Dicas Para Conseguir Amamentar

amamentar 4Quero repetir antes de tudo que eu não sou especialista em amamentação e que essas dicas são baseadas na minha experiência com amamentação.

Seguem as minhas dicas para que você consiga amamentar com sucesso:

1- Se prepare, leia muito sobre o assunto. Se possível faça um curso sobre amamentação.

2- Identifique o seu tipo de seio. Dê uma olhada na foto abaixo e veja qual é o seu tipo. Compare com o seu seio sem estímulo algum, sem estar com frio por exemplo. É esse bico que conta. Não importa se faz bico quando está com frio. O meu faz e não me ajudou muito. Tome providências caso o seu bico seja plano ou invertido para conseguir amamentar.

tipo de bico de seio para amamentação

Clique na Imagem para Ampliar

 

3- Beba muita água durante a amamentação. Uma garrafinha de água ao lado da cama e outra ao lado da cadeira de amamentação. Pode espalhar várias garrafas de água pela casa: uma no sofá, uma na mesa de refeição, uma no banheiro, uma na cozinha etc. Quanto mais o bebê mama no seu seio mais você tem sede. Nunca senti tanta sede na minha vida!

4- Tenha em casa pomada para seio e absorventes para seio (usei muito carefree cortado no meio, botava uma metade em um seio e a outra metade no olansinoh pomada para seios que não precisa ser lavada antes de dar de mama para o bebeutro). Mesmo que o seio não esteja vazando leite, use o absorvente se estiver usando pomada (elas mancham o sutiã).

A pomada para seio que eu mais usei (e aprovei) foi a Lansinoh (foto). Com ela você não precisa lavar o seio antes de dar de mamar para o seu bebê. Para quem está indo fazer o enxoval nos Estados Unidos vale muito a pena comprar logo duas ou três.



5- O seu filho tem que mamar a cada 3 / 4 horas. BULLSHIT, gente! Nunca ouvi tamanha besteira. Se ele quiser mamar a cada 1 hora dê o peito a cada 1h. A criança tem fome quando ela tem fome. Não existe horário para ter fome. Ofereça sempre o seio em livre demanda, conforme for a vontade do seu bebê. Só que, antes dos 2 /3 meses, não deixe ele passar mais de 4 horas sem mamar por risco de ter hipoglicemia. Isso inclui a madrugada, é isso mesmo, mãe não dorme. Livre demanda é a palavra chave para conseguir amamentar, mamãe!

6- “O meu filho quer ficar horas pendurado no meu peito.” Infelizmente é assim mesmo, mamãe. Quanto mais ele suga mais leite vai produzir. Por isso eu recomendo cama compartilhada. Coloca ele deitadinho ao seu lado, seio pra fora e deixa lá o bebê mamando. Feche os olhos e relaxe. Faz parte. Nunca ninguém disse que amamentar é fácil. Mas amamentar é um ato de amor. Se você for fisicamente capaz de dar de mamar não negue o seio, por favor e por amor!

Essas são as minhas dicas conforme a minha experiência. Se o Eriquíssimo nascesse hoje eu faria exatamente assim.

Dicas adicionais:

1- Acredite que você vai conseguir amamentar o seu bebê, pois você é capaz. Mulheres que acreditam nisso tem maior chance de serem bem sucedidas.

2- Evite o uso de chupetas e mamadeiras para evitar a confusão de bicos. Se você estiver usando o bico de silicone sobre o seio, tente tirar com o passar do tempo. Era assim que eu fazia com o Eric e com 2 meses eu não precisei mais dos bicos.

3- Escolha uma posição relaxada para você e para o bebê, dê preferência a ambientes tranquilos. Fique atenta se a pega está correta. Experimente amamentar em uma poltrona de amamentação ou cadeira de amamentação por exemplo, serverecomendaçao de agua por dia para quem está fazendo aleitamento materno também o sofá ou até mesmo na cama. Se tiver dúvidas procure um especialista. No Rio de Janeiro, por exemplo, o Instituto Fernandes Figueira, no bairro do Flamengo, dá esse auxílio para as mães e é gratuito. Inclusive se você tiver bastante leite pode fazer doação de leite materno e salvar vidas.

4- Inicialmente, assim que o bebê nasce, o que sai do seu seio é o colostro, um leite amarelo ou transparente. Ele vai sair por 3 ou 4 dias até o seu leite descer pra valer. Não se engane, esse leite é muito importante para o recém nascido. É também a primeira vacina do bebê.

5- O bebê deve mamar no mínimo 8 vezes por dia, mas pode ser bem mais que isso.

Fonte: Mãe Me Quer

Você decidiu que não quer amamentar? Então veja aqui os benefícios de amamentar o seu bebê e quem sabe eu não te convenço do contrário 😉

O mais importante de tudo: se você não conseguiu amamentar, não se culpe, não fique triste. Acontece desde que o mundo é mundo. Antigamente existiam as amas de leite. Hoje em dia existem leites especialmente formulados para as necessidades dos bebês. Cabeça pra cima e bola pra frente. O seu bebê é lindo e vai crescer saudável e é isso que importa. Uma dica que eu te dou é, quando der a mamadeira, encoste a cabeça do bebê junto ao seu coração, como se tivesse amamentando no seio, assim vira um momento muito gostoso também.

Dê a sua opinião: