Alimentação Complementar: Perguntas e Respostas

Dicas Sobre Introducao da Alimentacao ComplementarApós o texto das nutricionistas infantis Priscila e Anna Carolina, sobre Introdução da Alimentação Complementar, bem explicadinho, surgiram algumas dúvidas das mamães que estão nessa fase, então hoje elas vieram aqui responder todas as perguntas sobre esse tema.

1- Thaily Pacheco

Pergunta: Uau, parabéns pelo post. Eu estava mesmo precisando saber sobre esse assunto pois meu bebê vai fazer 4 meses e já quero me preparar. Bom, tenho uma dúvida, existem adeptos de um técnica chamada Baby Led Weaning que ao invés de fazer a introdução dos primeiros alimentos com papinhas, fazem com alimentos sólidos e deixando o bebê mais independente já que ele mesmo leva o alimento a boca. Gostaria de saber o que vocês acham sobre isso, e também sobre as papinhas prontas que são vendidas nos mercados e farmácias.
Obrigada!



Resposta: Thaily Pacheco, nosso próximo texto no Blog Mamãe Tagarela será sobre Baby Led Weaning (BLW) e esclareceremos como o método surgiu e suas diretrizes. Na nossa opinião a introdução alimentar deve conter todos os grupos de alimentos desde o início, sem liquidificar e/ou peneirar para que a criança possa sentir a textura, utilizando seus utensílios ou a própria mão, participando de forma ativa desse processo. Quanto as papas industrializadas, sabe-se que existem no mercado algumas isentas de conservantes e corantes. No entanto, devemos sempre priorizar a alimentação mais natural, que não sofra qualquer processamento. Além disso, ao consumir essas papas, a criança não visualiza os alimentos contidos ali.

 

2- Ligiane Delevati

Pergunta: Água deve ser oferecida na mamadeira ou no copo? A partir do momento que inicio a introdução das frutas já devo oferecer a água?

Resposta: Ligiane Delevati, qualquer líquido deve ser oferecido no copo. Assim que a criança inicia a alimentação complementar, mesmo que só esteja consumindo as frutas, ela deve consumir água.

 

3- Thaís Helena Navarro

Pergunta: Inicia a fruta e papa salgada juntos? Tudo já no primeiro dia?

Resposta: Thaís Helena, não existem regras rigorosas para a introdução dos novos alimentos. O ideal é avaliar cada caso, porém como a criança geralmente tem preferência pelo sabor doce, algumas vezes iniciamos com um alimento de algum grupo alimentar no almoço e à tarde já pedimos para oferecer uma fruta também. No dia seguinte, já teria a outra fruta da manhã e ao longo da semana, pedimos para introduzir os outros grupos alimentares no almoço. É sempre bom ter um acompanhamento nutricional individualizado no momento da introdução alimentar.

 

4- Clara Sepulveda

Pergunta: Olá! Tenho um bebê de 4 meses e meio, ainda ao seio. Ele toma uma mamadeira com fórmula à noite, para dormir melhor, já que acordava a cada duas horas. Qual o momento ideal para introduzir sucos e frutas?

Resposta: Clara Sepulveda, a recomendação para a introdução da alimentação complementar é aos seis meses de idade.

 

5- Helen Gonçalves

Pergunta: Olá, meu bebê fez 6 meses e segui com amamentação exclusiva até aqui, comecei papinha amassada com garfo e ele vomita demais, tem nojo… mesmo dando na mão ele tem nojo. Não é indicado liquidificador e nem peneira, então o que fazer?

Resposta: Helen Gonçalves, o ideal é procurar um acompanhamento nutricional individualizado para seu filho, já que muitos fatores podem estar envolvidos nessa situação. No entanto, deve continuar insistindo na oferta dos alimentos sem forçar, lembre-se que tudo é novidade. Tente não passar ansiedade ou preocupação para ele,  pois ele sente.

 

6- Ana Claudia Chaves Lira

Pergunta: O meu tem 4 meses e ainda amamento exclusivo, a duvida é, com quais alimentos que posso começar, como monto um cardápio pra ele? E como intercalo com as mamadas no peito?

Resposta: Ana Claudia, existem orientações gerais para a introdução da alimentação complementar, mas todas adaptadas a cada criança e à sua rotina. O cardápio é sempre elaborado de forma individualizada após uma anamnese detalhada sobre alimentação e história clínica. Procure um profissional capacitado para o acompanhamento dessa nova fase.

 

7- Nany Falqueto Amorim

Pergunta: Gostaria de saber se elas tem uma listinha com opções de cardápio pra dar para bebês que já almoçam e jantam, meu baby tem 7 meses e começou a jantar esse mês.
Gostaria de saber também com que idade deve-se incluir peixes na dieta dos babies e quais os melhores peixes para eles.

Resposta: Nany Falqueto, não existem cardápios prontos, já que sempre elaboramos de acordo com a realidade de cada criança e de sua família, além de seu estado nutricional. Quanto a introdução de peixes, o Ministério da Saúde recomenda desde os seis meses de vida, ficando sempre atento a casos de alergia na família. Atentar-se apenas aos peixes com espinhas.

 

8- Dayanne Nascimento

Pergunta: Meu bebê tem 5 meses e mama em livre demanda. No fim do mês completa 6 meses e quero fazer a introdução alimentar através do BLW. Gostaria de saber algumas dicas de alimentos para iniciar com esse método.

Resposta: Dayanne Nascimento, a próxima postagem no Blog Mamãe Tagarela será sobre esse método de introdução alimentar.

 

9- Lidiane Dutra

Pergunta: Minha bebê mama leite materno em livre demanda, portanto volto a trabalhar em período integral quando ela tiver 4 meses, sendo que estarei com ela no horário de almoço. Como podemos fazer com a alimentação?

Resposta: Lidiane Dutra, o ideal seria que tivéssemos direito a licença maternidade até os seis meses de vida de nossos filhos, certo? Procure uma profissional capacitada para que possa avaliar a sua rotina detalhadamente e te dar orientações eficientes e que garantam a saúde da sua filha. Nesses casos, a primeira opção geralmente é a ordenha do leite com seu armazenamento apropriado.

 

10- Gabriel Pessoa

Pergunta: Gostaria de saber por que algumas nutricionistas não recomendam dar suco para os bebês até 1 ano. Parabéns pelo texto.



Resposta: Gabriel Pessoa, quanto mais processos os alimentos sofrem mais perdas acontecem. As refeições espessas e consistentes possuem maior densidade calórica e favorecem o ganho de peso adequado da criança, então quando fazemos um suco de alguma fruta, perdemos fibras e nutrientes. Além disso, as pessoas tendem a adicionar açúcar ou oferecer sucos industrializados. A ingestão de suco deve ser limitada e quando realizada apenas em pequena quantidade após o almoço para melhorar a absorção do ferro.

 

priscila e anna nutriped nutricionistas infantil no mamae tagarelaPriscila La Marca Pedrosa e Anna Carolina Ghedini escrevem artigos para o Mamãe Tagarela.

Priscila e Anna Carolina são nutricionistas nas áreas infantil e gestacional.

Conheça a página delas, NutriPed, no Facebook.

Um Comentário:

  1. Gostei sim , qero tirar uma duvida cruel meu filho tem problema de engasgar mas eu vejo que ele tem preguiça mastigação, ele q engolir tudo rápido ai me deixa preocupada, ele mastiga pão bolacha maca , mas na hora de comer comida acontece isso. Me ajuda o q eu faco ele já tem dois ano seis meses

Dê a sua opinião: