Transtorno de Processamento Sensorial em Autistas

transtorno de processamento sensorialOi gente, hoje quero falar com vocês sobre transtorno de processamento sensorial. Acontece que nem todo mundo que vai ter o transtorno de processamento sensorial é autista, alguns “só” sofrem com esse trastorno. Mas a maioria dos autistas vai sofrer, de alguma forma, com o transtorno de processamento sensorial. Por isso, pais e mães de autistas, ou até mesmo os próprios autistas, deveriam entender um pouco mais a fundo sobre o transtorno e como aprender a lidar com ele. Por isso estou aqui hoje, para tentar passar para vocês, tudo que aprendi até aqui sobre esse transtorno, tudo que aprendi com a terapeuta ocupacional do meu filho e lendo em livros especializados. Assim espero conseguir ajudar de alguma forma. Então vamos lá.

O que é o transtorno de processamento sensorial?

É o cérebro do autista (ou da pessoa que tem o transtorno), processa as informações que chegam de fora até ele através dos 5 sentidos (tato, olfato, paladar, audição e visão). Então eu gosto de dizer que os sentidos em quem tem o transtorno ficam “aguçados”, ou seja, eles recebem a informação de forma acentuada comparada à uma pessoa que não sofra do transtorno de processamento sensorial.

Então precisamos ter em mente que, o que para você ter incômodo, para o autista já pode ser dor (palavras da terapeuta ocupaciconal do meu filho).



A terapeuta ocupacional, assim como todos os profissionais especialistas em autismo que eu conheci, sempre afirmam que cada autista é de um jeito. Isso também se aplica ao transtorno de processamento sensorial. O Eric por exemplo, sofre muito do transtorno relacionado ao tato, sofre do transtorno relacionado a audição, mas não sofre com o paladar. E cada um vai ter as suas questões relacionadas ao transtorno.

No Eric por exemplo, ele sofre com:
1- água caindo no rosto
2- corte de cabelo (que cai no rosto, barulho da tesousa, água sendo borifada)
3- quando tem muito vento
4- etiquetas de roupa
5- barulhos de eletrodomésticos (aspirador, liquidificador etc)

Dentre outros…

Para entender melhor sobre como o transtorno afeta cada um dos sentidos e para aprender algumas dicas de como resolver algumas questões, indico o vídeo abaixo:

Não se esquece de se inscrever aqui no canal e ativar o sininho para receber notificações de vídeos novos, porque sempre coloco vídeos novos na playlist AUTISMO (segue a playlist abaixo caso se interesse em ver mais vídeos sobre autismo).

Espero ter conseguido esclarecer um pouco mais sobre o assunto e ter ajudado de alguma forma.
Att Thaís

Deixe seu comentário!