Você Não é Chata, Você Apenas Está Cansada

Voce Nao e Chata, Voca Apenas Esta CansadaVamos lá, minha amiga, repita comigo:
Eu não sou chata, eu só estou cansada.
Eu não sou uma mãe ruim, eu só estou cansada.
Eu não sou incapaz, eu só estou cansada.

Agora volte três casas e repita mais dez vezes cada uma das frases. Para guardar bem. Porque, gente, o cansaço nos muda completamente e vamos combinar que não existe ser no mundo mais cansada do que mãe.

Mãe não dorme. Até um médico plantonista de hospital pode chegar em casa e dormir, mas mãe? Mãe não! Mãe não dorme! Não dorme porque ou o bebê é pequeno, ou porque o filho está doente ou por qualquer outro motivo. E mãe quando dorme, dorme com um olho aberto e o outro fechado. Eu sempre tive um sono pesado, mas depois que me tornei mãe eu sinto quando eles estão acordados e quando precisam que eu acorde.



E por não dormir, ter que cuidar da casa, fazer compras, fazer comida, cuidar dos filhos, do cachorro, do papagaio e do periquito e mais um monte de coisas para fazer, é por isso que as mães ficam cansadas.

Assim fica difícil ser boa mãe, fica difícil ter paciência, fica difícil ter bom humor.

E tudo piora quando as coisas começam a fugir do controle, piora com o choro e os berros das crianças, piora quando o cachorro faz xixi no sofá, piora quando você queima o jantar porque você foi atender um dos filhos que estava chorando, piora quando alguma coisa sai muito muito errada. Tudo piora mais ainda quando alguém vem apontar o dedo para você, te mostrando alguma coisa errada que você fez (e você sabe que fez, ninguém precisa te dizer).

É como eu digo, esse negócio de ser mãe não é fácil não. Você se sacrifica pelos filhos e faz tudo certinho. Mas tenta errar para você ver o que acontece. Vai aparecer algum dedo apontando o seu erro. Porque não vai bastar você se sentir culpada pelos seus erros, alguém vai querer te culpar também.

Chata não é você, chata é essa pessoa que cisma em te rotular. E digo mais:

Mãe também é um ser humano e como tal passível de erro. Ainda mais quando você está cansada, muito muito cansada.

Mas calma que isso vai passar…

Dê a sua opinião: