Chá de Bebê – Um Passo a Passo de Como Organizar

cha de bebe foto de capaOlá minhas amigas grávidas, futuras mamães, já estão pensando no chá de bebê (ou chá de fralda, ou chá revelação)? Vem comigo para começar a pensarmos juntas e hoje eu vou dar umas dicas de como organizar o seu chá de bebê.

Quando devo fazer o meu chá de bebê?

Essa é uma dúvida de surge em todas grávidas e eu vou dar uma resposta bem simples: em qualquer momento da gravidez você pode fazer o seu chá. Mas o ideal é fazê-lo entre os 7 e 8 meses de gestação, ou seja, a partir das 28 semanas até as 35 semanas de gravidez. Muito antes disso a barriga ainda não está aparecendo, mas como eu já disse nada impede, e depois disso o bebê já corre o risco de nascer a qualquer momento e também a grávida pode estar muito cansada e inchada, muito provavelmente não vai aguentar ficar de um lado para o outro para dar atenção à todos, fazer as brincadeiras, tirar fotos etc.



O chá de bebê não precisa ser algo muito grande, pode ser um encontro íntimo entre amigas na sala da sua própria casa. Pode ser um festão também caso você queira, mas para alguém que não estava pensando em fazer nada e não quer deixar passar em branco, pode considerar alguma coisa bem íntima.

O importante é comemorar com pessoas importantes esse momento tão lindo e transformador: a sua entrada na maternidade.  E além de tudo desfilar a sua barriguinha para quem não consegue te ver no dia a dia.

Agora vamos falar da organização do chá. Eu fiz um passo a passo para você conseguir se organizar e começar a planejar o seu evento:

Passo a passo de como organizar um chá de bebê:

1- Lista de Convidados:
O primeiro passo é definir a sua lista de convidados. Escolha se você quer fazer um evento grande, para a família toda e muitos amigos, ou se prefere algo mais intimista, chamando apenas as pessoas mais próximas. Lembre-se quem realmente importa para você e quem se importa com você. Decida se você quer chamar só mulheres ou se vai chamar homens e crianças também. Hoje em dia é muito comum que todos participem do chá de bebê. No chá do Pititico teve homens e crianças e foi muito legal. Ainda sobre a lista, só quando a gente coloca os nomes no papel que a gente tem uma idéia melhor do tamanho do evento. Essa deve ser a primeira decisão, pois vai afetar várias coisas como custos, local do evento, cardápio etc.

2- Escolha data, hora e duração:
Fins de semana durante o dia costuma ser a escolha mais comum para se marcar um chá de bebê. Se você marcar muito tarde e a festa acabar se prolongando, pode ficar cansativo. Você pode marcar um evento curto, de até 2 horas, ou algo um pouco mais longo, só depende de você! O ideal é durar de 3 a 5 horas. Tenha em mente a duração esperada do evento antes de marcar o horário e considere que para eventos mais longos você vai precisar manter os convidados entretidos e alimentados por mais tempo. O chá de bebê do Pititico durou umas 5 horas e confesso que ficou cansativo arrumar tudo no final.

3- Solicite ajuda:
Organizar um chá de bebê sozinha não é impossível, mas ter uma ou mais pessoas para ajudar é muito bom. Ainda mais estando grávida, fica difícil e cansativo dar conta de tudo. Que tal pedir para a mãe, sogra e até a melhor amiga a organizar algumas coisas. Cada uma ficando responsável por alguns itens não sobrecarrega todo mundo.

4- Local:
Depois de decidir a quantidade de convidados e a data do evento, é hora de decidir o local. Se for um evento pequeno, pode ser dentro de casa. Se for de médio porte, o salão de festas do seu prédio ou do prédio de algum familiar ou amigo pode ser uma boa opção. Se for um evento grande, a melhor opção é um salão grande ou uma casa de festas.

5- Comes e bebes:
Decida o que você vai servir para seus convidados. Vai contratar buffet? Vai pedir para que cada convidado leve alguma coisa? Vai ser almoço? Vai ser churrasco? Um café da tarde? Vai ter bebida alcoólica? Escolha também os docinhos e o bolo! Defina quem será o responsável. O cardápio de um chá de bebê não precisa ser muito rebuscado. Salgadinhos, mini sanduíches, canapés, pastinhas e outras coisas simples geralmente são bem aceitos.

6- Decoração:
Escolha o tema da decoração. O meu, por exemplo, foi festa junina, pois foi feito no final de junho (Eric nasceu em Agosto) e eu adoro festas juninas. Nas fotos vocês encontram algumas sugestões de temas. Faça ou peça para alguém fazer também um bolo de fraldas que combine com o tema escolhido!

7- Convites:
Hoje em dia é bem mais prático e barato fazer convites virtuais. Há vários modelos que você pode baixar na internet e fazer você mesma e depois enviar para os amigos por e-mail, Whatsapp, Facebook etc. Uma boa idéia é criar um evento dentro do Facebook e convidar as pessoas por lá. Mas nada impede que você encomende convites tradicionais. Não deixe de incluir a data, o horário e o local. Se for um lugar que muita gente não conhece, é legal colocar um mapa para guiar os convidados. Peça também que os convidados confirmem presença, para você conseguir calcular melhor a quantidade de mesas, cadeiras, comidas e bebidas.

8- Lista de Presentes
Faça uma lista de presentes que vai servir para orientar os convidados na hora do que escolher para te presentear. Vai ser somente fralda? O ideal é especificar o tamanho de fralda. Algumas gravidinhas também costumam pedir lenços umedecidos e pomadas, outras preferem pedir roupas e outros itens do enxoval que estão faltando. Para quem decidiu fazer um chá de fraldas, aqui no blog temos uma tabela de fraldas para saber quantas de cada tamanho você pode pedir. No dia da festa, deixe algumas etiquetas e uma caneta no local em que você vai guardar os presentes. Nada mais chato do que abrir um presente depois e não saber quem deu.

9- Brincadeiras:
Jogos e brincadeiras são uma tradição comum nos chás de bebê e eles podem ser bastante divertidos. Mas muitas pessoas escolhem não fazer essas brincadeiras e focar no encontro com os amigos e família para celebrar a chegada do bebê. Eu escolhi fazer assim no meu. Se você escolher fazer brincadeiras, converse com a pessoa que ficou responsável por elas para que não aconteça nada que você não esteja esperando, ou algo que te deixe envergonhada ou sem graça, afinal é para ser um momento gostoso para todos, inclusive para você!

Algumas sugestões de brincadeiras:
– Os convidados tentam adivinhar o tamanho da barriga com pedaços de barbante;
– Mamãe tenta adivinhar quem deu cada presente a partir de dicas;
– Convidados tentam adivinhar o sabor das papinhas;
– Convidados tentam trocar a fralda de uma boneca com apenas uma mão.

Temos outras sugestões de brincadeiras bem legais aqui no blog.

Não esqueça de preparar brindes para aqueles que participarem das brincadeiras!

10- Fotos:
Decida se você vai contratar fotógrafo ou não. Caso não contrate, solicite que alguém se encarregue de tirar as fotos, pois dificilmente você vai se lembrar. Tente tirar fotos com todos os convidados, não deixe ninguém de fora. E peça pra sair em muitas fotos também mostrando o barrigão. Não deixe de tirar fotos da decoração, do bolo e da mesa de doces.



11- Lembrancinhas:
Entregar lembrancinhas do chá de bebê para os convidados é um jeito fofo de prestigiar a presença deles. Decida se a lembrancinha vai ser feita por você ou se você vai encomendar para alguém. Se for encomendar eu tenho dicas de lembrancinhas bem legais aqui no blog.

12- Aproveite a Festa!
Durante a festa, tente relaxar e curtir a presença da família e amigos.

Espero que tenham curtido as dicas. Não esqueça depois de me contar como ficou o seu chá de bebê.
Um beijo, Thata e Rafa

Chá de Bebê 11 Chá de Bebê 10 Chá de Bebê 9 Chá de Bebê 12 Chá de Bebê 8 Chá de Bebê 7 Chá de Bebê 6 Chá de Bebê 5 Chá de Bebê 4 Chá de Bebê 3 Chá de Bebê 2 Chá de Bebê 1

Fotos:
Pinterest
KCB Photography
Heather Meeson Photography

Dê a sua opinião: