Tudo Sobre Linea Nigra ou Linha Nigra

Tudo Sobre Linea Nigra ou Linha NigraReparei que quando eu fiquei grávida do Eric a linha nigra ou “linea nigra” que surge “cortanto” a barriga verticalmente, apareceu na metade da gestação e foi embora depois de 6 meses do nascimento do meu bebê. Algumas linhas nigras aparecem até o umbigo e outras continuam depois do umbigo. Algumas amigas que são mães de meninos também tiveram a linha ligra. Elas relataram para mim que essa linha desapareceu 3 meses depois do bebê ter nascido.

Agora, grávida de uma menina, senti falta dela e resolvi pesquisar sobre o assunto. Eu com 35 semanas de gravidez e a linha não apareceu. Será que a testosterona, ou seja, o fato de eu carregar um menino no meu útero, fez com que essa linha se manifestasse? Será que em gravidez de menina essa linha não aparece ou é menos comum?



Quando ela aparece?
A linha nigra surge por volta da 14 a 16 semana de gestação, mas podendo aparecer mais tarde do que isso. Em alguns casos só aparece depois da 20 semana, ou seja, na segunda metade da gravidez e pode levar de semanas até 6 meses para desaparecer após o parto.

Como ela é?
Ela é vertical e pode ir até o umbigo ou algumas vezes ultrapassar a linha do umbigo. Muitas vezes ela tem 1cm de largura.

Em algumas gestantes a linha nigra é mais suave e em outras ela é mais escura. Ela pode aparecer na parte inferior ao umbigo ou em toda extensão abdominal.

Por que ela aparece?
Ela surge devido ao aumento de um hormônio chamado “hormônio melanocítico estimulante” (MSH), aumentando a produção de melanina, que faz com que aumente a hiperpigmentação nessa região da barriga, bem na área onde a pele se distende para acomodar o bebê.

Na mesma época, o aumento da melanina também faz com que outras regiões no corpo escureçam, como manchas no rosto (cloasma), na pele ao redor dos seios (aréolas), nas axilas ou até mesmo na virilha.

A estimativa é que 70 a 90% das gestantes tenham alguma marca da gravidez como linha nigra, cloasma ou estrias.

Preciso ter cuidados especiais?
Precisa sim. O recomendado é que, enquanto a mancha estiver presente, ao se tomar sol, passe um protetor solar de fator 30 ou maior.

Como se livrar dela?
Como eu já falei antes, ela pode levar até 6 meses depois do nascimento do bebê para desaparecer, então paciência é a palavra chave. Mas se já tem alguns meses que o bebê nasceu e você não vê a hora de se livrar dessa linha, uma dica é fazer uma esfoliação na barriga, assim elimina a pele ressecada e acelerar o processo. Eu fiz na época e me ajudou bastante.

Outras áreas que sofreram com a pigmentação também vão voltar ao normal com o tempo.

Beijos, Thata

 

Fonte:
Bolsa de Mulher
A Enfermagem
Trocando Fraldas
M de Mulher 

Foto:
Women’s Weekly

9 Comments:

  1. Boa ideia! Estava pensando o que passar para sumir as minha manchas! Aliás, cheguei aqui por problemas de vazamento das fraldas de pano e estou adorando o site, parabéns. Espero que suas dicas ajudem a ressucitar as minhas (desconfio que impermeabilizei seguindo dicas de lavagens de outros sites…)

  2. Tenho a linha desde o comecinho da gestação e até pensei que teria um menino por conta disso. Estou de 26 semanas e esperando uma princesa!

  3. Tive uma menina e não lembro quando exatamente essa linha apareceu…minha bebe já vai fazer três meses e ainda está escura essa marca.

  4. Já se passaram 10meses e ela ta aqui firme e forte. Será que vai sair?

  5. Ola estou com 10 semanas e a linha ainda nao aparesceu!! Sera q vai demorar??

Dê a sua opinião: