Sutiã de Amamentação: Dicas de Como Escolher o Seu

Sutia de Amamentacao Dicas de Como Escolher o SeuA data provável do nascimento está chegando e pode ter certeza que a maioria das mulheres estará com uma lista de compras de apetrechos nas mãos. O sutiã de amamentação é um dos que aparece no topo e daqueles que despertam muitas dúvidas. Apesar de não ser indispensável, muitas mulheres optam por usá-lo e acreditam ser um grande facilitador.

Fiz uma lista dos pontos que considero mais importantes para a mulher que decidiu adquirir um:

1 – O Momento Ideal Para Adquirir os Seus
Se puder, espere as ultimas semanas de gravidez para comprar. Se os modelos escolhidos não tiverem uma quantidade boa de regulagens tanto no bojo quanto na largura e alças, vale a pena comprar poucas peças e voltar a adquiri-las quando a amamentação estiver estabelecida e o tamanho das mamas, menor (passado o inchaço da descida do leite e com o ajuste da demanda) .



2 – Escolha O Tamanho Correto
No mercado brasileiro hoje, existem inúmeras marcas de sutiã e, acredite, nem sempre elas seguem um padrão quanto ao tamanho e numeração. Por isso, aconselho a sempre experimentar os modelos nas lojas físicas, e quando não for possível, ter à mão fita métrica para medir e comparar com as indicações do fabricante, no caso das compras online.

O sutiã deve garantir sustentação, ser confortável e se possível comportar alguma variação de tamanho, principalmente no bojo.

Para a faixa das costas procure por modelos que possuam uma faixa larga e com pelo menos 3 tamanhos de regulagem .

3 – Opte Por Modelos Com Um Bom Ajuste
Um sutiã adequado não deve beliscar ou apertar os seios de nenhuma forma e deve possuir uma boa cobertura, tanto na frente quanto dos lados.

A faixa das costas deve ficar reta, alinhada com a faixa que fica abaixo dos seios e aberta. Não deve ficar enrolando ou subindo em direção aos ombros.

As alças devem ser reguláveis e confortáveis aos ombros, sem apertarem muito a pele ou ficarem frouxas, caindo em direção ao braço. Se possível, escolha alças mais largas que dão mais conforto e sustentação.

Um sutiã muito apertado pode ocasionar problemas de fluxo, entupimento de dutos e até outras complicações mais graves. Na contramão, um sutiã muito frouxo não irá fornecer apoio suficiente aos seios e pode causar desconforto e dores nos seios e nas costas.

Saiba quais são os 19 mitos sobre amamentação.

 

4 – Escolha o Tipo de Bojo Mais Adequado
Sutiãs com bojo maleável são os ideais. Se você deseja utilizar o de bojo com aro, fique atenta aos sinais para interromper seu uso caso algo não vá bem. Se puder, somente utilize este tipo de sutiã apenas em alguns momentos e não durante todo o dia. Se o sutiã estiver bem ajustado e você não tiver problemas, ele pode ser utilizado durante o dia normalmente. Mas nunca o utilize o sutiã com aro para dormir.

A razão para essas observações é que o sutiã de aro precisa de ainda mais cuidados relacionados ao ajuste, podendo aumentar a chance de alguma intercorrência como dutos entupidos e infecções.

Caso alguma destas intercorrências ocorra, reavalie o tamanho do seu sutiã e o seu ajuste, ou retorne para o modelo de bojo maleável.

Idealmente, o tecido do bojo deve ser 100% algodão para permitir uma melhor ventilação do local. Quanto à forma, pode ser do tipo tradicional removível, que se desprende do gancho localizado na alça, mas também pode ser de qualquer outro tipo que facilite a abertura (com apenas uma mão) sem amassar ou deformar as mamas.

Isso quer dizer que sutiãs cujo bojo maleável desliza facilmente para cima ou laterais, sem marcar ou apertar, também podem ser utilizado sem problemas.

Para as mães que utilizam muito a bomba tira-leite, há ainda a opção de sutiãs cujo bojo têm abertura para encaixe da bomba permitindo que a ordenha seja feita com as mãos livres.

Gostou das dicas? Lembrou de alguma e gostaria de compartilhar? Escreva pra gente nos comentários!

 

camilla mendes consultora em amamentacao rio de janeiro

Camilla Mendes é Consultora em Amamentação e Educadora Perinatal e atua na cidade do Rio de  Janeiro.
Tel: 21 99688-3111 (what’s app)
E-mail: moira.consultoria@gmail.com
Facebook Moira Consultoria em Amamentação e Educação Perinatal

Dê a sua opinião: