10 Idéias Para Envolver as Crianças Nesse Natal

10 Ideias Para Envolver as Criancas Nesse NatalO seu filho ou sua filha já tem 2 anos? Então ele/ela já pode ajudar a preparar a casa para o Natal e se envolver. Você sabia que a partir dessa idade as crianças já podem se envolver em tarefas domésticas como guardar seus brinquedos, guardar sapatos, tirar os pratos da mesa, limpar superfícies, pegar frutas na fruteira etc. Com 3, 4, 5, 6 anos ou mais essas tarefas vão aumentando!

Você provavelmente já viu aquela famosa tabela da Diiirce onde ela fala das atividades que cada criança pode fazer conforme a idade. Se não viu ainda, dá uma olhada lá no blog dela.

Agora voltando para o assunto Natal, eu fiz uma listinha de coisas que você pode tentar envolver o seu filho/filha a partir de 2 anos, assim as crianças vão entrando no espírito da festa, ao mesmo tempo se sentem úteis e aprendem a ter responsabilidades.



  1. Escrevam cartinha para o Papai Noel – Mesmo que o seu filho não escreva ainda, você pode escrever para ele, enquanto ele dita, na frente dele. Não esqueça de falar para o seu filho começar contando tudo o que ele fez de bom naquele ano antes de ir para o pedido do presente. Talvez caiba também agradecer por tudo de bom que aconteceu. Assim você ativa a memória do seu filho e faz ele pensar nas coisas boas e ensina ao seu filho o quanto o presente vai ser merecido, pois foi uma coisa que ele conquistou.
  2. Peça ajuda para montar a árvore de Natal – A partir no dia 17 de Dezembro, segundo a tradição católica, a árvore de natal já pode ser montada. Mas cada família monta quando dá, não é mesmo? De qualquer forma, que tal pedir ajuda para o seu filho ou filha na montagem? Pendurar bolas, colocar topo, colocar presentes de mentira no pé. Coisas simples de fazer. Mesmo que com a ajuda das crianças a montagem fique mais lenta, tenho certeza que vão adorar participar. Eu me lembro até hoje de “ajudar” a minha mãe a montar a árvore de casa. São lembranças que vão ficar para sempre na memória dos pequenos.
  3. Peça ajuda para a decorar a casa – Vale a mesma coisa que montar a árvore, afinal de contas a decoração da casa não se limita somente à árvore, não é mesmo? Meias temáticas penduradas, presépio, arranjos em outros cantos da sala e da casa etc. Peça ajuda às crianças para posicionar e arrumar algumas coisas simples. Na minha casa, por exemplo, eu me lembro que o meu irmão era sempre o responsável por montar o presépio.
  4. Peça ajuda para fazer biscoitos de gengibre – Biscoitos de gengibre são tradicionais aqui na Irlanda e em vários cantos do mundo. E não precisam ser necessariamente para a ceia. Eu achei duas receitas interessantes no site “Tudo Gostoso” e vou testar as duas aqui em casa e depois conto para vocês. Uma delas parece super fácil. Se alguém testar antes me avisa. Receita 1  e Receita 2 
  5. Dancem músicas juntos – Para entrar no clima natalino, que tal tocar músicas de Natal? Pegue seus pequenos e dancem no final de semana junto com todo mundo da família (pode ser papai, vovô, vovó, tios e tias). Vão se preparando para o grande dia. Ou só a mamãe e os filhos, por que não? Dançar é tão gostoso e cria uma ligação tão forte com aquela pessoa que você está dançando que aqui em casa eu danço até sem música com o meu Pititico no colo.
  6. Ensine o seu filho o verdadeiro sentido do Natal – Sabemos que de certa forma o Natal é uma data de muito consumo, compras de presentes, muita comida à mesa, mas que tal não esquecer de contar para o seu filho sobre o verdadeiro sentido do Natal? Leia livros sobre o assunto e assim fica muito mais didático e divertido o ensinamento.
  7. Vejam filmes e desenhos natalinos juntos – Aproveite que nessa época passa bastante coisa na televisão e vejam juntinhos agarrados do sofá. Além de ser um tempo juntos, envolver a sua criança mais ainda no Natal, ainda reforça tudo o que você ensinou sobre o Natal e o verdadeiro sentido.
  8. Peça ajuda para fazer a ceia – Dependendo da idade das crianças eles podem ajudar mais ou menos nesse ponto. A partir de 2 anos as crianças já podem fazer algumas tarefas na cozinha, que não envolva forno, fogão e nem facas. Elas podem, por exemplo, bater ovos, misturar massa do bolo – afinal de contas uma tigela e um batedor de ovos de mão (fué) não fazem mal a ninguém. Aliás, essa dica que vocês podem seguir sempre, colocando a criançada para ajudar na cozinha desde pequenos.
  9. Espalhe pegadas do Papai Noel – Na noite de Natal, na virada do dia 24 para o dia 25 de Dezembro, ao invés de apenas colocar o presente na árvore, que tal também colocar umas pegadas do Papai Noel no caminho para a árvore ou onde será deixado o presente? Divertido, não é?
  10. Coloque biscoitos (de gengibre, que tal?) junto com um copo de leite para o Papai Noel – Essa é uma tradição aqui na Irlanda que eu acho fofo. Eles também fazem na virada do dia 24 para o dia 25. As crianças deixam esse mimo em forma de agradecimento para o bom velhinho e vão dormir. Fica a dica para quem quiser seguir, pois também devemos ensinar os nossos filhos a agradecerem sempre.

Espero que tenham gostado das dicas.

Beijos, Thata

Foto:
HuffingtonPost

Dê a sua opinião: