Soneca Diurna de Bebês e Crianças – Especialista em Sono

Por Lígia Coimbra – consultora e especialista em sono:


Oi minha amiga! Saudade de estar aqui conversando com você sobre a soneca diurna e o sono do seu bebê e da sua criança. Hoje, o nosso aqui será sobre soneca diurna:
Quantas sonecas são necessárias em cada fase?
Sonecas são amigas ou inimigas do sono noturno?
Precisam ter hora marcada?
Quanto tempo elas devem durar?
Quando os bebês começam a perder sonecas?
Qual é afinal o papel das sonecas para os bebês?

Se você gostaria de saber mais, bora aqui comigo:
Bom, para que servem as sonecas afinal?
Segundo a ciência, as sonecas são momentos em que o cérebro do bebê faz uma pausa mas não é para descansar, como muitos imaginam, mas para aprender!
Sim é isso mesmo, ele faz essas pausas para ir memorizando e registrando os estímulos e novidades que vem conhecendo. Como são muitas informações, e o bebê não tem maturidade neurológica para absorver tudo de uma vez só, ele precisa desses momentos para que consiga “dar conta “ de tudo o que está vendo, ouvindo, vivenciando e aprendendo.
O papel do sono no desenvolvimento cognitvo das crianças já é bastante conhecido, e tem sido alvo de muitos muitos estudos. Esse estudo aqui traz mais especificamente a importância das sonecas no desenvolvimento da memória e da linguagem nos bebês de 8 a 20 meses.
Esse outro estudo aqui mostrou a maior eficiência no aprendizado e memorização de tarefas executadas antes das sonecas.
Agora na prática, minha querida e cansada companheira, só uma mamãe sabe do que uma soneca é capaz! E também conhecemos o “lado b” dessa história: como um bebê fica vencido e azedinho quando não faz as suas sonequinhas direito. Nada está com para ele!
É uma reclamação, um desconforto, e tudo é motivo de chororô e “briga”.



Certo … mas qual é a medida “ideal”?
Vamos lá:
– de 0 a 3 meses completos:
Não existe uma “separação” sono do dia e sono noturno. É tudo uma coisa só. O bebê não tem a percepção dia/noite. Dorme de 14 até 18 horas por dia, mamando ainda bem picadinho, e fazendo bloquinhos em fica bem pouco tempo acordado. Nessa fase é bastante comum eles “trocarem o dia pela noite”, para o desespero e cansaço extremo das famílias.
E conforme vão crescendo, e se aproximando mais do 4° mês, já conseguimos definir melhor o que é sono noturno e o que são sonecas diurnas, e a necessidade da soneca diurna vai diminuindo conforme os bebês vão crescendo.
Eles vão conseguindo ficar mais tempo acordados durante o dia.

– de 4 a 5 meses:
Nessa fase o bebê ainda precisaria de umas 4 sonecas, tendendo a 3 por dia. Mais importante que o número delas é a soma de horas em si. É como se fosse uma conta mesmo:
3-4 horas de soneca diurna e 10-11h de sono noturno.
E assim eles seguem até o 8° mês,

-8° mês:
É quando perdem mais 30-60 minutos de soneca diurna, chegando a 2:30h no total.

-9° mês até 13-15 meses:
Eles seguem assim: 10 h de sono noturno e 2:30h de soneca diurna até que perdem mais 30-60 minutos e ficam somente com 1:30h a 2:00 h de sonecas no total.

Até que idade as crianças fazem as sonecas?
Até que precisem delas! Em média até 3-5 anos. Depende muito da criança, dos seus hábitos, rotina e do seu sono noturno.

Certo Lígia, essa é a conta… mas precisa ser assim?
Não minha amiga, o seu bebê pode fazer mais sonecas do que isso ou menos também, o que você precisa ter em mente é:
Soneca não consegue substituir o sono noturno: existem muitas funções orgânicas, biológicas, químicas e hormonais que são de fundamental importância para a saúde do seu bebê que só acontecem no sono noturno.
Então, se as sonecas estiverem atrapalhando o sono noturno elas precisam ser “reguladas e ajustadas”. Normalmente isso requer um pente fino da rotina e vários pequenos ajustes aí…
Se o seu bebê fizer 10-11h de sono noturno (e a partir do 13-15° meses de 9 a 10h), e ainda assim “extrapolar” nessa conta das sonecas, está tudo bem! O que eu não é recomendado é a troca de um pelo outro. Soneca não substitui o sono noturno, ok?

Fique atenta as seguintes ciladas:
-O sono noturno dos bebês a partir do 4° mês completo acaba no máximo, 7-7:30h da manhã e TUDO o que ele dormir a partir de então, é SONECA!
-Sonecas com mais de 1:30h a partir do 4°mês também são inimigas do sono noturno.
-Sonecas após as 17:00 h são capazes de roubar 2-3 horas do sono noturno do bebê… cuidado!
-Deve ser considerado “sono noturno” tudo o que o bebê dorme a partir das 19:00h, ou seja: nada de sonecas nesse horário!

Uma dúvida que muitas alunas minha têm é: as sonecas precisam ter hora certa para acontecer?
NÃO PRECISAM. Sabe por quê? Eu costumo entender as sonecas como coringas dentro da rotina e então podemos usá-las como o bebê precisar!
E precisamos estar cientes e atentas que os nossos bebês mudam seus padrões alimentares e de sono muito frequentemente e, se engessamos muito a rotina deles, não conseguimos perceber que eles amadureceram, que precisam de menos sonecas , ou que as sonecas estão mais curtas mesmo e … tudo bem!

Dicas para você:
– Observe e respeite os sinais de sono do seu bebê e ofereça para ele a oportunidade de fazer a soneca diurna.
– Escureça e silencie o ambiente. Não se preocupe com aquele mito que ele “vai trocar o dia pela noite”. Isso não acontece.
– O Whitenoise é um recurso excelente para bloquear ruídos externos e ajudar o bebê a fazer um soninho de qualidade. Para saber mais sobre esse assunto clica aqui e leia um post super completo que escrevi lá no meu blog.
-Acorde seu bebê se a soneca já tiver completado 1:30h. Com delicadeza, carinho, mas acorde!
-As sonecas, a partir do 4° mês completo de vida não precisam mais ser grandes, de no mínimo 45 min para completar um ciclo de sono… Se forem melhor! Mas se o seu bebê é um reloginho e acorda bem, refeito em 30 minutos… Não fica insistindo não! Deixa ele acordar.
-Não fique mais do que 20 minutos insistindo para fazer seu bebê adormecer numa soneca. Isso é extremamente desgastante para vocês dois. Saia do quarto com ele e vida que segue! Ele pode estar perdendo a soneca diurna e você não notou isso ainda. Nos períodos de transição, eles ainda sentem sono mas não conseguem mais dormir naquele horário.

Agora lembra minha amiga, que a rotina do seu bebê é um castelo de cartas de 1000 peças!
Normalmente um pequeno ajuste aqui ou ali, reflete na rotina como um todo: sono noturno, sonecas, alimentação, mamadas, atividades… Esse é o segredo!
Muitas vezes para termos um resultado no sono noturno, por exemplo, precisamos ajustar VARIAS peças dessa rotina como um todo.
Observe o seu bebê e respeite a natureza. Essa é, na minha opinião, a melhor maneira decriar uma rotina e hábitos saudáveis para o seu bebê.
Não precisa complicar muito não… aliás… já é bem desafiador não é?

Se precisar da minha ajuda de perto aí, com a rotina e sono do seu bebê, farei com todo amor e carinho do mundo. Mais informações pelo whats do suporte: 14-99125-1250.
A gente vai de encontrando nas redes sociais!
Todas as 3°f faço aulas ao vivo! Traga as suas dúvidas!
Para receber meu conteúdo gratuito, através de mensagem inbox no Facebook,
é só clicar aqui:



ligia coimbra

 

Lígia Coimbra é especialista em sonos de bebês e crianças.

Visite o blog da Lígia: “Mães Comadres”,
A página no Facebook “Mães Comadres”,
Canal do Youtube e Instagram.
E conheça também o “Recém-Mamãe Sono”– muito mais que uma consultoria.

Deixe seu comentário!