Sentar Com as Pernas em W é Perigoso Para Seu Filho

Crianças sentadas com as pernas em W e seus perigosSentar-se com as pernas em W é algo bastante comum entre crianças de várias idades. O bumbum encosta no chão, os joelhos ficam flexionados e as pernas um pouco abertas com os calcanhares apontando para cima. Chama-se de posição W porque a posição das pernas lembra o formato da letra W. É uma posição que as crianças gostam, porque se sentem seguras e mais equilibradas. Mas se algum dia você vir o seu filho se sentando nessa posição, não deixe! Hoje vamos explicar por que a posição W é tão perigosa e todos os riscos que ela traz para crianças.

Por que se sentar com as pernas em W é prejudicial?

  • A criança pode desenvolver problemas ortopédicos;
  • Atrapalha o desenvolvimento muscular;
  • Prejudica o desenvolvimento e o crescimento;
  • Retarda o desenvolvimento do controle postural;
  • Retarda o desenvolvimento de habilidades motoras finas e de coordenação;
  • Retarda o desenvolvimento do equilíbrio necessário para a criança aprender a andar;
  • Pode causar lesões em tendões e articulações das pernas e pés;
  • Pode causar lesões na coluna vertebral;
  • Restringe os movimentos da parte superior do corpo, fazendo com que o torso não se fortaleça devidamente;
  • Pode causar dores nos quadris, joelhos e pés;
  • Pode causar problemas nos glúteos;
  • Aumenta a incidência de pés chatos;
  • Encurtamento de tendões;
  • Pode gerar efeitos prejudiciais para o resto da vida.




Sentar em W é perigoso

As razões acima já são mais do que suficientes para nos darmos conta do quanto a posição W é perigosa. Nós queremos que nossos filhos cresçam e se desenvolvam da melhor forma possível, não é mesmo? Se a criança se senta regularmente com as pernas em W, isso vai atrapalhar o seu desenvolvimento. Além disso, ela coloca um estresse desnecessário em algumas partes do corpo, como os músculos abdutores, panturrilhas e rotadores internos.

É verdade que cada criança tem seu tempo para se desenvolver e algumas podem adotar maneiras diferentes de se locomover. Muitos bebês começam a engatinhar para trás, outros aprendem a se locomover arrastando o bumbum no chão. Nosso filho mais velho engatinhava tortinho, deixando uma perna meio que arrastando para trás. Cada criança tem o seu jeito. Mas quando estamos falando de se sentar, a posição W deve ser sempre desencorajada pelos pais ou cuidadores. Às vezes podemos não reparar, a posição às vezes é sutil, por isso fica o alerta. Depois de ver essas fotos, com certeza você vai notar algumas crianças se sentando assim.

 

Como corrigir uma criança que se senta com as pernas em W?

  • Mostre diferentes posições para se sentar: com as pernas cruzadas, ou esticadas para frente, ou sentar-se de lado por exemplo;
  • Converse com ela, explicando de forma simples que se sentar daquela maneira pode fazer com que ele se machuque;
  • Seja consistente em sua comunicação, mas mantendo a paciência;
  • Invista em uma mesinha e cadeirinha infantis para estimular outras posições;
  • Invista em um pufe para a criança se sentar de forma confortável.

Mais crianças sentadas com as pernas em W

Então, se o seu filho se senta na posição W, corrija-o e ensine-o a sentar de uma maneira que não ofereça riscos à sua saúde. Ensinar seus filhos a se sentarem de outra forma não deverá ser muito difícil, especialmente se você estiver atenta a isso quando ele começar a se sentar. Há muitas maneiras mais confortáveis de se sentar, que não trazem os perigos da posição W. O importante é encontrar uma posição confortável que permita que a criança se mova facilmente. Assim, seus músculos e seu equilíbrio poderão se desenvolver sem problema nenhum. Não deixe que seus filhos se acostumem a sentar de forma incorreta. Uma vez que se torna um hábito, fica bem mais difícil de mudar.

Importante: se você observar que a criança tem dificuldade de manter qualquer outra posição sentada que não seja em W, converse com um pediatra ou fisioterapeuta. Mas se o seu filho usa uma variedade de posições para se sentar e ficar alguns momentos com as pernas em W, isso não é motivo para preocupação. O importante é a criança variar bem as posições, para que possa desenvolver bem suas habilidades e fortalecer sua musculatura. Mas nunca deixe que ela fique por muito tempo sentado em W.

 

Fica a dica:

Sentar-se em W pode afetar músculos, tendões e articulações. Não é frescura, é fato! Então antes que você diga “meu filho sentou assim a vida toda e nunca teve problema” (é semelhante a dizer “sempre ando sem cinto de segurança no carro e nunca tive problemas”) lembre-se: não é porque não aconteceu com você ou com alguém que você conhece que significa que essa seja uma posição segura para todo mundo. Não são todas as pessoas que vão desenvolver problemas sérios, mas o uso da posição W aumenta consideravelmente os riscos de problemas.

Veja mais fotos de crianças se sentando em W:

Pernas na posição W Sentar com as pernas em W




O Penfield Children’s Center criou um vídeo explicativo sobre o assunto, veja abaixo (em inglês).

Compartilhe essa informação com quem é importante para você!

Fontes:
Revista Por Que No Se Me Ocurrio Antes
David Wolfe
Penfield Children’s Center
The Inspired Treehouse

Um Comentário:

  1. Que estranho ser tão prejudicial assim! Baseado em que tiraram essas conclusões? Não vi embasamento nem mesmo no vídeo, portanto, não acredito fazer tão mal assim.

Dê a sua opinião: