Transtorno de Processamento Sensorial em Autistas

Transtorno de Processamento Sensorial em Autistas

transtorno de processamento sensorialOi gente, hoje quero falar com vocês sobre transtorno de processamento sensorial. Acontece que nem todo mundo que vai ter o transtorno de processamento sensorial é autista, alguns “só” sofrem com esse trastorno. Mas a maioria dos autistas vai sofrer, de alguma forma, com o transtorno de processamento sensorial. Por isso, pais e mães de autistas, ou até mesmo os próprios autistas, deveriam entender um pouco mais a fundo sobre o transtorno e como aprender a lidar com ele. Por isso estou aqui hoje, para tentar passar para vocês, tudo que aprendi até aqui sobre esse transtorno, tudo que aprendi com a terapeuta ocupacional do meu filho e lendo em livros especializados. Assim espero conseguir ajudar de alguma forma. Então vamos lá.

O que é o transtorno de processamento sensorial?

É o cérebro do autista (ou da pessoa que tem o transtorno), processa as informações que chegam de fora até ele através dos 5 sentidos (tato, olfato, paladar, audição e visão). Então eu gosto de dizer que os sentidos em quem tem o transtorno ficam “aguçados”, ou seja, eles recebem a informação de forma acentuada comparada à uma pessoa que não sofra do transtorno de processamento sensorial.

Então precisamos ter em mente que, o que para você ter incômodo, para o autista já pode ser dor (palavras da terapeuta ocupaciconal do meu filho).

A terapeuta ocupacional, assim como todos os profissionais especialistas em autismo que eu conheci, sempre afirmam que cada autista é de um jeito. Isso também se aplica ao transtorno de processamento sensorial. O Eric por exemplo, sofre muito do transtorno relacionado ao tato, sofre do transtorno relacionado a audição, mas não sofre com o paladar. E cada um vai ter as suas questões relacionadas ao transtorno.

No Eric por exemplo, ele sofre com:
1- água caindo no rosto
2- corte de cabelo (que cai no rosto, barulho da tesousa, água sendo borifada)
3- quando tem muito vento
4- etiquetas de roupa
5- barulhos de eletrodomésticos (aspirador, liquidificador etc)

Dentre outros…

Para entender melhor sobre como o transtorno afeta cada um dos sentidos e para aprender algumas dicas de como resolver algumas questões, indico o vídeo abaixo:

Não se esquece de se inscrever aqui no canal e ativar o sininho para receber notificações de vídeos novos, porque sempre coloco vídeos novos na playlist AUTISMO (segue a playlist abaixo caso se interesse em ver mais vídeos sobre autismo).

Espero ter conseguido esclarecer um pouco mais sobre o assunto e ter ajudado de alguma forma.
Att Thaís

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *