15 Dicas Para Organizar Uma Festa de Aniversário

Seu filho vai fazer aniversário! Eba!!! Vamos comemorar???
Quando comecei a escrever este texto, me perguntei: “Desde quando as pessoas comemoram o aniversário? Quem resolveu celebrar a vida primeiro?
Daí, dei uma “googlada” e achei esse resuminho: segundo o livro The Lore of Birthdays (“A Sabedoria dos Aniversários”, sem tradução em português), dos antropólogos americanos Ralph e Adelin Linton, a tradição de comemorar aniversários é oriundo do Egito Antigo, lá por volta dos anos 3000 a. C. (ou seja, faz um tempinho, né??). Mas essas comemorações tanto dos egípcios como também dos gregos foi restrita aos superiores: faraós e deuses. Porém, o tempo passou e esse hábito chegou até nós, reles mortais. Agora, só no século IV quando a Igreja Católica começa a celebrar o nascimento de Cristo (Natal), é que surgiram peças simbólicas como o bolo, as músicas de parabéns, velas etc.
Legal, né? Mas voltando as vacas frias, o texto de hoje serve para orientar as mamães que querem organizar uma festa pro seu filho e não sabem por onde começar.

Anote todas as dicas para organizar uma festa de aniversário e tenho certeza de que sua festa será inesquecível. O planejamento é a chave pro sucesso!

15 Dicas Para Organizar Uma Festa de Aniversário (7)



Pelo menos 5 meses antes:

Dica #1 – Defina a data e o horário da comemoração: Saber a data é importante para saber se haverá muita ou pouca falta na festa. Por exemplo: se for no meio de um feriado, a chance é de que muitos convidados faltem.

Dica #2 – Lista de convidados: Liste todos que você gostaria que estivessem presenciando o dia mais importante da vida do seu bebê. A partir daí, fica mais fácil saber onde será o local da comemoração. Não se esqueça de observar a idade das crianças convidadas, pois muitos buffets (caso faça com um) não cobram ou consideram-nas como meio pagante.
Se a ideia é comemorar em casa, fique atento à quantidade de lugares que você terá pra disponibilizar e, assim, você poderá enxugar ou aumentar a lista.
Observe que, em média, há uma proporção de 20% de falta dos convidados. Por isso, vale chamar a mais para garantir que a festa esteja bem animada.

Dica #3 – Escolher o tema e o local da comemoração: É importante saber o tema e o local para que tudo seja organizado de acordo. Digamos que você pense em fazer um piquenique ao ar livre (que está suuuper na moda!), mas aonde seria? E, se chover? Qual será o plano B? Ou se for na sua casa, terá espaço pra todos? Preciso alugar algum apoio como toldo? Mas, se for em uma casa de festas, ela possui a decoração da festa que você deseja?
Tudo isso tem que estar bem organizado, pra que não tenha que fazer muitas mudanças em cima da hora.

Dica #4 – Organização da festa: Essa parte é importante ser analisada. Será você mesma que buscará os fornecedores ou prefere delegar a um profissional ou a um parente que adoooora fazer festas e está bem acostumado? Após fazer esta escolha, deixe a pessoa a par de seus interesses e do que está planejando para o grande dia.

15 Dicas Para Organizar Uma Festa de Aniversário (3)

4 meses antes

Dica #5 – Escolhendo o cardápio: Agora que você já sabe o dia, a hora, quem são os convidados, vamos à parte mais gostosa da festa: as comidas!
Escolher entre lanche, brunch (aquele que é meio café-da-manhã, meio almoço) almoço ou janta é crucial para cotar os gastos e definir as quantidades.
Veja quem será o público-alvo da festa, os gostos deles e, principalmente, o seu gosto. Você prefere comidas mais saudáveis e com o mínimo de gordura? Legal! De repente, seu estilo já é tradicional e curte mais os famosos cachorros-quentes, batatas fritas e hambúrgueres. É bom conversar com o cônjuge, parentes ou amigos e trocar uma ideia caso tenha alguma dúvida.
Sobre as bebidas, inclua sempre sucos, água, chás e refrigerantes. Bebidas alcóolicas são uma escolha bem particular. Mas não tem regra fixa quanto a ter ou não nas festas infantis.
Quanto às quantidades de comidas e bebidas, os buffets de modo geral indicam uma média de 15 unidades de salgados, seis unidades de doces, 150 g de bolo, 500 ml de água, 500 ml de suco e de refrigerante e três latinhas de cerveja por pessoa. Lembrando que vale considerar como convidado “inteiro” à partir dos seis anos.
Neste momento, opte se você encomendará a comida, se a fará por conta própria ou solicitará o serviço de um buffet profissional. Comece a buscar os seus fornecedores, se for o caso.

15 Dicas Para Organizar Uma Festa de Aniversário (1)

3 meses antes

Dica #6 – Decoração: Este item é especialmente importante para você que fará tudo por conta própria. Não deixe tudo pra cima da hora, pois podem surgir imprevistos e a decoração não ficar do jeito que imaginou.
Rascunhe em um papel todas as suas ideias. O que terá para decorar, qual será a melhor disposição dos objetos ou o que pode ser DYI (“do it yourself”, do inglês: faça você mesmo). Eu sempre acho que a decoração personalizada dá um “tcham”, além daquele orgulhinho de saber que você mesma deixou a festinha com o seu jeito. Mas, se você é do time que é prática demais ou não sabe, nem tem paciência pra fazer, tem um montão de pessoas que trabalham com isso. É só escolher o que mais te agradou e dizer como deseja que seja a decoração.
Uma boa fonte de ideias é o Pinterest, em que você pode se inspirar em ideias de pessoas do mundo todo sobre o tema que está buscando.

15 Dicas Para Organizar Uma Festa de Aniversário (4)

Dica #7 – Registro: Já pensou fazer uma festa liiiiinda e quando acabar não ter uma foto pra contar história? Contrate um fotógrafo pra registrar todos os detalhes deste evento ou separe a sua máquina fotográfica e peça pra alguém de sua confiança (e que saiba fotografar relativamente bem, né?) para fotografar para você. Não caia na cilada de você mesma achar que vai se lembrar de tirar fotos na hora da festa, pois a animação ao ver tanta gente querida nos deixa esquecidos.

Dica #8 – Lembrancinhas: Cada dia mais as mamães gostam de personalizar as lembranças da festa de acordo com o tema. Pesquise o que está se usando no momento, veja se sua ideia está dentro do seu orçamento e mãos à obra (faça você mesmo ou busque alguém que trabalhe com isso). Ideias simples mas úteis e que possam ser usadas após a festa, são bem vindas, como: lápis de escrever personalizados, kits de artes com tintas ou giz de cera, etc.
Faça sempre uma quantidade um pouco a mais, pois pode acontecer de algum convidado levar outra criança na última hora. Neste quesito, é melhor não ser muito contadinho pra não ter saia justa na hora, caso precise de mais algum.

15 Dicas Para Organizar Uma Festa de Aniversário (6)

2 meses antes

Dica #9 – Prepare os convites: Nada como pensar no primeiro contato que seus convidados terão sobre a festa do seu pequeno, né? Para isso, valem os convites personalizados em papel ou até digital. Servem até os prontos que encontramos em lojas de artigos de festas também.
No convite algumas informações são imprescindíveis: nome e idade do aniversariante, a data, o horário do início e término, o endereço, um telefone ou e-mail de contato, caso o convidado precise falar com você.
Distribua-os entre 30 e 15 dias antes, para que os convidados possam se organizar para estarem presentes no aniversário. Se puder, peça uma confirmação de presença. É útil pra que você saiba se dá pra chamar aquele convidado que estava na lista de espera (rsrsrs).

De 2 a 1 mês antes

Dica #10 – Itens personalizados: A personalização da festa vem sendo uma tendência. Hoje em dia, qualquer item pode levar os nomes, iniciais ou até a foto do aniversariante; desde doces, painéis, letras decorativas para a mesa do bolo, o próprio bolo, até os brindes. Fique à vontade pra “brincar” neste quesito da festa, entretanto, particularmente, acho “over” quando TUDO da festa é personalizado. Seja criativa e faça uma decoração voltada mais para a temática da comemoração. Os detalhes são o diferencial para uma decoração caprichada. Dá pra incluir até os copos, guardanapos, pratos e até forminhas de doces sendo decorados. Existem muitas possibilidades e dá pra se jogar na criatividade. Busque ideias e profissionais competentes pra que possam auxiliar na sua decoração.

Dica #11 – Animação – Crianças não precisam que ninguém as ensine a brincar. Elas são boas nisso! Compre bolinhas de sabão, estalinho, corda, peteca, bambolê, giz de cera, lápis de cor, folhas, massinha e instrumentos musicais para entretê-las.
Há empresas que fazem essas animações e te possibilitam uma praticidade. Levam brinquedos, músicas e fazem as brincadeiras tradicionais até aquelas mais voltadas para um público bem pequeno (como crianças de 1 a 3 anos).
Os personagens vivos também fazem bastante sucesso entre a meninada. Só repare se seu filho não tem medo ou se assusta ao ver algum deles, antes de contratá-los, se não, já pensou o chororô que será?

Dica #12 – Música: Festa sem música é como pão sem manteiga, não dá! Contrate um DJ para animar o evento ou faça uma seleção de músicas infantis do gosto do seu filho, salve tudo em um pen-drive, conecte-o a um computador e a uma caixinha de som.

15 Dicas Para Organizar Uma Festa de Aniversário (8)



Na semana da festa

Dica #13 – Vá às compras: Compre as comidas e bebidas.

Dica #14 – Cuidados pessoais: Corte o cabelo e as unhas do aniversariante. Vale já deixar separada a roupa que será usada na festa.

Dica #15 – Não dá pra esquecer:

• Fazer uma lista de tudo o que deve estar separado para a festa e dar um “ok” ao lado de cada item, quando estiver resolvido. Inclua na lista até os itens que foram terceirizados.
• Se for fazer a festa em casa, deixe separado para o dia da festa alguns rolos de papel higiênico, sabonetes, toalhas de mãos ou de papel pra colocar dentro do banheiro. É valido também incluir um kit de primeiros socorros, afinal, a gente espera que ninguém use, mas vai que… Dá pra colocar pelo menos alguns curativos, antisséptico e remédios básicos.
• Se na festa houver muitos bebês, é gentil colocar alguma mesa ou bancada pra que as mamães tenham onde trocar os filhotes. Vale também disponibilizar uma cadeira ou um recinto para que elas possam amamentá-los sem grandes ruídos ou confusões.
• Nas comemorações em casas de festas, em geral, há alguma recepção que guarda os presentes do aniversariante e coloca o nome neles, caso não o haja. Porém, em festas em casa, disponibilize uma caneta e etiquetas para anotar os nomes dos convidados que deram os presentes, afinal, é bem legal poder agradecer ao convidado pelo presente recebido, não é?
• Assim como o kit higiene, vale ter o kit limpeza pro final da festa (desinfetante, detergente, esponja, panos de prato, sacos de lixo, vassoura e panos de chão).
• Leve uma muda de roupa extra para o seu filho, caso ele se suje brincando (sinal de que a festa foi boa!), você tem como deixá-lo arrumadinho para a hora de cantar os parabéns.
• Observe o horário da comemoração e tente fazer com que a criança descanse antes.

OBS: Se for festa em casa de festa ou se você for contratar um buffet concorrido, considere começar com maior antecedência do que recomendado no texto.

Agora é só curtir a festa!
Beijos.

 

Fonte:
Mundo Estranho
A Mulher 
Faz Fácil 
Fotos – Palloma Campello

Dê a sua opinião: