10 Coisas Que Não Se Pode Dizer Para Uma Grávida

10 coisas que não se pode dizer para uma grávidaBaseado em experiências pessoais, resolvi listar 10 coisas que eu odiava ouvir quando estava grávida.

Porque a gravidez é um momento mágico mas também é um momento delicado, então temos que tomar muito cuidado com o que falar para uma grávida.

Fiz então uma lista de 10 coisas que não se pode dizer para uma grávida de jeito nenhum, nem pensar, de maneira nenhuma, nem que a vaca tussa…

1- Falar que a barriga é grande ou pequena: Nunca, em hipótese alguma, mencione o tamanho da barriga da grávida, dizendo que ela está grande ou pequena. Elogie apenas. Diga que a barriga está linda e pronto. Se você falar do tamanho da barriga, a grávida vai ficar preocupada, pode ter certeza.



2- Criticar o nome escolhido para o bebê: Coloque uma coisa na sua cabeça: se a mãe escolheu aquele nome dentre milhões de outras opções, é porque ela gosta do nome. Não adianta falar que o nome é feio, não adianta dar outras sugestões de nomes, a não ser que ela pergunte ou esteja na dúvida de que nome escolher.

3- Gravidez não é doença: Só porque ela reclamou de algum percalço da gravidez, você não precisa dizer essa frase. Toda grávida sabe que gravidez não é doença e pode ter certeza que ela está feliz de estar gerando o maior amor da vida dela. Deixa a grávida reclamar! Os hormônios estão borbulhando e ela precisa colocar pra fora tudo que está agoniando ela no momento.

4- Na minha gravidez…: Gente, comparar não é legal, ok? Ficar falando que “ah na minha gravidez eu não passei mal assim não” ou “Na minha gravidez eu fazia de tudo”. Quer ajudar? Não é falando que a sua gravidez foi melhor que você vai resolver os problemas da grávida a quem você se dirige. Não se esqueça que cada gravidez é diferente da outra.

5- Ah, na minha época não era assim: Ui nooossa! Mas como isso me tirava do sério! Eu me informei, li, conversei com amigas mães e vem alguém que teve filho em 1980 pra me dizer que naquela época o que ela fazia com um bebê era diferente. Olha, eu não estou tendo o meu filho em 1980 e sim em 2015. As coisas mudaram e para melhor. Se eu posso usar de algum artifício tecnológico para facilitar a minha vida, por que não?

6- Se eu fosse você não compraria isso: Ai mas que bom que não é! Porque né… euzinha vou comprar (ou já comprei). E vou usar com o maior prazer do mundo. E se não usar ou dôo ou revendo, mas me deixe fazer as minhas escolhas, tá?!

7- Você está muito nervosa!: Gasp gasp gasp… ugh! Quer ver uma grávida nervosa? Fale isso pra ela quando ela estiver nervosa. Aliás, fale que é culpa dos hormônios! Na verdade, toda mulher é assim, não é não?

8- Posso sentir o bebê mexer?: Só peça para colocar a mão na barriga de uma grávida (nunca coloque sem pedir) se ela for muito íntima sua.

9- Você não vai comer? ou Você vai comer só isso? ou Você vai comer tudo isso? ou Tem certeza que você pode comer isso?: Gente, que agonia esse povo fica controlando o que uma grávida está ou não está comendo. Fica controlando a qualidade e a quantidade de comida! Não faça isso! Pode ter certeza que ela está se cuidando, se alimentando na medida certa e bem. Se ela não está comendo é porque não está com fome naquele momento. Se ela está comendo um chocolate pode ter certeza que é só um pedaço. Deixa a grávida!

10- Uma amiga minha sofreu aborto com 7 meses de gravidez: Já não basta o monte de preocupação que a grávida tem na cabeça e você ainda vai colocar mais caraminhola na cabeça dela? Casos assim são MUITO raros! Não é porque você viu acontecer que vai acontecer com todo mundo. Pára com isso! Diga que o bebê dela vai ser lindo e saudável.

Aproveite para ver a lista de enxoval de bebê e para ver as dicas de como amamentar com sucesso.

3 Comments:

  1. Eu estou passando por essa fase mas tem outras coisas que me irritam, quando perguntam se o bebê foi planejado, se o meu marido está feliz (absurdo!) e falam que minha barriga é pequena demais pra quem está de 4 meses …fico achando que estou com algum problema e não paro de me olhar no espelho. É muito chato a falta de noção de certas pessoas.

  2. Luciana Oliveira

    Me irrita profundamente: “na minha época não era assim!”…. Caraca!!! Vc teve filho 20, 30 anos atras!!! Graças a Deus hj não é como na sua época!!!!!

  3. Tem comentários que dão a sensação de que vc está gestando o bebê de outra pessoa. Barriga de aluguel.

Dê a sua opinião: