopatia!

 

Indicação de Especialistas no Rio de Janeiro:

De Osteopata eu indico Adriana Lacombe. Ela atende em Ipanema e o telefone é (21)2227-4016. Na época que ela tratou do Eric, ela estava fazendo um estudo de caso sobre tratamento em bebês com refluxo. Então ela sabe muito sobre o assunto.

De Gastropediatra eu indico Juliana de Nadai, atende na Gávea e o telefone é (21)2239-2329. Ela é especialista em refluxo e é ótima!

OBS: Sintomas editados em 09/02/2015  com a colaboração da Fisioterapeuta Osteopata Adriana Lacombe.

32 Comments:

  1. Olá!
    Onde você encontrou esse probiótico lacto-pró da Qualy SKL?

  2. Thaís, muito grata por esta sua postagem. Ela acaba de clarear muitas coisas para nós. Li em voz alta, dividindo as informações com o santo pai, que mantinha a cria em pé após mamada. A gente chega a ficar mais de 1h com ele nesta posição antes de colocar no bercinho, que tem um lado mais alto que outro (pés mais altos de um lado). Agora é partir para a osteopata! MUITO GRATA mesmo!
    Beijos

    • Thata Tagarela

      Muito feliz de ter ajudado! Todo o trabalho que eu tenho com o blog, de escrever e trazer informações, é pago com comentários que nem o seu. Já fez não só o meu dia como a minha semana. Obrigada e qualquer coisa é só chamar!

  3. Sandra santos

    Sei bem o que isso é… Estou a passar por isso tudo e a minha filha nasceu de parto natural…

  4. Uma dúvida! Vc fala p aumentar o número de mamadas e um intervalo menor entre elas…mas minha filha não aceita que eu tire ela do peito com 30 minutos de mama, por exemplo! Ou seja como fazer para ter maiores números de mamadas em um intervalo menor?

    • Thata Tagarela

      Mas quanto tempo depois ela mama de novo, Tahis? Tudo bem ela ficar um tempão mamando, só não deixe o intervalo entre as mamadas ser muito longo.

  5. Ah…outra coisa que me desespera!!! Ela não suporta a posição vertical p arrotar e sentada ñ sai o arroto! 😕

    • Thata Tagarela

      Aí não tem muito jeito. Mesmo protestando é essencial mantê-la na vertical por pelo menos 20 minutos. Já tentou usar sling?

  6. kathianne gomes teixeira

    oi..tudo bem..eu tenho um bb de quatro meses..ele esta tratando de um refluxo desde os dois meses de idade..ele tomava um label de 15mg..mas o DR.passou agora o de 40mg..o que ue achei foi que dedse então ele fika sem evacuar ate por 5 dias..nossa eu achei muito..mas naum sei se é por causa do label..e tambem notei que ele geme de dia ..fka se expremendo todo…mas o refluxo melhorou muito…ele passou pra ele tomar até completar 5 meses..mas estou preocupada devido o tempo que ele fka sem fazer coco..pois ele só está no peito por enquanto..medico disse para naum dar mais nada…mas como aqui é muito calor eu daou as vezes um pouco de agua..naum muito é claro….gostei muito do que vc disse sobre o tempo depois das mamadas ..pois meu filho..volta o leite as vezes depois de quease uma hora…ele demora muito pra arrotar…obrigada…deus te abencoe…bjs….

  7. Olá Thais, por favor, gostaria de saber um pouco mais sobre sua experiência com o uso de probióticos.
    Ele se deu bem? Houve alguma alteração no funcionamento do intestino dele?
    Por favor, me ajude, estou mto angustiada.
    Obrigada

    • Thata Tagarela

      Alyne, eu adoro probioticos, são sempre bons. Estou usando com a minha filha de 30 dias o Colikids e ela quase não tem cólicas. To adorando o resultado. Eu já usava antes com o meu filho (uso até hoje). Recomendo

  8. Gente sera q é isso q meu bebe tem?Ele ta com 8 meses e desde q nasceu sempre foi sufoco pra mamar,ele deixou o peito com 5 meses e comecei com a formula mais pra dar so ele dormindo e com muinto sufoco fico desesperada ja levei no pediatra mais ele so passou o digesan q nao ajudou em nada ele nao come nada a unica coisa q ele gosta é agua.Nao sei mais o q fazer.

  9. Bruna Grazieli

    Olá, Thata você disse que mistura o lacto-pro na lata de leite, você coloca um sachê na lata de 800 gr ou de 400gr? Estou dando Colikids para meu bebê desde que nasceu e o resultado foi ótimo, agora quero continuar com o lacto-pro.

    • Thata Tagarela

      Oi Bruna, eu fiz isso com o meu filho quando era bebê. Na lata de 400g misturava um só, na de 800 misturava um na parte de cima e outro quando chegava a metade do leite. Com a minha filha, que mama no peito, estou dando colikids e estou amando também! Colica aqui só quando ela fica com cocô preso por mais de 2 dias, fora isso é cólica zero.

      • Oi Thata! Adorei o post, me esclareceu muito! Minha bebê tem 4 meses e ha uma semana passa o dia resmungando, se espremendo, parece que está fazendo força, sabe? Mas achei estranho pois ela não está com prisão nem com a barriguinha estufada. Comecei a pensar em refluxo agora pois o pediatra passou Label gotas 2x/dia pq ela passa o dia se espremendo, resmungando e a noite não consegue dormir, é exaustivo para ela e para mim… Ela fica estudando o peito e enclinando as costas para trás, as vezes se curva toda pra frente tbm.. Parece refluxo? Ela golfa pouco, não chega a ser grande quantidade ou todo o leite que mama e está ganhando peso normalmente, pode ser o tal do refluxo oculto?

        • Thata Tagarela

          Pode ser sim, Jéssica. Mas se tá tomando label, o medicamento vai resolver caso ela sinta dor. beijos

          • Oi, Thais.
            O meu filho tem 2 meses e os sintomas são parecidos com o que a Jéssica citou acima. Fica resmungando a noite toda. Eu fico com ele quase uma hora com ele em pé após as mamadas e ele fica bem, mas é só deita-lo no berço para dormir (com travesseiro anti refluxo) que começa a resmungar e parece que fica engasgado. Então eu o pego novamente e ficamos nessa peleja por horas. Ele está tomando losec mups (omeprazol) há 9 dias. Você disse que esse remédio não pode ser usado por tempo prolongado. Qual seria a razão? Será que o label ajudaria mais? Obrigada!

          • Thata Tagarela

            Gabriela, ouvi dizer (veja, não é nada confirmado, o ideal é perguntar para o pediatra) que omeprazol se usado por longos meses pode dar câncer de estômago. O label e o moeprazol tem o mesmo objativo que é evitar a dor do refluxo. Diferente de outros remédios que esvaziam o estômago. Pode não ser verdade, não fique nervosa com essa informação. Não acredito que médico nenhum passaria esse remédio para um bebê se houvesse riscos. Já tentou osteopatia?

  10. Thaís, muito esclarecedor o texto, a bebê com 3 meses hj tem refluxo e percebi que está piorando, antes não tossia a noite e agora sim, meu outro filho teve tb mas apenas medicação resolveu, com a pequena já fiz osteopatia, acho que precisa de mais sessão. Mas estou com uma dúvida, esse probiótico vc misturava no leite da lata, mas seu filho já estava se alimentando com sucos, papinhas etc? Ou quando vc começou estava apenas no leite?
    Pretendo levar a pequena num gastro, já dou formula AR, domperidona e Label, mas confesso que estou preocupada.
    Ahh eu já fiz a pergunta que seu marido fez no meu primeiro filho, é tão ruim qd tem refluxo que sofremos com os pequenos.
    Obrigada.

    • Thata Tagarela

      Oi Daniele, eu comecei a misturar o probiotico quando ele estava só no leite mesmo. Quando ele começou a comer até melhorou a situação do refluxo, mas o que ajudou mesmo foi a osteopatia. Ele teve que fazer várias sessões. Fez acompanhamento com gastro também.
      Melhoras para o seu filho.
      Bjs

  11. Meu bebê tem 6 meses e está fazendo tratamento contra refluxo oculto, ele não vomita porém geralmente após as mamadas sente uma dor repentina q dura segundos, chega a virar os olhinhos pra cima e chorar de sair lágrimas, o pediatra descartou epilepsia, começou ontem tratamento com ranitidina e plamet, to super preocupada sofro junto com ele nas horas de crise, tbm estou esperando 40 min após mamada com ele em pé, é meu primeiro filho e estou muito preocupada, ele está mamando leite de vaca.

    • Thata Tagarela

      Ingrid, ele está mamando leite de lata próprio para bebês? Já tentou um leite AR (anti refluxo)? Uma avaliação de um gastro pediatra também poderia ajudar. Bjs

  12. Será q tem uma osteopata pediatrica na zona oeste? Todo probiótico ajuda?

  13. Então o meu tbem está com 17 meses,mas o domperidona e o label não tem tido efeito,e qt ao probiótico ele está tomando o leite de soja de caixinha,como eu faria pra dar?

  14. Oi mamãe, li teu post, maravilhoso e olha que já li tanta coisa sobre refluxo.
    Bom minha bebê não foi diagnosticada com refluxo, por pegar peso e não sentir dor e tal, mas… É uma golfadora feliz rsrsrs asempr volta leite, hoje está mais ameno ela está com 3m e tenho fé na melhora, uso label, e todas medidas posturais, mesmo assim é uma caixinha de surpresas, agora tá voltabdo mais queijo sabe acho que está maturando o sistema, mas será que posso comprar os probioticos? Precisa de receita? Coloco na lata? Ela usa Nan AR. e mama peito tbm. Me respondiii. Um beijão.

    • Thata Tagarela

      Oi Alani. QUando volta parecendo queijo é porque voltou leite materno. O leite de lata volta mais líquido. Pode comprar o probiótico sim, não há contraindicação. Eu dou probiotico em gotas (colikids) para a minha bebê desde recém nascida. Não precisa de receita. Um beijo e melhoras para a sua bebê.

  15. Oi mamãe. O colikids tbm é bom pra refluxo? Ou esse que vc disse que dava pro seu filho é melhor?? Meu bebê tem 2 meses e meio, ele não sofre tanto com cólicas, só gases q ele tem um pouco, mas o problema dele mesmo é o refluxo. Qual seria melhor? O colikids ou esse lacto-pró?

    • Thata Tagarela

      Flávia, vou ser bem sincera. Eu não testei o colikids para refluxo, então não sei. Mas adoooro o colikids, eu usei com as colicas da Mia e ela quase não teve cólicas. Se você não encontrar esse em pó testa o colikids.

  16. Olá! Vc chegou a dar fórmula anti regurgitamento para seu bebê, as famosas AR?

    • Thata Tagarela

      Dei sim Carolina. Resolveu um pouco. Mas li na época que essas fórmulas não são recomendadas para bebês de até 3 meses porque têm uma “cola” que não faz bem para o estômago (desculpa, não lembro direito a explicação).

  17. Meu bebe sofre de refluxo oculto, e ele tbm eh APLV, então ele toma leite especial e faz u uso do Label, meu bebe tinha de 10 a 12 refluxos por dia, e muito choro pois quimava ele por dentro, deps que comecei usar o Label, passou a ter de 2 a 3 por dia e tem dias que nem tem !!! Melhorou mto, mas tudo com o acompanhamento da Gastro pediadra dele !!!

Dê a sua opinião: