Lua de Leite – Já Ouviu Falar?

Lua de Leite - Mamãe TagarelaLua de leite, já ouviu falar? Não? Então vou te explicar o que é e porque é tão importante.

A lua de leite é aquela fase inicial que a mãe e o bebê estão se conhecendo, que acontece durante o puerpério.

Para fazer uma comparação, é como se fosse uma “lua de mel” entre a mamãe e o bebê, entenderam?

A lua de mel tem a função de afastar o casal da tarefa do dia a dia, para que entrem em sintonia um com o outro. A lua de leite é a mesma coisa. A idéia é que, nessa fase, a mamãe não precise se preocupar com nada na casa ou com qualquer tarefa doméstica (lavar, cozinhar, passar).

A lua de leite é um período para viver intensamente a vinculação com o bebê sem se preocupar com nada. Durante a lua de leite faça contato pele a pele, cuide da amamentação, envolva pai e outros filhos para que conheçam e namorem o mais novo membro da família. Aliás esse contato pele com pele é super importante para o aleitamento materno pois ajuda na liberação de um hormônio chamado ocitocina, que é responsável pela descida do leite. Aproveite a lua de leite para fazer livre demanda, pois fazendo livre demanda há aumento na produção do leite.

A idéia principal da lua de leite é você se focar no bebê, atendendo as necessidades fisiológicas e emocionais dele.


Para as outras coisas o ideal é delegar tarefas. Planeje antes do bebê nascer quem vai cuidar da casa, das compras e outros problemas que possam surgir.

Se alguém oferecer ajuda seja clara que a ajuda deve ser com a casa e não com o bebê, pois as pessoas tendem a oferecer de ficar com o bebê para que você cuide das tarefas domésticas. Só que nessa fase inicial mamãe e bebê precisam um do outro e é assim que deveria ser sempre.

Combine com alguém, ou com mais de uma pessoa, de levar comida para vocês que moram na casa. Congele comida para ser usada depois que o bebê nascer. Procure se alguém faz esse tipo de serviço de ir na sua casa cozinhar, hoje em dia é bem comum.

Para maiores explicações e esclarecimentos de como funciona, dicas para conseguir fazer a lua de leite e muito mais, indico a leitura no Blog A Mãe Que Quero Ser. Está imperdível!

Beijos, Thata

Dê a sua opinião: