Sling X Canguru X Canguru Ergonômico – Qual é Melhor?

Olá mamãe, eu, Thata, sou fisioterapeuta e estou sempre aconselhando outras mães em relação à compra do carregador ergonômico ideal para os bebês.

Venho hoje então fazer uma análise e mostrar para você as particularidades de cada um deles.

A primeira questão dos carregadores (e mais discutida) é o posicionamento das pernas. É importante não usar um canguru normal nunca, por deixar as pernas do bebê penduradas. As pernas dos bebês devem ficar em posição de rã, ou seja, pernas abertas ao lado da cintura da mãe, quadril flexionado, um ângulo de 90 graus na parte de baixo do joelho (ou algo bem perto disso).



Veja a imagem abaixo: do lado esquerdo temos o canguru comum e do lado direito o canguru ergonômico.

canguru ergonomico (2)

Por isso é tão falado por aí que não se pode usar um canguru que não seja ergonômico. Um canguru ergonômico tem a parte do bumbum do bebê mais larga que é para fazer com que as pernas fiquem suspensas.

Isso é importante para evitar futuros danos ao quadril e às partes íntimas, por ser o lugar de apoio que sofre pressão.

Mas e aí você já comprou um canguru normal ou pegou emprestado com uma amiga. Foi dinheiro jogado fora? Não, calma que tem um jeito de transformar o seu canguru normal em um canguru ergonômico!

Dá uma olhada nessa imagem como fazer isso usando um pano grande (ou sling):

como transformar um canguru comum em um canguru ergonomico

Viram como essa mãe usou um pano para suspender as pernas do bebê? Não é difícil de fazer! Mas para quem ainda não entendeu como faz tem esse vídeo também:

Ok Legal, agora sabemos reconhecer o que faz mal e o que não faz mal para as perninhas do bebê, então vamos falar da coluna do bebê. Observando a foto abaixo conseguimos ver com clareza que o bebê não vem ao mundo com uma coluna ereta como os adultos. A coluna do bebê é em C e vai “abrindo” conforme vão se passando os meses (veja a foto).

carregadores e o desenvolvimento da coluna do bebe

É muito importante respeitar o desenvolvimento da coluna do bebê também, então os cangurus não devem ser usados (de jeito nenhum ou nunquinha?) nos primeiros 0-3 meses, que além da coluna ainda não estar preparada, o bebê ainda é muito molinho. O ideal mesmo é usar o canguru ergonômico a partir dos 5/6 meses, quando o bebê já tem a coluna preparada para sentar, ou seja, ele estará preparado para sentar no canguru também.

Nisso entra o sling. Eu recomendo o wrap sling, foi o que eu usei bastante com o Eric. Porque o wrap você pode usar desde recém nascido, pois é pano e o bebê se molda ao pano, a coluna do bebê é respeitada.

Eu tenho um texto muito legal falando do wrap sling, das vantagens e como usar.

Mas você não é fã de pano e quer usar canguru mesmo assim? Eu particularmente recomendo o Ergo Baby. Para mim ele é o melhor tipo de canguru que tem e tenta ao máximo respeitar a fisiologia do bebê. O infant insert que eles têm é para ajudar nessa questão da coluna, como eu disse antes. Dêem uma olhada na foto abaixo:

ergobaby infant insert respeitando a fisionomia e a coluna do bebe

O infant insert pode ser usado a partir de 5,5kgs, sendo usado até 4 meses. A partir daí usa um travesseiro para apoiar o bumbum até os 6 meses.

Ainda acho o wrap sling o ideal, mas caso você queira mesmo assim comprar um canguru eu recomendo esse (não estou ganhando nada para falar isso, ok?).

Devemos preservar a coluna do bebê usando um carregador ergonômico, que pode ser um sling ou um canguru ergonômico (nunca canguru normal onde as pernas ficam penduradas). Mas o ideal mesmo para a coluna é o sling.

Fonte: Sling-se

2 Comments:

  1. Olá, adorei seu relato. Tenho um sling e o mei tai. Posso usar com ele de frente? Ou nenhum ergonômico? Grata.

Dê a sua opinião: