Dicas Para Conseguir Amamentar

amamentar 4Antes de começar a escrever quero deixar claro que eu não sou especialista em amamentação e que essas dicas são baseadas na minha experiência com amamentação.

Saiba aqui a minha experiência em ter amamentado o meu bebê.

Seguem as minhas dicas para que você consiga amamentar com sucesso:
1- Se prepare, leia muito sobre o assunto. Se possível faça um curso sobre amamentação.

2- Identifique o seu tipo de seio. Dê uma olhada na foto abaixo e veja qual é o seu tipo. Compare com o seu seio sem estímulo algum, sem estar com frio por exemplo. É esse bico que conta. Não importa se faz bico quando está com frio. O meu faz e não me ajudou muito. Tome providências caso o seu bico seja plano ou invertido para conseguir amamentar.

tipo de bico de seio para amamentação
Clique na Imagem para Ampliar

 

3- Beba muita água durante a amamentação. Uma garrafinha de água ao lado da cama e outra ao lado da cadeira de amamentação. Pode espalhar várias garrafas de água pela casa: uma no sofá, uma na mesa de refeição, uma no banheiro, uma na cozinha etc. Quanto mais o bebê mama no seu seio mais você tem sede. Nunca senti tanta sede na minha vida!

4- Tenha em casa pomada para seio e absorventes para seio (usei muito carefree cortado no meio, botava uma metade em um seio e a outra metade no olansinoh pomada para seios que não precisa ser lavada antes de dar de mama para o bebeutro). Mesmo que o seio não esteja vazando leite, use o absorvente se estiver usando pomada (elas mancham o sutiã).

A pomada para seio que eu mais usei (e aprovei) foi a Lansinoh (foto). Com ela você não precisa lavar o seio antes de dar de mamar para o seu bebê. Para quem está indo fazer o enxoval nos Estados Unidos vale muito a pena comprar logo duas ou três.



5- O seu filho tem que mamar a cada 3 / 4 horas. BULLSHIT, gente! Nunca ouvi tamanha besteira. Se ele quiser mamar a cada 1 hora dê o peito a cada 1h. A criança tem fome quando ela tem fome. Não existe horário para ter fome. Ofereça sempre o seio em livre demanda, conforme for a vontade do seu bebê. Só que, antes dos 2 /3 meses, não deixe ele passar mais de 4 horas sem mamar por risco de ter hipoglicemia. Isso inclui a madrugada, é isso mesmo, mãe não dorme. Livre demanda é a palavra chave para conseguir amamentar, mamãe!

Entenda melhor como funciona a livre demanda.

6- “O meu filho quer ficar horas pendurado no meu peito.” Infelizmente é assim mesmo, mamãe. Quanto mais ele suga mais leite vai produzir. Por isso eu recomendo cama compartilhada. Coloca ele deitadinho ao seu lado, seio pra fora e deixa lá o bebê mamando. Feche os olhos e relaxe. Faz parte. Nunca ninguém disse que amamentar é fácil. Mas amamentar é um ato de amor. Se você for fisicamente capaz de dar de mamar não negue o seio, por favor e por amor!

Essas são as minhas dicas conforme a minha experiência. Se o Eriquíssimo nascesse hoje eu faria exatamente assim.

Dicas adicionais:
1- Acredite que você vai conseguir amamentar o seu bebê, pois você é capaz. Mulheres que acreditam nisso tem maior chance de serem bem sucedidas.

2- Evite o uso de chupetas e mamadeiras para evitar a confusão de bicos. Se você estiver usando o bico de silicone sobre o seio, tente tirar com o passar do tempo. Era assim que eu fazia com o Eric e com 2 meses eu não precisei mais dos bicos.

3- Escolha uma posição relaxada para você e para o bebê, dê preferência a ambientes tranquilos. Fique atenta se a pega está correta. Experimente amamentar em uma poltrona de amamentação ou cadeira de amamentação por exemplo, serverecomendaçao de agua por dia para quem está fazendo aleitamento materno também o sofá ou até mesmo na cama. Se tiver dúvidas procure um especialista. No Rio de Janeiro, por exemplo, o Instituto Fernandes Figueira, no bairro do Flamengo, dá esse auxílio para as mães e é gratuito. Inclusive se você tiver bastante leite pode fazer doação de leite materno e salvar vidas.

4- Inicialmente, assim que o bebê nasce, o que sai do seu seio é o colostro, um leite amarelo ou transparente. Ele vai sair por 3 ou 4 dias até o seu leite descer pra valer. Não se engane, esse leite é muito importante para o recém nascido. É também a primeira vacina do bebê.

5- O bebê deve mamar no mínimo 8 vezes por dia, mas pode ser bem mais que isso.

Saiba também dos benefícios de amamentar o seu bebê.

Fonte: Mãe Me Quer

O mais importante de tudo: se você não conseguiu amamentar, não se culpe, não fique triste. Acontece desde que o mundo é mundo. Antigamente existiam as amas de leite. Hoje em dia existem leites especialmente formulados para as necessidades dos bebês. Cabeça pra cima e bola pra frente. O seu bebê é lindo e vai crescer saudável e é isso que importa. Uma dica que eu te dou é, quando der a mamadeira, encoste a cabeça do bebê junto ao seu coração, como se tivesse amamentando no seio, assim vira um momento muito gostoso também.

2 comentários

  1. Mônica comentou

    Olá boa tarde. Estou desesperada, estou amamentando e o bico do meu peito tá muito ferido,dói muito, muito mesmo, não quero desistir de dar mamar pra minha filha,mas acho que ela não tá pegando direito,a auréola fica toda dentro da boca dela e mesmo assim machuca mais toda vez q ela mama, estou tomando sol nos seios, passando pomada e nada, falaram pra q eu não pare de dar o seio à ela,mas a cada vez q ela mama fere muito mais,estou nessa luta a apenas uma semana,q foi qnd começou a ferir e sangrar. Me ajude por favor!
    Desde já agradeço muito por qualquer tipo de ajuda ou apenas um conselho, qualquer coisa.
    Obrigada.

    1. Thata Tagarela respondeu Mônica

      Já tentou bico de silicone? Você usa entre o seio e a boca do bebê, como se fosse um escudo, uma proteção. Com o tempo você tenta tirar o bico.

Deixe seu comentário!