Tampão Mucoso – O Que É e Para Que Serve

tampao mucoso foto de capa mamae tagarelaO que é?
O tampão mucoso é uma “rolha” que serve para fechar o colo do útero para proteger contra infecções e bactérias. É importante para fazer uma barreira protetora e com essa proteção o bebê se desenvolve bem durante toda a gravidez.

Como identificar?
É parecido com um muco, como se fosse uma gosma. Ele pode ser clarinho como um catarro ou pode ter a aparência rosada, avermelhada ou amarronzada se você estiver perto de entrar em trabalho de parto.

Quando e como ele sai?
Ele pode sair em qualquer momento da gravidez, mas geralmente sai de 3 semanas até algumas poucas horas antes de entrar em trabalho de parto. Algumas mães relatam que perderam o tampão mucoso quando já estavam em trabalho de parto.



Algumas mulheres só notam uma secreção vaginal mais volumosa com alguns traços de sangue. Todas as mulheres vão perder o tampão mucoso mas nem todas vão perceber essa perda. Quando alguma mãe te falar que nunca perdeu tampão nenhum é porque esse desprendimento do tampão mucoso foi tão lendo e gradual que ela nem percebeu, pois algumas mulheres perdem várias vezes em pequenos pedaços. Em alguns casos o tampão mucoso pode se regenerar e sair novamente depois.

Se o tampão mucoso se desprendeu é porque ocorreu uma baixa hormonal e o seu corpo está se preparando para o trabalho de parto, o que significa que o seu colo do útero se dilatou e ficou mais fino. A maioria das mulheres não perde o tampão mucoso de uma vez só, ele vai saindo aos poucos em pequenos pedaços, o que leva dias ou semanas. Quando o tampão mucoso vai saindo a secreção vaginal aumenta bastante.

tampao mucoso

Quando procurar um médico?
Se o tampão mucoso parecer normal, em quantidade normal e com a coloração normal (igual da foto), está tudo bem. Mas se estiver muito vermelho ou em grandes quantidades (duas colheres de sopa ou mais) você deve se encaminhar para a emergência do hospital, pois pode ser sinal de placenta previa ou deslocamento prematuro da placenta.

Você deve se encaminhar para a emergência hospitalar imediatamente se o tampão mucoso sair antes das 36 semanas de gravidez.

Tirando essas duas situações você não precisa se preocupar quando perder o seu tampão mucoso, pois é fisiológico e faz parte do processo da gravidez.

Fonte:
American Pregnancy Association
Trocando Fraldas
Baby center 

Dê a sua opinião: