Aspirador Nasal – Saiba Tudo Sobre os 4 Tipos e Qual Comprar

Bebê gripou, entupiu o nariz, não consegue respirar e piora ainda na hora de dormir? As mães costumam lançar mão de um aspirador nasal. Mas com tantos tipos e tantos modelos diferentes hoje em dia fica a dúvida de qual escolher para comprar. Mas calma, eu vou te explicar a diferença entre eles e te ajudar nessa escolha! Mesmo porque comprar um aspirador nasal para o enxoval do bebê é essencial, é um item que não pode faltar.

ASPIRADOR NASAL – TIPOS:

aspirador nasal com bulboAspirador Nasal Manual com Bulbo: Ele tem um bico de plástico duro e uma “perinha” de silicone. A parte menor você introduz no nariz do bebê e a outra parte, mais macia e maior, você aperta para puxar a meleca.
A vantagem é que esse tipo é muito fácil de achar, encontrando em qualquer farmácia e muito barato comparado com os outros tipos.
Eu tive esse tipo de aspirador antes mesmo de comprar o meu aspirador estilo “sugador” e não gostei muito para a função de sugar meleca, mas algumas pessoas usam para fazer lavagem do nariz com soro. Além de existirem outras formas bem legais de usar esse tipo de aspirador (veja aqui).00
Quais marcas fabricam: Lillo, Chicco, Safety 1st, Baby Go, Nuk e outros.

Aprenda a fazer lavagem do nariz do bebê com soro de forma correta.

aspirador nasal sanfonadoAspirador Nasal Manual Sanfonado: É bem parecido com o aspirador nasal com bulbo, mas a sanfona facilita apertar para fazer o vácuo e puxar a meleca. Em compensação, por causa do formato dele, não dá para usar para lavagem de nariz com soro e outros usos.
Não é tão fácil de achar nas farmácias por não ser tão popular quanto ao modelo anterior. É barato comparado com ou sugadores de meleca e os aspiradores elétricos.
Quais marcas fabricam: Nuk



aspirador nasal com succaoAspirador Nasal com Sucção: Esse tipo de aspirador (ou sugador nasal) tem sido, ultimamente, o tipo mais popular de aspirador nasal disponível no mercado. Ele é comprido com duas pontas, uma vai na boca da mãe e a outra ponta vai no nariz do bebê. A mãe puxa com força por um dos lados e a meleca sai com facilidade do outro lado.
Não costumava ser fácil de encontrar, mas hoje em dia cada vez mais marcas fabricam esse tipo de aspirador então cada vez a facilidade na compra aumenta, porém não é um aspirador tão barato (mas vale cada centavo).
O lado bom desse aspirador é que ele tira bastante catarro quando o bebê está gripado, mas por outro lado requer que se faça muita força com a boca para puxar a meleca quando há muita.
Eu já fiz aqui no blog um texto falando do Nosefrida que foi a primeira marca a lançar um aspirador desse tipo.
Quais marcas fabricam: Nosefrida, Sana Baby, Aspirar Baby, Chicco e outros.

Leia aqui a avaliação detalhada do aspirador nasal Nosefrida, o queridinho das mamães.

aspirador nasal eletrico

Aspirador Nasal Elétrico: Esse aspirador nasal automático é tipo o supra sumo dos aspiradores. Com ele você consegue retirar toda a meleca presa na criança sem fazer o esforço de puxar com a boca. Mas cuidado para não usar demais e machucar a mucosa do nariz do bebê. Porém ele é super difícil de encontrar (se eu não me engano só vendo no exterior) e é mais caro que os outros. As mães que usam dizem que vale cada centavo, mas como puxa a mesma quantidade de meleca que o aspirador por sucção eu acabei optando por comprar o de sucção.
Ele funciona à pilha e faz um barulho e vibra. Alguns bebês se assustam com esse barulho e não deixam as suas mães usarem neles (já vi alguns casos assim).
O mais famoso, que lançou o primeiro, é da Graco, mas hoje em dia já existem outras opções.
Quais marcas fabricam: Graco, Béaba, Bébé Confort, Minilano, Safety 1st e outros.

Esses são os tipos de aspiradores nasais que eu tenho conhecimento. Se você souber de algum outro tipo, por favor, me conte nos comentários. Espero que eu consiga te ajudar na escolha de alguma forma e não esqueça de, seja lá qual for o tipo de aspirador nasal que você escolher, use primeiro bastante soro fisiológico para amolecer a meleca para que ela se solte com facilidade.

Dê a sua opinião: