Brotoeja em Bebês e Crianças

Brotoeja em Bebes e CriancasChegou o verão, calor, muito sol e muito suor. Junto com tudo isso chegam as brotoejas nos bebês e nas crianças pequenas. Muita coceira e bolinhas vermelhas começam a perturbar a pele do bebê e deixa os pais preocupados. Pensando nisso, hoje vamos falar como prevenir e tratar as brotoejas nos bebês.

O que são brotoejas:
Brotoeja é o nome popular da Miliária, que é uma inflamação na pele do bebê causada pelo impedimento das glândulas sudoríparas de transpirarem. E como a pele não transpira, impedindo o suor de sair, começam as coceiras e a sensação de ardência, seguido de bolhas transparentes e no pior cenário as bolinhas vermelhas (chamadas de pápulas).

Os locais mais comuns onde aparecem as brotoejas são rosto, pescoço, tronco, axilas, dobrinhas da pele, peito e coxas.
O principal motivo das brotoejas aparecerem nas peles dos bebês (ou crianças) são os ambientes quentes e úmidos, uso de muita roupa, febre alta. A brotoeja é mais comum no verão, mas no inverno podem aparecer se os pais exagerarem no uso de roupas de inverno.



Não há perigo algum em ter brotoejas, mas elas são sempre um sinal de que a criança está com calor demais.

Como prevenir as brotoejas:
Para evitar que as brotoejas surjam, a primeira providência é deixar o ambiente sempre bem arejado e fresquinho, usar roupas leves e de algodão (evitando tecidos sintéticos, que não deixam a pele respirar). Além disso evite também loções oleosas e talcos, que obstruem os poros.

Não use amaciante na roupa do bebê e prefira lavar as roupinhas com sabão de coco.

Tratamento para brotoejas:
Para aliviar o incômodo das brotoejas, pode-se usar amido de milho (maisena) na água do banho e lançar mão de compressas geladas de chá de camomila.

Prefira a maisena (amido de milho) e dispense o talco, porque o amido de milho tem as partículas maiores que o talco, o que impede da criança aspirar. Mesmo assim tome muito cuidado ao usar perto do rosto do bebê.

Não use cremes porque eles podem obstruir as glândulas de suor, impedindo que a pele do bebê ou criança transpire e piorando o quadro mais ainda.

Mantenha as unhas da criança sempre curtas para evitar que ela se coce.

Quando Procurar um Médico:
Se as brotoejas aumentarem em quantidade ou tamanho.
Se as bolinhas estiverem doloridas, inchadas, vermelhas e quentes.
Se as brotoejas doeu filho apresentarem pus nas lesões, pois pode ser sinal de infecção por bactéria.
Se o bebê ou criança tiver febre acima de 38 graus.
Se aparecerem ínguas nas axilas, virilhas ou pescoço.
Se não houver melhora com os tratamentos caseiros.

 

Fonte:
Baby Center
Tua Saúde

Um Comentário:

  1. Adorei essa matéria, principalmente por dar dicas de como cuidar das benditas brotoejas.

Dê a sua opinião: