Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) X Intolerância à Lactose (IL)

alergia a proteina do leite de vaca x intolerancia a lactose mamae tagarelaOi mamães, eu precisava escrever sobre isso por dois motivos.

  • O meu filho sofreu (e ainda sofre) muito por causa do leite de vaca.
  • Eu tive muita dificuldade há 1 ano e meio atrás para achar informação sobre o assunto, que diferenciasse as duas coisas. Tive muita dificuldade para entender a diferença e hoje em dia ainda vejo muitas mães com essa dificuldade.

No histórico familiar do meu bebê nós temos um pai (meu marido – o Papai Tagarela) que teve alergia à proteína do leite de vaca (APLV) quando bebê, até 1 ano de idade ou um pouco mais, que mal engolia o leite e vomitava jatos (segundo a minha sogra). E temos um avô (meu pai – o Vovô Tagarela), que até hoje tem intolerância à lactose (IL).

Meu filho sofreu muito com refluxo grave e teve e ainda tem alguns episódios de diarreia até hoje. Diarréia sem sangue mas com muco. Eu ainda não descobri qual dos dois problemas ele tem com o leite, mas em breve iremos ao Brasil e levarei ele a uma alergista para fazer o exame de sangue. Porque antes de um ano só por exclusão, agora que ele tem 1 ano e meio, ele poderá fazer o exame de alergia.

Aqui em casa eu substituo em parte o leite de vaca por leite de amêndoas e tem dado certo.



Vamos entender a diferença?

Alergia à proteína ao leite de vaca: Geralmente chamado pela sigla APLV, a alergia ao leite se dá por uma resposta alérgica do organismo do bebê a proteína que existe no leite da vaca (ex: caseína, alfa-lactoalbumina, beta-lactoglobulina). É o mais comum de acontecer com bebês do que a intolerância, principalmente bebês que fizeram uso do leite de vaca muito cedo. Perto de um 1 ano de vida 50% dos casos a alergia cura, e 90% dos casos vão se resolver até os 3 anos de idade. O alérgico ao leite de vaca não pode consumir nada que tenha leite de vaca nem derivados que passa mal. A contaminação cruzada também pode acontecer, por exemplo, uma colher que já foi usada para mexer o leite, mesmo tendo sido lavada, não pode ser usada para fazer comida do alérgico.

  • Resposta alérgica do organismo à proteína do leite de vaca
  • Geralmente passa com 1 ano de vida
  • É mais comum de acontecer com bebês do que a intolerância
  • Não pode consumir nada de leite de vaca que passa mal
  • Tem que tomar cuidado com contaminação cruzada

 

Intolerância à Lactose: A lactose é o açúcar do leite. Nada tem a ver com a proteína. Nesse caso o organismo tem dificuldade em digerir a lactose, que acontece por causa da diminuição ou da ausência de lactase (que é a enzima que digere a lactose). O intolerante geralmente sente mal estar, mas não passa mal como o alérgico. Geralmente não acontece com bebês e sim com adultos (idosos na maior parte). O intolerante até consegue consumir leite de vaca em pequenas quantidades. Muitos intolerantes somente reduzem o consumo do leite de vaca e vivem bem assim. Não tem cura, a pessoa vai conviver com isso para o resto da vida.

OBS: É comum durante uma diarreia ou alguma doença inflamatória do intestino acontecer de ficarmos temporariamente com deficiência da lactase e ter uma intolerância à lactose temporária.

  • O organismo não digere o açúcar do leite (lactose)
  • Vai conviver com isso para o resto da vida
  • É muito raro acontecer com bebês
  • Consegue consumir leite de vaca, mas o ideal é evitar
  • Não precisa se preocupar com contaminação cruzada

 

Quando alguém diz que tem “alergia à lactose” está equivocado, porque a alergia é uma reação à proteína e a lactose é um açúcar. Ninguém tem alergia à lactose.

Cuidado: Alguns alimentos que se dizem isentos de lactose, podem conter a proteína do leite e por isso não servem para crianças que tenham APLV.

Eu indico uma página no Facebook chamada “Põe No Rótulo” que é uma campanha para conseguir com que as fábricas de produtos alimentícios sejam claras nas embalagens de seus produtos, o que é muito importante para quem tem alergia alimentar.

alergia a proteina do leite de vaca intolerancia a lactose qual e a diferenca mamae tagarela e poe no rotulo

CLIQUE PARA AMPLIAR A FOTO. Fonte: Põe No Rótulo

Fontes:
Alergia ao Leite de Vaca
Clínica Len de Pediatria

Dê a sua opinião: