15 Dicas Para Organizar Uma Festa de Aniversário

Toda criança adora fazer aniversário. Elas contam os dias para a grande data e, quando ela chega, adoram receber o carinho dos amiguinhos e da família, brincar e se divertir para valer. E no final das contas ainda ganham presentes. Uma festa de aniversário pode marcar a infância da criança para sempre e trazer momentos inesquecíveis para toda a família. Mesmo que crianças ainda muito pequenas não sejam capazes de lembrar da festa, ainda assim elas podem se divertir muito! Organizar uma festa não é tarefa fácil, pois envolve muitos detalhes e requer uma certa organização. Para facilitar a sua vida, hoje trazemos 15 dicas para você organizar uma festa de aniversário infantil, seguindo um cronograma bem prático.

15 Dicas Para Organizar Uma Festa de Aniversário


1) Escolha a data da festa de aniversário e o local. A decisão do local é importante, pois é preciso reservar com antecedência o salão ou a casa de festas. Se preferir fazer uma festa em casa, considere que sua lista de convidados terá que ser um pouco menor, pois é importante que todos fiquem bem acomodados e que haja espaço para as crianças brincarem.

2) Lista de convidados. Elabore a lista levando em consideração o espaço que você terá disponível. Escreva em um papel o nome de todas as pessoas que você gostaria que estivessem presentes para comemorar com vocês essa data especial. Colocando tudo no papel fica mais fácil ter uma idéia da quantidade de adultos e crianças. É preciso adequar a lista de convidados ao espaço disponível. A partir daí você pode ir acrescentando ou tirando nomes. Considere que, em média, há uma taxa de falta de 20%. Então, se você tem espaço para 40 convidados, por exemplo, pode chamar uns 50.

3) Escolha o tema da festa. Se você estiver organizando festa de 1 ano, terá que escolher o tema sozinha. Já para festas de crianças um pouco maiores, você pode perguntar se elas têm alguma preferência – um personagem favorito, por exemplo. Se o aniversário for em casa de festa, esses locais geralmente já dispõem de alguns temas prontos dentre os quais você pode escolher. Verifique se as opções são do seu agrado antes de assinar o contrato. Para festas em casa ou em salões de festas, as opções de temas são inúmeras!

Leia nossas dicas e sugestões de temas de festas infantis.

 

4) Decida quem será a organizadora: você, um parente ou uma profissional. Como organizar uma festa de aniversário pode tomar bastante tempo e dar muito trabalho, algumas mães pedem a ajuda de alguém da família ou contratam um serviço especializado. Decida o que é melhor para você. Se você for contar com a ajuda de alguém, para evitar surpresas desagradáveis, é bom deixar bem claro para ela as coisas que você gosta e que idéias você já tem para a festa. Decida o que você vai resolver e do que a outra pessoa vai se encarregar.

Dicas Para Organizar Uma Festa de Aniversário

 

Pelo menos 3 meses antes da festa:

5) Foto e vídeo. Decida se você vai querer contratar um fotógrafo profissional para registrar todos os momentos da festa de aniversário. Tudo passa tão rápido e você vai estar preocupada em dar atenção aos convidados, que quando você menos perceber, a festinha já acabou. Não deixe um evento como esses, que você planejou com tanto carinho, passar em branco. Antes de escolher um fotógrafo, dê uma olhada em seu portfolio. Se gostar, já deixe a data agendada. Os melhores profissionais têm listas de espera de meses. Se você decidir não contratar um fotógrafo, peça a algum convidado que se encarregue de fotografar o evento. De preferência escolha alguém que goste de tirar fotos e costume tirar fotos boas! Decida também se vai querer gravar a festa em vídeo e já deixe o serviço pré-agendado.

6) Escolha a decoração. Uma vez que você já decidiu o tema da festa, chegou a hora de pensar nos detalhes da decoração. Se você quiser poupar trabalho, há diversas pessoas que trabalham com decoração de festas. Algumas mamães preferem correr atrás de vários fornecedores diferentes e ir montando a decoração do seu próprio jeito. Procure no Elo 7 ou peça recomendações em grupos de mães do Facebook. Dá mais trabalho montar tudo, mas a economia de dinheiro é boa!

Os elementos principais da decoração são a mesa do bolo, que deve ser bem chamativa e alegre; a mesa de doces e lembrancinhas; e as mesas dos convidados. Uma tendência atual é a personalização dos itens de decoração. Desde balões até painéis e quadros com o nome da criança. Mas cuidado para não exagerar e colocar a primeira letra do nome da criança em tudo.

Festas Criativas Joaninhas

 

7) Decida qual vai ser o cardápio. Antes de contratar um buffet, pense qual tipo de comida você quer ter na festa do seu filho. Hoje em dia há muitas opções de comidas mais saudáveis do que os tradicionais cachorro-quente, hambúrguer, pizza e batata frita. Mas essa escolha vai de cada um. Decida se vai contratar um serviço de buffet ou se vai comprar os salgados e comidinhas separadamente.

Dicas Para Organizar Uma Festa de AniversárioCaso você escolha montar um cardápio usando fornecedores variados, considere uma média de 15 salgados por pessoa. É importante que o cardápio tenha variedade, então escolha pelo menos 5 opções de comidinhas salgadas diferentes. Importante: dependendo do horário da festa, os convidados poderão consumir mais ou menos comida. Uma festa logo após o almoço, por exemplo, deverá precisar de menos comida que uma festa que tenha início perto da hora do jantar. Sobre bebidas, é bom ter também variedade: água, sucos naturais e refrigerante. Considere cerca de 600ml de bebidas por convidado.

Se você decidir contratar um buffet de festa de aniversário, o ideal é agendar com a maior antecedência possível. A vantagem é que você não precisa calcular nada, pois eles mesmos se encarregam de fornecer as quantidades certas de comidinhas de acordo com o número de convidados.

 

8) Encomende o bolo e os docinhos. O momento mais esperado da festa de aniversário é a hora do parabéns. Que criança não curte ser o centro das atenções e soprar as velinhas? Investir em um bolo feito por uma confeiteira profissional vale a pena e deixa a festa com um look todo especial. Pesquisando online, encontra várias opções e modelos de bolos super legais. Escolha o seu favorito, de acordo com o tema da festa, e encomende-o para a sua doceira de confiança. Aproveite e peça também alguns docinhos tradicionais, além de cupcakes e popcakes, pois eles ajudam a compor a decoração da mesa do bolo! Calcule uma média de 6 docinhos e 100 gramas de bolo por convidado.
Dicas Para Organizar Uma Festa de Aniversário

 

9) Encomende as lembrancinhas. As lembrancinhas oferecidas aos convidados devem estar de acordo com o tema escolhido para a festa e servem como uma recordação do aniversário. Elas representam um carinho especial com os convidados. Há diversos fornecedores que preparam lembrancinhas personalizadas, mas você também pode fazê-las em casa de levar jeito para a coisa! Você pode optar também por lembrancinhas comestíveis, como potinhos de doce, bisnaguinhas de brigadeiro etc.

Dicas Para Organizar Uma Festa de Aniversário

 

Pelo menos 1 mês antes da festa:

10) Elabore os convites. O ideal é que o convite já faça menção ao tema da festa. Nele devem constar o dia, horário e o local. Deixe também um telefone ou e-mail para que os convidados possam confirmar presença. A confirmação de presença é importante para você conseguir calcular melhor as quantidades de comidas e bebidas no dia da festa. Você pode acrescentar, ainda, um mapinha explicando como chegar ao local da festa. Hoje em dia, muitas pessoas enviam convites digitais, por e-mail. Essa é uma opção interessante e prática.

Obs: Um costume comum hoje em dia é, antes de enviar o convite da festa, enviar um “save the date” (expressão em Inglês que significa reservar a data). O objetivo é avisar aos convidados de que naquela data haverá uma festa e que não marquem outros compromissos. O “save the date” pode ser enviado meses antes do dia da festa.

 

11) Música. Toda festa precisa de música, pois ela dá o tom da festinha. Não deixe para a última hora! Festa sem música acaba ficando sem graça e desanimada. Escolha músicas que agradem a todos, misturando sequências de músicas infantis com sequências de músicas para adultos para não ficar cansativo. Verifique se o aparelho de som de casa está funcionando e escolha quais músicas vão tocar durante a festa. Uma boa opção para poupar trabalho é utilizar as diversas playlists do Spotify. Se a festa for em casa de festas, na maioria das vezes eles já se encarregam do som.

 

Dicas Para Organizar Uma Festa de Aniversário

12) Brincadeiras e atrações. Toda festa com criança precisa ter atividades para manter as crianças entretidas. Faça uma lista de brincadeiras para fazer com as crianças: brincar de massinha, montar blocos, contação de historinhas, karaokê, bolinhas de sabão, pular corda e até uma oficina de artes (recortar, pintar, desenhar, colorir).

Uma alternativa é contratar uma equipe de recreadores, que vão organizar todas as brincadeiras e garantir que as crianças estejam ocupadas e se divertindo enquanto os adultos também conseguem interagir entre si. Dependendo do espaço que você tiver disponível, pode contratar ainda bandinhas ou shows com personagens infantis.

 

Na semana da festa:

13) Faça um checklist de todos os itens. Verifique se está tudo certo para a realização da festa. Se a festa for em casa, prepare o ambiente. Organize a decoração, mas não se esqueça de outras coisas básicas: papel higiênico, sabonetes, toalhas de mão etc. Prepare uma bancada para que as mães de bebês possam trocar seus filhos com conforto. Disponibilize um cantinho para as mamães que querem amamentar seus filhos ou colocá-los para tirar um cochilo.



14) Faça as compras. Chegou a hora de comprar as comidas, bebidas, talheres, pratos descartáveis, guardanapos e quaisquer outros itens essenciais. Na véspera da festa, busque os itens que você encomendou – bolo, doces e comidinhas.

15) Prepare o aniversariante. Certifique-se de que a criança tenha uma boa noite de sono na véspera da festa. Contenha as expectativas, se a criança ficar muito agitada e ansiosa, pode acabar dormindo mal. Dependendo da idade da criança, uma boa idéia é colocá-la para tirar um cochilo antes de os convidados começarem a chegar, para que ela esteja bem disposta.

Espero que essas dicas te ajudem a organizar uma festa de aniversário para seu filho(a)! E não deixe de aproveitar a festa junto com as crianças!

Fontes:
Claudia
Estilo UOL
Faz Fácil 

Deixe seu comentário!