Uma Mãe Cansada Não Está Cansada de Ser Mãe

Vi essa frase de autoria da Brena Costa, do Instagram Uma Menina, e fiquei reflexiva porque eu sou do tipo que gosta de desenvolver idéias. Essa frase que diz tudo o que você quer dizer para as pessoas quando desabafa de algo relacionado à maternidade, não é mesmo? Por isso conversei com a Brena e pedi permissão para usar a frase dela, citando a autoria.

Pensando muito nessa frase “Uma mãe cansada não está cansada de ser mãe”, cheguei à seguinte conclusão:

As pessoas precisam entender que quando as mães reclamam que estão cansadas, não significa que estão cansadas da maternidade, não estão cansadas dos filhos.

Uma mãe cansada está apenas cansada de acordar zilhões de vezes na madrugada, de comer comida gelada, de ter que tomar banho em 2 minutos. Está cansada de não ter tempo para se cuidar, de bater um papo com as amigas, de se sentir gente.

A maternidade é maravilhosa, mas não é moleza e muitas vezes é mais cansativa do que estávamos esperando quando decidimos ser mãe.



A maternidade, por muitas vezes, nos pega de calças curtas. Um simples sair de casa com as crianças pode se tornar algo tumultuado.

Um exemplo disso é quando você não tem filhos basta colocar os sapatos e sair. Quando você tem filhos você precisa vestir as crianças, que muitas vezes fogem e se escondem na hora de sair. Muitas vezes tem fralda para trocar bem na hora de sair ou tem alguém com fome bem na hora de sair. Além das zilhões de coisas que você precisa separar para levar na bolsa: fralda, lenço umedecido, pomada, cueca extra, redutor de assento dobrado, roupa extra etc.

Isso tudo é cansativo, mas significa que eu me canso de ser mãe deles? Não!!!

Separar brigas dos irmãos, ensinar o certo e o errado, lidar com crises dos 2 anos, lidar com criança que não quer comer, criança que não quer entrar no banho, criança que não quer sair do banho e até mesmo lidar com criança que luta contra o sono porque não quer dormir.

Isso tudo é cansativo, mas significa que eu me canso de ser mãe deles? Não!!!

Tenho certeza que quando as mães reclamam elas não estão cansadas dos seus filhos e não abririam mão deles por nada nesse mundo.

É cansativo mas é também muito amor envolvido. Vale a pena cada olheira que ganhei, cada ruga marcada na minha testa, cada cabelo branco que surge no topo da minha cabeça.

Uma mãe cansada está apenas cansada. Cansada do trabalhão, de dar duro, de dar conta da rotina, de dar conta de limpar a casa e cuidar das crianças. Muitas vezes fisicamente casanda, além de emocionalmente cansada. Mas uma mãe cansada não está cansada de ser mãe. Não mesmo.

Foto Danielle Cassar

1 comentário

  1. vanessa comentou

    Eu amo demais meu filho!!! Nao imagino minha existencia sem a presenca dele!!! Mas a rotina de cuidar de um bebe e muito cansativa!!! Acordar de madrugada para amamentar por diversas vezes cansa!!! Dar comida e insistir que aceite, apesar de todo esforco pessoal de ter ido ao supermercado, escolhido os ingredientes e ter passado horas do seu dia na cozinha lavando e cozinhando. Isso tudo e maternidade real e cansa sim!!! O que nao cansa e a maternidade virtual do facebook ou instagran, em que todos sao lindos , ricos e bem resolvidos!!! kkkk

Deixe seu comentário!