Teoria da Extero-Gestação (0 a 3 Meses do Bebê)

Teoria da Extero-Gestacao 0 a 3 Meses do BebeTaí uma coisa que ao meu ver toda mãe de primeira viagem deveria saber: a teoria da extero-gestação.

O que é?
O bebê humano, diferente do bebê de outros mamíferos, nasce sem estar 100% preparado para nascer. Mas ele nasce mesmo assim porque senão o cérebro não passaria na vagina da mãe. O ideal para o bebê humano seriam 12 meses de gestação, aí sim ele nasceria 100% pronto para vir ao mundo.

Isso significa que o bebê quando vem ao mundo, aos 9 meses de gestação, ainda vai levar 3 meses para acabar de se preparar. Alguns estudiosos dizem que os bebês, nos primeiros 3 meses de vida, não sabem que estão fora do útero materno ainda.



Já repararam que algumas coisas só melhoram com os 3 meses de vida? Como as famosas cólicas, por exemplo, que só vão melhorar ou sumir completamente depois que o bebê completar 3 meses que nasceu. Outra coisa que melhora muito é o refluxo, pois a válvula do esôfago ainda não está completamente fechada. Essa válvula melhora bastante com os 3 meses, mas a maioria só se fecha quando o bebê completa 6 meses de idade. Ainda assim alguns bebês só vão ter essa válvula fechada mais tarde.

Além disso tudo o cérebro que ainda está imaturo. O cérebro continua crescendo fora do útero da mãe, depois que o bebê nasce. Isso porque, como eu disse antes, ele precisa passar na vagina na hora do nascimento. Por isso bebês nascem com moleiras no crânio, para que o crânio tenha espaço para crescer junto e não amasse o cérebro. O cérebro do bebê cresce bem rápido até os 12 meses de idade, quando a moleira vai se fechar.

Por causa desse cérebro imaturo, o bebê tem uma necessidade neural de sucção. Essa sucção é chamada de sucção não nutritiva, mas muita gente fala que o bebê está “chupetando” o seio da mãe.

O bebê por ter nascido antes de estar pronto para vir ao mundo, ele sempre precisa retornar ao útero materno, por isso eu sempre recomendo que as grávidas ou mães de bebês até 3 meses assistam o vídeo “O bebê mais feliz do pedaço” (The happiest baby on the block – em inglês) do pediatra Dr. Harvey Karp. Nesse vídeo ele explica exatamente o que o bebê precisa para voltar ao útero materno, os 5 “S”.  Nesse vídeo ele fala da importância e como fazer corretamente o charutinho, o balançar, o barulho (estilo barulho de secador de cabelo ou rádio fora de sintonia), a sucção e a lateralização. Alguns bebês precisam dos 5 juntos para voltar ao útero, por isso que muitas amigas juram de pé junto que o bebê delas não gostava de ser enrolado. Assista o vídeo que ele vai salvar o início da sua jornada como mãe e pai.

Uma coisa bem legal de se fazer é colocar o bebê no sling, pois assim ele fica perto da mãe, encostado na barriga, na posição que ele costumava ficar no útero e se beneficia do balançar quando a mãe caminha.

Um banho de balde de ofurô tipo baby tub também é uma boa pedida para simular o útero materno, pois ele é apertadinho e com a água quentinha, igual ao líquido amniótico, o bebê acalma.

Algumas pessoas também gostam de se beneficiar da água. Para os bebês que se acalmam com a água tente um banho de chuveiro junto com ele. Use uma camisa para causar atrito entre você e o bebê e ele não vai escorregar. Mas o banho de chuveiro só é recomendado se você estiver calma e sentir segurança, caso contrário é melhor fazer o banho de ofurô mesmo.

Fontes:
Conhecer Saúde
Grupo Virtual de Amamentação – GVA 

Dê a sua opinião: