Você Conhece o Método Pai Canguru?

Método Pai Canguru - Pele a Pele com o Bebê Recém Nascido

Pai canguru – Pele a pele com o recém nascido. Foto: Mary Humphrey

Cada vez mais há evidências de que o contato pele a pele da mãe com o recém-nascido imediatamente após o nascimento é muito benéfico tanto para a mãe quanto para o bebê. Mas você sabia que também existem benefícios nesse contato pele a pele com o pai? O abraço que o pai dá em seu bebé recém-nascido fortalece o vínculo pai-filho e favorece a sua adaptação ao novo mundo.

Mas o que é o método Pai Canguru?

O método consiste em entregar o recém-nascido imediatamente para o pai, caso a mãe não possa fazer o contato pele a pele com o bebê, como no caso de uma cesárea ou por alguma complicação no parto ou algum outro problema de saúde. Se possível, o bebê deve ser entregue ao pai antes mesmo de se cortar o cordão umbilical e antes que ele seja levado para o bercinho. O pai deve abraçar o bebê com o seu peito nu, entrando em contato pele a pele com ele por 10 a 15 minutos. Infelizmente, muitos obstetras podem ser contra isso por questões diversas, dependendo de sua linha de trabalho ou de regras rígidas em grandes hospitais em que há pressa para se vagar a sala de cirurgia. Triste realidade. Se não for possível realizar o contato pele a pele com o bebê ainda na sala de parto, que seja feito no menor intervalo de tempo possível, assim que autorizado pela equipe médica. Converse com o seu obstetra sobre o assunto e, se quiser, inclua esse desejo no seu plano de parto.



O contato pele a pele entre pai e bebê recém-nascido traz muitos benefícios. Entre eles, podemos destacar:

  • Facilita a adaptação do bebê ao seu novo ambiente (extrauterino), um ambiente frio e desconfortável quando comparado ao ambiente intrauterino.
  • Ajuda o bebê a se sentir calmo e seguro, fazendo com que ele consiga relaxar mais rápido.
  • Regula a temperatura corporal do bebê.
  • Os batimentos cardíacos e frequência respiratória do bebê ficam mais estabilizadas.
  • Reduz o estresse.
  • Estimula o bebê a buscar a amamentação (busca do mamilo).

A investigação que confirmou os benefícios do contato pele a pele do pai com o bebê começou no Hospital Clínico Cristóbal Rengel de España em 2012. Os casais com cesárea programada eram convidados a participar do estudo, já que a mãe não poderia fazer o contato pele a pele imediato com o bebê por conta da cirurgia. Desde então foi observado um aumento na taxa de aleitamento materno e uma melhora geral na saúde dos recém nascidos. Além disso, foi possível notar como os pais se sentiam mais seguros ao lidar com o bebê, além de fortalecer o senso de responsabilidade com seus filhos. Esse estudo também mostrou que os bebês que não tiveram contato pele a pele com seus pais levaram três vezes mais tempo para começar a mamar. Sem o método pai canguru, os bebês levavam em média 15 minutos. Com o método, esse tempo foi reduzido para 5 minutos.

Vamos ver algumas fotos de pais fazendo o método pai canguru, ficando pele a pele com o bebê?

Pai e irmão canguru fazendo pele a pele com recém nascidos

Pai e irmão canguru fazendo pele a pele com recém nascidos. Foto: NINO Birth

Pai fazendo pele a pele imediatamente após o parto

Pai fazendo pele a pele imediatamente após o parto. Foto: Lindsey Foster

Pai canguru fazendo pele a pele com seu filho

Pai canguru fazendo pele a pele com seu filho. Foto: Isis Doula

Pai canguru relaxado com seu bebê

Pai canguru relaxado com seu bebê. Foto: Hope and Honey

 

O método pai canguru oferece muitos benefícios que certamente serão confirmados ao longo da vida da criança. Portanto, não se esqueça: se a mãe não puder, o pai tem um papel muito importante realizando o contato pele a pele com o bebê o mais rápido possível.

Fontes:
Baby Sitio
La Opinión de Málaga

Fotos:
Mary Humphrey
NINO Birth
Hope and Honey
Lindsay Foster
Isis Doula

Dê a sua opinião: