Uma Carta Para o Meu Filho Homem

Uma-Carta-Para-o-Meu-Filho-HomemMeu amor,
Existem muitas coisas nessa vida que eu gostaria que você aprendesse e que você conhecesse, mas a mais importante delas é sobre as mulheres.

Você nasceu homem e eu acho muito importante que você saiba de alguns detalhes que eu vou te contar porque você sendo menino, não vai passar pelas mesmas coisas que uma menina passa.

Hoje a sua mãe está grávida de uma menina e em breve essa menina nascerá e você a chamará de irmã. Quero que você cuide dela e olhe por ela e a proteja sempre que você puder. Mas quero que você olhe por todas as meninas que estiverem à sua volta e que não vire as costas para elas também.



Para que isso aconteça vou te pedir algumas coisinhas.

Nunca, em hipótese alguma, chame alguma menina de puta, vadia, piranha. Nem de brincadeira. Alguns amigos seus podem fazer isso mas não entre na “brincadeira” deles e se puder, meu amor, por favor, passe essa lição à frente. Explique aos seus amigos que ninguém precisa degradar o outro para se sentir bem ou se sentir superior. Um homem de verdade é aquele que trata bem uma mulher, mesmo aquela que vende o seu corpo para se sustentar. Mesmo porque, meu amor, você não tem a ver com a decisão dela. A decisão dela não te diz respeito.

Quando você estiver com alguma menina não pense em fazer qualquer coisa que ela não queira. Não tente colocar a sua mão dentro da roupa dela contra a vontade dela, ainda mais se ela tiver bebido um pouco além do normal. O corpo dela pertence somente à ela e se um dia ela quiser entrega-lo à você, sinta-se honrado por isso e só assim ela será sua de verdade.

No dia que um dos seus amigos fizer alguma piada sobre mulheres, cuidado com ele. Pensamentos desse tipo não são apenas brincadeiras. Não ria, não se divirta, não dê atenção. O melhor a fazer é dar um corte nesses tipos de piadas: diga que não teve graça, diga que é desrespeito e se nada disso funcionar o jeito é se afastar desse “amigo”. Um dia essa pessoa vai passar os mesmos valores para os filhos homens dele e o ciclo vai continuar, então tente interromper esse ciclo se for possível, faça a sua parte.

Se você não quiser que a sua irmã seja tratada dessa forma, não trate a irmã dos outros assim. Se você não gosta de pensar que a sua mãe pode ter sido tratada dessa maneira, não trate a filha dos outros assim.

Então, meu amor, eu te faço um pedido: Não chame as meninas de vadias, porque elas não são. Não deixe que nenhum menino faça o mesmo na sua frente. Não aceite piada sobre mulheres, não as escute e se revolte. Uma coisa leva à outra e você tem o poder nas suas mãos de impedir que isso continue. Um menino bem novinho pode estar ouvindo isso tudo e ele pode acreditar que as mulheres não prestam. Não deixe que isso aconteça. Você é o futuro e você pode fazer melhor do que a minha geração fez.

Quando você se tornar pai, meu filho, você vai entender porque você e a sua irmã sempre tiveram os mesmos direitos e deveres dentro da nossa casa. Esses eram a mamãe e o papai querendo mudar um pouquinho desse mundo maluco, tentando fazer que vocês dois entendessem que, independente de sexo, ambos tinham que ajudar nas tarefas domésticas e ambos tinham o direito de trazer os namorados para passar a noite.

E se um dia você for pai de uma menina, meu amor, a sua filha vai perceber tudo o que você fez e ela vai agradecer pelo futuro que você construiu para ela.

Confio em você.
Te amo,
Mamãe.

Foto by Anna Flávia Photography

Dê a sua opinião: